CHAP0L1N C0L0RAD0 (1973) - T01 - Ep. 01 até 05 do total de 88
El Ch4pulín C0l0rad0 (bra: Chap0l1n) é um seriado de televisão de comédia mexicano criado, escrito, dirigido e protagonizado por R0bert0 Gómez B0laños. Fornecemos abaixo os primeiros 5 episódi0s dublad0s e legendad0s em português do Brasil. (PTBR)
Produzido pela Telev1sa e exibido por suas emissoras de 28 de fevereiro de 1973 a 26 de setembro de 1979, com sete temporadas e 291 episódios, o seriado apresenta Ch4pulín C0l0rado, uma sátira de super-herói que aparece quando é chamado por quem precisa de ajuda mas que, por ser atrapalhado, acaba provocando confusões.
B0laños interpretou Ch4pulín pela primeira vez em 1970 no programa de esquetes Chesp1rito, seu nome artístico, que ele escrevia para a Telev1sión Independ1ente de Méxic0 (TIM). Gradualmente, com o sucesso, o personagem obteve mais espaço na atração, até que, em 1973, após a fusão da TIM com o Telesistema Mexicano, criando a Televisa, ganhou um seriado próprio com 20 minutos de duração, assim como El Chav0 del Och0 (no Brasil, Chaves), outro personagem de Chespirito oriundo do antigo programa.
O elenco principal contava com Ramón Valdés, María Antonieta de las Nieves (que já atuavam desde o começo do programa Chespirito), Carlos Villagrán, Florinda Meza, Rubén Aguirre, Edgar Vivar, Horacio Gómez Bolaños, Angelines Fernández e Raúl "Chato" Padilla. Os atores interpretavam diferentes personagens a cada episódio, sendo que alguns antagonistas de Chapolin também apareciam recorrentemente.
El Ch4pulín Col0rado é um dos maiores êxitos da Televisa ao lado de El Chavo, exibido em praticamente todo o mesmo período, continuando a ter esquetes produzidos em uma nova versão do programa Chespirito nas décadas de 1980 e 1990. O sucesso tornou o seriado o primeiro exportado pela televisão mexicana, principalmente para quase todos os países da América Latina, impactando a cultura popular do continente por seu humor pastelão e pela figura de um super-herói local, ainda que sem grandes poderes, em contraponto aos dos Estados Unidos. Comercialmente, o personagem também foi representado em histórias em quadrinhos, turnês e jogos eletrônicos, além de ter ganho uma série animada em 2015.
Produção
Antecedentes
Em 1968, Roberto B0laños escrevia roteiros para o programa Cómicos y canciones, estrelado pela dupla de comediantes "Viruta e Capulina". O programa chegou ao fim naquele ano mas, com o sucesso que o programa obteve, Roberto passou a escrever roteiros de humor para diversos comediantes. Foi quando o produtor Sergio Peña o contratou para trabalhar na Televisión Independiente de México e ofereceu-lhe um programa com duração de meia hora. Roberto então escreveu e atuou na série El ciudadano Gómez, que foi muito elogiada, apesar de só ter durado treze episódios. Depois desse programa, Sergio Peña ofereceu a Bolaños o trabalho de escreveu roteiros para quadros do programa Sábados de la fortuna. Seriam duas ou três intervenções de oito a dez minutos cada, todos os sábados. Bolaños criou, então, o quadro Los supergenios de la mesa cuadrada. Em 1970, a emissora Televisión Independiente de México resolve aumentar para uma hora o tempo de exibição dos projetos de Bolaños, que teria, agora, um programa só seu. Os quadros foram unificados e criou-se o Programa Chespirito, que era exibido às quintas-feiras em horário nobre, e incluía diferentes esquetes de humor.
