A outra corrida espacial - Por que somos obcecados em mandar objetos para a órbita da Terra
De templos budistas e cinzas de pessoas e animais a carros, os seres humanos estão enchendo o espaço com objetos de todos os tipos.
Além da corrida com fins científicos, comerciais e militares, há outra corrida espacial de um tipo mais curioso. Uma corrida para ser o primeiro a enviar vários objetos para lá. Mas por quê?
Em dezembro de 2024, monges budistas do Japão tentaram, sem sucesso, enviar um pequeno templo a bordo de um satélite para a órbita da Terra. O foguete chegou a mais de 110 km da Terra, tornando-se a primeira vez que o Dainichi Nyorai (o Buda do Cosmos) e a mandala foram transportados para o espaço sideral. Os monges esperam tentar colocá-los em órbita novamente no futuro.
O templo espacial tem o tamanho de uma caixa de entrega média da Amazon e é coberto por uma folha protetora dourada. O Buda fica sentado em um compartimento especial no seu topo. A ideia é que, com um número crescente de japoneses vivendo fora do Japão, as orações pelos entes queridos falecidos possam ser transmitidas ao Buda quando ele passar pelo céu.
Ser o primeiro é importante. Os seres humanos parecem ter uma preferência inata por ser os primeiros, sendo até mais propensos a escolher as primeiras opções ao serem apresentados a uma lista. É tentador explicar isso recorrendo ao que o médico austríaco Alfred Adler chamou de “complexo de inferioridade” – uma necessidade de continuar provando nosso valor.
Mas isso também pode ser simplesmente uma característica evolutiva que era genuinamente útil no passado, e que se transformou em preferências modernas mais curiosas, como esperar mais do primeiro filho ou votar no primeiro candidato da lista.
Além disso, por meio do que o biólogo Ernst Mayr chamou de “efeito fundador”, os pioneiros exercem uma influência desproporcional sobre o que acontece posteriormente.
A ideia original de Mayr era sobre genética populacional, e como os fundadores de uma população de organismos podem restringir a diversidade posterior. Mas o conceito tem sido aplicado de forma mais ampla para explicar por que aqueles que chegam ou agem primeiro tendem a ter uma influência desproporcional sobre os agentes posteriores.
Visto dessa forma, faz todo o sentido que as pessoas queiram ser as primeiras a enviar algo para o espaço. Mas a escolha dos objetos enviados nem sempre é tão óbvia. Ou melhor, há uma escala variável que vai do compreensível ao totalmente estranho.
— Foto: Reprodução/SpaceX
Imortalidade, nostalgia e alienígenas
No extremo compreensível da escala, temos restos mortais de humanos, animais de estimação e até dinossauros. Não são pedaços grandes, apenas fios de cabelo ou cinzas.
Uma empresa chamada Celestis vem enviando cinzas e DNA para o espaço desde 1994. Em 1997, ela enviou os restos mortais cremados de 24 pessoas, incluindo do criador de Star Trek, Gene Roddenbery, no que foi chamado de “Voo dos Fundadores”. Foi o primeiro voo memorial funerário ao espaço.
Cinco anos depois, porém, os restos mortais caíram acidentalmente da órbita. Mas mesmo com essa queima acidental, os parentes podem sentir que seus entes queridos alcançaram uma espécie de imortalidade. Afinal, eles foram os primeiros.
Algo semelhante se aplica aos animais de estimação. Um lançamento fracassado em janeiro de 2024 incluiu mais restos de Gene Roddenberry e restos parciais de um cão chamado Indica-Noodle Fabiano.
Homenagear os mortos no espaço é uma ideia particularmente popular. Mesmo a missão Apollo 15 deixou uma placa memorial a astronautas falecidos em Hadley Rille, na Lua, em 1971.
Da mesma forma, em várias ocasiões, enviamos ossos de dinossauros temporariamente para a órbita. A inclusão de um fragmento de T.rex em um voo da cápsula Órion, da Nasa, em 2014 foi justificada “como uma lembrança de quanta vida a Terra viu durante sua existência”.
Isso revela uma razão mais profunda e emocional pela qual queremos enviar coisas para o espaço. Junto com a busca por ser o primeiro, esses itens podem ser símbolos de imortalidade.
Eles também podem nascer da nostalgia. Por que mais desejaríamos que a vida passada na Terra deixasse um rastro contínuo?
Outros itens são mais difíceis de entender. Em dezembro, uma empresa chamada beingAI planeja enviar um disco de níquel à Lua. O disco terá impressa uma imagem digital de uma sacerdotisa budista em treinamento chamada Emi Jido.
E não há apenas mensagens budistas no espaço. Por exemplo, o segmento russo da Estação Espacial Internacional contém toda uma coleção de iconografia religiosa ortodoxa.
Mas qual é o sentido de ter mensagens religiosas no espaço se não há ninguém lá para lê-las? Isso revela outra intenção: esperamos que, eventualmente, uma mensagem viaje longe o suficiente para alcançar outra forma de vida.
Leia também:
00 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY
01 - Estudo confirma que tartaruga considerada extinta há 100 anos reapareceu em Galápagos
02 - O lado negativo do universo - Física
03 - Descoberto por astecas, chiclete foi mau hábito por séculos
04 - M65 - O Canhão Atômico dos EUA
05 - Alemães fazem máquina funcionar e vão mudar o mundo nos próximos anos
06 - O que será este misterioso objeto na via láctea que surpreende os astrônomos
07 - A terrível arma alemã que poderia ter mudado o curso da história
08 - Vespas assassinas sobe para 41 o número de mortos na China
09 - Mattel lança impressora 3D para crianças
10 - Justiça condena homem a indenizar ex-namorada
SEGUIR ESTE BLOG:
https://bit.ly/33sTp93
COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84
COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN
CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037
01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - LIVROS ONLINE - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 - Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I
18 - Armazenador de Arquivo - https://bit.ly/2JdMfNF
19 - JogosRBL6 Plus V2 - 4 Full Set - https://bit.ly/2Qqtt6g
20 - Lista de Links Ancorados - Junho de 2019 - https://bit.ly/2Kvty7M
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037
https://bit.ly/33sTp93
Nenhum comentário:
Postar um comentário