O que significa a equação na sepultura de Stephen Hawking
O físico britânico, que morreu em 14 de março de 2018, é lembrado por muitas razões. Mas ele queria imortalizar uma: a chamada radiação Hawking.
Quando Stephen Hawking morreu em 14 de março de 2018, ele era o cientista vivo mais famoso do mundo.
🌌Durante seus 76 anos de vida, o físico britânico escreveu dezenas de artigos científicos e livros de ciência popular, participou de documentários, séries e teve até mesmo sua trajetória retratada em um filme.
O diagnóstico de Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença neuromotora, aos 21 anos, o obrigou a viver em uma cadeira de rodas e a usar um sofisticado sistema de comunicação. Mas isso não foi obstáculo para sua carreira científica, tampouco para seu estrelato.
Mas, de todas as suas conquistas, ele queria ser lembrado por uma teoria em particular, cuja fórmula está gravada em sua lápide na Abadia de Westminster, em Londres, a poucos passos dos túmulos de Isaac Newton e Charles Darwin.
Trata-se da chamada radiação Hawking.
Sete anos após sua morte, esta teoria é tão importante para compreender o Universo em geral, e os buracos negros em particular, que instituições de prestígio como a Nasa, a agência espacial americana, e a Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (Cern, na sigla em francês) estão trabalhando para detectá-la.
A 'grande surpresa' de Hawking
"Aqui jaz o que era mortal de Stephen Hawking (1942-2018)", está escrito na lápide de pedra com tom de ardósia — um cinza escuro que não chega a ser preto —, combinando com sua teoria. No centro, está gravada uma espécie de espiral que circunda uma elipse e os 10 caracteres da equação.
A equação "expressa sua ideia de que os buracos negros no Universo não são completamente negros, mas emitem um brilho conhecido como radiação Hawking", explica a Abadia de Westminster, que tem um cartão-postal da lápide à venda em sua loja oficial.
Mas muito antes de ganhar status de souvenir, a ideia de que buracos negros não são realmente tão negros provocou repúdio, inclusive, no próprio Hawking.
Em 2016, o físico deu duas palestras para a BBC como parte do programa anual Reith Lectures. Lá, o físico contou que, no início de 1974, ele estava "investigando como seria o comportamento da matéria nas proximidades de um buraco negro".
"Para minha grande surpresa", ele acrescentou, "descobri que o buraco negro parecia emitir partículas a uma taxa constante. Como todo mundo na época, eu aceitava a máxima de que um buraco negro não poderia emitir nada. Por isso, me esforcei ao máximo para tentar me livrar deste efeito constrangedor."
"Mas quanto mais eu pensava nele, mais ele se recusava a ir embora, então, no final, eu tive que aceitá-lo."
A pergunta por trás da teoria
Para entender a radiação Hawking, é necessário primeiro compreender dois conceitos, diz Gerardo Herrera Corral, pesquisador do Departamento de Física do Centro de Pesquisa e Estudos Avançados (Cinvestav) no México e pesquisador associado do Cern, à BBC News Mundo, serviço de notícias em espanhol da BBC.
O primeiro é um fenômeno chamado produção de pares, que acontece quando "um fóton, que é uma partícula de luz, produz subitamente um par de partícula e antipartícula", explica o físico mexicano.
"Então, quase imediatamente, esta partícula e antipartícula se atraem novamente e se aniquilam, ou seja, voltam a se encontrar, para produzir novamente o fóton que gerou o par."
Em outras palavras, é uma flutuação: há um fóton que produz um par, que se "aniquila" e se torna um fóton novamente.
O segundo conceito tem a ver com uma das características mais fascinantes dos buracos negros: o chamado horizonte de eventos.
"É um limite, uma fronteira, que separa o objeto do resto do Universo", diz Herrera Corral.
"O horizonte de eventos é o ponto sem retorno: quando algo cruza este limite, não retorna mais ao Universo visível, ao Universo como o conhecemos. Nem sequer a luz pode escapar de um buraco negro", ele acrescenta.
