quarta-feira, 15 de julho de 2015

Cientistas criam capa da invisibilidade mais fina do mundo


Cientistas criam capa da invisibilidade mais fina do mundo

Cientistas da Universidade de San Diego, na Califórnia, desenvolveram uma tecnologia capaz de esconder objetos, como uma “capa da invisibilidade”. De acordo com os pesquisadores, a capa é a mais fina já criada e usa um material antiaderente feito de Teflon para suavizar a distorção da luz, manipulando a maneira como ela é refletida.

"Ao alterar a altura de cada partícula dielétrica, fomos capazes de controlar o reflexo da luz em cada ponto na capa”, explica Li Yi-Hsu, um dos autores do estudo. "Estudos anteriores de camuflagem exigiam muitas camadas de materiais para esconder um objeto, o que tornava a capa muito mais espessa do que o próprio objeto que está sendo coberto. Neste estudo, mostramos que podemos usar apenas uma camada para obter os mesmos resultados", conta. O pesquisador explica também que a luz refletida no manto não perde sua intensidade, o que ajuda a criar a ideia de invisibilidade.

Por enquanto, o projeto é apenas um conceito. Para as próximas etapas da pesquisa o objetivo é construir um protótipo da capa que, no futuro, pode ser usada para camuflar edifícios, esconder cabos em construções e ainda ser usada na captação de energia solar.

"Nós poderemos mudar a maneira como as ondas de luz são refletidas e, finalmente, concentrar uma grande área de luz solar em uma torre de energia . Também esperamos que essa tecnologia tenha aplicações nas áreas de óptica, design de interiores e até na arte”, afirma Hsu.

Via DailyMail


Nenhum comentário:

Postar um comentário