terça-feira, 9 de maio de 2017

A Gibiteria Barbáras e Magia Deixou saudades


A Gibiteira  Barbáras e Magia Deixou saudades


Ontem estava lembrando de um acontecimento muito triste para o público de FC e quadrinhos do Rio de Janeiro, lembrando que depois de décadas nos trazendo alegria, magia e fantasia com seus produtos a Gibiteria e Bárbaras Magias fechou suas portas em julho de 2014.


Eu conheci a loja através de um amigo de escola, que até está sumido, na década 90. Eu estava no primário. Gostávamos muito dos RPG, combustível para as nossas conversas quase intermináveis, rolinhos em código morse deixava tudo muito fácil de conversar sem ninguém saber. 


Lobisomem - O Apocalipse - Werewolf - Storie Telling


Juntos conhecemos o RPG e me tornei um apaixonado por isso. Minhas duas paixões me levaram a ser um frequentador assíduo, primeiro da banca do Osny na Rio Branco, e o  e depois da Gibiteira que era no segundo andar do edifício Avenida Central.


AD&D - Monstrous Manual - Meu primeiro livro importado


Lá tornou-se um "point" não só para nós, como para muitos outros. Os olhos de todos brilhavam ao entrar na loja. Tinha livros, quadrinhos, brinquedos, modelismo, coisas que você não via e não vê em livrarias e lojas normais. 


AD&D - Livro do Jogador (primeiro livro em Português)


Na época eu não entendia, mas hoje compreendo que era um hobby caro e por isso não era tão popular. Sem querer ser pedante, temos que admitir que quem não gosta de ler e raciocinar um pouco e quer tudo pronto, dificilmente vai ter um hobby, porque hobby que se preze tem que dar trabalho e tem que te forçar a pesquisar.


AD&D - Forgotten Realms - Campaign Setting (Primeiro mundo em Inglês)


Os recursos financeiros de um adolescente que fazia uns bicos em instalações elétricas, e ganhava um dinheirinho do pais quando eles podiam, parte disto ia para a  loja na época. Era um tempo bom! 


Shadowrun - Fasa Corporation (Ficção, Magia, alta tecnologia em um só RPG)

Comprei muitos quadrinhos e uma enorme pilha de livros, na maioria de RPG, Advanced Dungeons And Dragons era o que bombava na época. Mas eu já tinha predileção por FC e terror então investi em Shadowrun, Werewolf e AD&D. E pra super-herói gostava do Marvel Super Heroes. 


Mulheres Machonas Armadas até os Dentes - DEVIR


Lembro quando a Abril comprou os direitos do AD&D e traduziu, já começou errando, não na qualidade dos livros que eram de luxo, mas erros de troca de páginas e tabelas importantes que precisou imprimir erratas.


Dragão Brasil Especial - Defensores de Tóquio


Nessa história de comprar livros dessa maneira, eu aprendi muita coisa sem querer. Aprendi Inglês, pois comecei num cursinho no colégio, mas a minha paixão por D&D original que foi o combustível pra aprender de verdade. Estudava a língua pra ler os diálogos dialogos e ambientações, e isso me rendeu as maiores notas em língua estrangeira. Aprendi a ser autodidata, já que você tinha que ler as regras de RPG, as histórias do jogo, e as referências históricas reais para montar os jogos, e era difícil ter alguém pra perguntar ou te ensinar isso. 


RPG - Aventuras Fantasticas - Steve Jackson


Aprendi a redigir e escrever melhor montando os roteiros para os jogos dos quais era mestre. O RPG e os quadrinhos só me deram frutos bons. É claro que a educação de casa também valeu muito e me ensinou que jogo é jogo isso não pode se misturar à vida real.


Aventuras Fantásticas -  Livros Jogos - Steve Jackson e Ian Livingstone


Eu olho pra trás e como disse o RPG e os quadrinhos foram muito benéficos para a minha vida. Aprendi muita coisa através deles. Agradeço aos donos da Gibiteria, e aos seus funcionários (alguns não tão amistosos mas a maioria gente fina), que durante tantos anos tornaram a paixão deles a nossa, através de sua loja permitiram a mim e tantos outros sonhar, usar a imaginação e viver muitos momentos inesquecíveis, ao virar de páginas, ao baixar de cartas e ao rolar de dados.


Aventuras Fantasticas - A Cidadela do Caos - Steve Jackson


Chegamos a gravar campanhas em fita k7, mas se perderam no tempo, tenho ainda algum material que digitei na época, que fica como boa recordação de um tempo produtivo, corrido mas feliz.

RPG Gurps - Módulo Básico


E você? Conheceu a loja? Conte-nos suas lembranças e histórias. Comente!


Vampire - A Máscara - Storie Telling




Leia também:

RECOMENDADO PARA VOCÊ

LISTA DE DICAS !!!


COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg

http://bit.ly/1zIu2s4



Nenhum comentário:

Postar um comentário