Hawking então se perguntou: o que aconteceria se a produção de pares acontecesse no horizonte de eventos?
"Na presença de um buraco negro, um membro de um par de partículas pode cair no buraco, deixando o outro membro sem um parceiro para se aniquilar", explicou Hawking durante a palestra mencionada anteriormente.
"A partícula ou antipartícula abandonada pode cair no buraco negro depois da sua parceira, mas também pode escapar para o infinito, onde parece ser radiação emitida pelo buraco negro", completou.
Esta radiação que escapa é justamente a que leva seu nome. É a equação gravada na lápide.
O fim dos buracos negros
Uma das consequências da radiação Hawking é que ela prevê o fim dos buracos negros. E para entender isso, é preciso voltar à produção em pares.
"Na vida cotidiana, este fenômeno acontece quando um fóton passa perto de um átomo, porque o campo eletromagnético gerado pelo átomo fornece a ele a energia necessária para a produção de pares que depois se aniquilam", afirma Herrera Corral.
Agora, quando a produção de pares acontece na borda do buraco negro, este fenômeno "extrai um pouco de energia do horizonte de eventos".
No entanto, "como isso acontece muitos bilhões de vezes, a produção contínua de pares no horizonte de eventos está retirando energia do buraco negro".
"Então, como consequência, após bilhões de anos, o buraco negro vai se evaporar: ele terá cedido toda a sua energia ao fenômeno da produção de pares, e desaparecerá."
Para se ter uma ideia das escalas de tempo, de acordo com a Nasa, um buraco negro estelar — ou seja, do menor tamanho comprovado até o momento — levaria dezenas de vezes a idade atual do Universo para evaporar.
Mas isso não significa que tenhamos que esperar todo esse tempo para provar experimentalmente a radiação Hawking.
A chance do Nobel
Um dos maiores esforços experimentais para detectar a radiação Hawking está sendo conduzido pela Nasa.
"Em junho de 2008, a Nasa lançou o telescópio Fermi no espaço, cujo objetivo é mapear as fontes de raios gama, as fontes de luz no Universo", diz Herrera Corral.
"Hawking disse que poderia haver buracos negros primordiais que se evaporariam e, ao fazer isso, emitiriam a radiação que esperamos ver com a sonda espacial Fermi", explica.
Além disso, acrescenta o físico mexicano, o Grande Colisor de Hádrons do Cern "tem procurado a radiação que poderia ser emitida por miniburacos negros que são gerados nas colisões e que, ao evaporar, se desintegram em um monte de partículas que podem ser vistas nos detectores".
Apesar destas e de outras tentativas, mais de 50 anos se passaram desde que Hawking descreveu sua radiação — e ela ainda não foi observada.
Como ele disse na palestra, arrancando risos da plateia: "É uma pena, porque se eles tivessem conseguido, eu teria ganhado o Prêmio Nobel".
Leia também:
00 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY
01 - Museus do mundo na sua casa
02 - Cientistas criam capa da invisibilidade mais fina do mundo
03 - Dream Chaser - A nave que pode alavancar a era do turismo espacial
04 - Conheça a importância dos imigrantes brasileiros na reconstrução da economia portuguesa
05 - Crânios alongados milenares podem dar pistas sobre o fim do Império Romano
06 - As Imagens da Relatividade
07 - As plantas viajantes - Agricultura
08 - Tudo o que você queria saber sobre o Big Bang - Cosmologia
09 - Manuscrito do Mar Morto é decifrado revelando festividades que não eram citadas na Bíblia
10 - Menino sérvio atrai metais e porcelana
SEGUIR ESTE BLOG:
https://bit.ly/33sTp93
COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84
COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN
CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037
01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - LIVROS ONLINE - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 - Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I
18 - Armazenador de Arquivo - https://bit.ly/2JdMfNF
19 - JogosRBL6 Plus V2 - 4 Full Set - https://bit.ly/2Qqtt6g
20 - Lista de Links Ancorados - Junho de 2019 - https://bit.ly/2Kvty7M
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037
https://bit.ly/33sTp93
Nenhum comentário:
Postar um comentário