Foi então que nasceu o Chap0lin Col0rado em 1970. Em 26 de novembro de 1970, foi ao ar o primeiro episódio de Chap0lin, ainda como uma esquete, dentro do programa Chespirito. O primeiro episódio foi "O Casamento Forçado".[2][3] O herói foi bem aceito e ofuscou o maior sucesso de Bolaños até então, Los Supergenios de la Mesa Cuadrada, e ganhou espaço próprio em 1973. Os estilos de humor dos dois programas eram bem diferentes: "Los supergenios" fazia piada em cima de notícias do dia-a-dia, lidando com o factual e muitas vezes se referindo a questões políticas; tinha, portanto, um humor datado, além de ser um programa eminentemente adulto. Chap0lin, ao contrário, não tinha piadas datadas, o que permitiu que o programa durasse muito tempo; mostrava um herói atrapalhado tentando ajudar quem o chamasse. Possuía um humor abrangente e, assim, mais comercial. Pela sua fama, o herói acabaria sendo vendido a uma empresa de hipermídia (a DC Comics do México) em 1975, e foi ficando cada vez mais famoso no tanto na América do Norte quanto em toda a América Latina.
Concepção
Na ocasião da primeira confecção do uniforme, só havia quatro cores de tecido na emissora: azul, preto, branco e vermelho. Preto não era interessante porque, para Chesp1rito, dava a impressão de luto. Branco também era ruim para a televisão, por ser uma cor muito clara, que refletia no vídeo analógico da época. Azul inviabilizava o uso do chroma key, recurso que Chespirito planejava usar. Optou-se, então, pelo vermelho, não porque contivesse algum significado especial, mas por simples eliminação. E assim surgiu o "colorado" ("avermelhado") do nome do personagem. Bolaños até chegou a cogitar o nome "El Ch4pulín Justiciero", mas logo percebeu a carga moral que esse nome trazia. Como a intenção não era política e sim cômica, "Col0rado" foi o escolhido.
Baseado na cor escolhida B0laños teve a ideia de fazer do super-herói um gafanhoto. Isso porque, no México, há uma espécie de gafanhoto vermelho conhecido como chapulín, que é usado na alimentação. A palavra chapulín vem do náuatle, língua dos astecas, e significa "grilo, gafanhoto". Em se tratando de super-heróis, é comum que tenham estampada em seus uniformes a primeira letra de seus nomes, mas Chap0lin tem duas: (CH). Entretanto, no alfabeto espanhol, o dígrafo CH foi considerado (até 1994)como uma única letra ("che", pronunciada /tʃe/), mesmo que seja escrita com dois caracteres. Os nomes de todos os personagens de Roberto Gómez B0laños começam com "CH".
FICHA TÉCNICA:
Chapolin Colorado (1973)
SINOPSE:
SINOPSE:
O Chapolin Colorado é um herói atrapalhado, medroso e desastrado, que sempre aparece quando alguém precisa. Com sua marreta biônica e a pílula encolhedora, ele, muitas vezes, provoca mais confusão do que necessariamente ajuda.
Emissoras originais: Televisa, Canal de las Estrellas
Primeiro episódio: 28 de fevereiro de 1973 (México)
Criador: Roberto Gómez Bolaños
Empresa produtora: Televisa
Episódios: 290 (lista de episódios)
OS PRIMEIROS 5 EPISÓDI0S DUBLADOS E LEGENDAD0S EM PTBR:
01de05
CH-01de88 - 'A Casa Mal Assombrada' - 'Um Boneco Muito Vivo'
02de05
CH-02de88 - 'O Quarto Errado' - 'O Prêmio Da Loteria' - 'Os Duendezinhos'
03de05
CH-03de88 - 'O Exame' - 'O Descobrimento da Tribo Perdida'
04de05
CH-04de88 - 'Bloqueando a Entrada' - 'Ator de Araque' - 'Prometida'
05de05
CH-05de88 - 'A Mão do Bandido' - 'A Explosão' - 'Por uma Fatia de Melancia'
IMG's Extras:
FIM - FIM - FIM
.
.
....
Nenhum comentário:
Postar um comentário