sábado, 10 de fevereiro de 2018

GUERREIROS DE ODIN - ARQUEOLOGIA


GUERREIROS DE ODIN - ARQUEOLOGIA


A descoberta, na Dinamarca, do maior navio viking já encontrado indica que os piratas nórdicos eram a maior potência naval do seu tempo na Europa. A fúria dos bárbaros loiros mudou o mundo.


Parece brincadeira, mas não é. Em 1996, o Museu de Navios Vikings, em Roskilde, Dinamarca, a 40 quilômetros de Copenhagen, decidiu ampliar suas instalações. Quando as obras chegaram ao cais, tábuas antigas apareceram. Em setembro de 1997, arqueólogos radiantes anunciaram a descoberta de nove navios vikings, enterrados sob 1,5 metro de areia. Ali mesmo, bem ao lado do museu. "É mesmo incrível", disse o antropólogo Max Vinner. "O antigo cais de Roskilde foi um dos mais importantes do período viking."


O assombro aumentou quando os historiadores examinaram o casco do navio Rolskilde 6. Com 36 metros de comprimento e espaço para 100 homens (74 dos quais, remadores), é a maior embarcacão viking já encontrada. O Roskilde 6 era um drakkar, um "dragão", uma nau de guerra de um tamanho bem maior do que se admitia aos navios nórdicos. "Esses barcos longos e estreitos", diz o arqueólogo americano John Hale, "tornaram os vikings a maior potência naval da Europa entre os anos 800 e 1100." 


Barcos ágeis, que navegavam em águas rasas, oceanos ou rios, dominaram os mares


Glória de uns e flagelo de outros. Os vikings eram camponeses marinheiros que viviam nos territórios atuais da Dinamarca, Suécia e Noruega. Na virada do primeiro milênio, eles dobraram a Europa de joelhos. Durante 400 anos pilharam o que puderam e abriram novas rotas comerciais. Descobriram a América e construíram uma aldeia no Canadá, quase cinco séculos antes de  Colombo chegar à ilha de Cuba. E mais: levaram seu sangue e civilização a outros povos, ajudando a formar a Inglaterra, a França e a Rússia. Esta é a saga viking.


A Expansão Viking




Um bando de piratas em um navio ágil
"Por pouco não erguemos o museu sobre navios enterrados", afirma o antropólogo Max Vinner. Com exceção de um, os barcos batizados de Roskilde, de 1 a 9, eram navios de carga, os knarr, fabricados entre os séculos XI e XIV. A exceção, o Roskilde 6, foi construído durante o reinado de Canuto I, o Grande, o rei dinamarquês que, de 1028 a 1035, reinou sobre um império viking unificado que incluía a Dinamarca, a Inglaterra, a Noruega e o sul da Suécia.


O Roskilde 6 estava fragmentado em 300 pedaços


Havia barcos próprios para guerra, pesca, comércio e transporte. O Skuldelev 3, que faz parte do acervo do Museu de Navios de Roskilde, tinha 14 metros por 3,4 metros de largura. Os knarr eram menores e mais largos; os drakkar, longos, estreitos e  mais rápidos. A velocidade média do Roskilde 6 era de 5 nós (9 quilômetros por hora), sem remos. Mas, com vento a favor e a força dos remadores, alcançava 20 nós (37 quilômetros por hora). Os remos permitiam manobras rápidas. Navegava-se sem perder a terra de vista e os melhores pilotos eram aqueles que conheciam as costas. A precariedade dos instrumentos de navegação tornava as grandes travessias um grande risco. 



As Rotas Vikings - História das Rotas


Os barcos vikings tinham calado curto (a distância entre a superfície da água e o fundo do casco). Num drakkar de 30 metros de comprimento e tripulação de 100 homens, o calado não chegava a 1 metro. Num knarr com 25 toneladas a bordo e oito homens, era de 1,3 metro. Praticamente deslizavam na água. 

O calado facilitava a travessia do mar aberto e a navegação em rios rasos. Como eram leves, podiam ser colocados sobre toras e "rolados" por terra, puxados por escravos e cavalos. Durante a Idade Média - quando os rios europeus eram bem mais profundos -, era mais fácil ir do Mar Báltico ao Mar do Norte pelo interior da Dinamarca do que dando a volta pela costa. 



Atacar e fugir
A agilidade dos barcos explica o sucesso militar dos vikings. As naus não dependiam de portos. Podiam se aproximar de qualquer ponto da costa inimiga e cair sobre as aldeias como raios. Um "dragão" de guerra como o Roskilde 6 podia despejar 100 guerreiros numa praia, pilhar tudo e fugir, sem dar tempo para qualquer tipo de resistência. 

A simbiose do guerreiro com o navio ia até a morte. Os barcos serviam de caixão quando seus donos morriam. Nos funerais mais ricos, até escravos eram sacrificados (veja a página 81). Os bens depositados no navio atestavam a importância do morto. Quem não possuía um tinha o túmulo coberto por pedras, que descreviam o formato de uma nau. A morte era a última viagem viking rumo ao desconhecido.

O terrível hálito do dragão



Imagens da época, ao vivo
Em 911, dinamarqueses e noruegueses que ocupavam a França converteram-se ao cristianismo e estabeleceram o Ducado da Normandia. Um século e meio depois, em 1066, o Duque Guilherme, o Conquistador, construiu uma armada viking para invadir a Inglaterra. Bordada em 1067, a Tapeçaria de Bayeux mostra toda a preparação.


1. Guilherme reúne os nobres no castelo, reivindica o trono da Inglaterra e ordena a preparação de um exército e de uma frota.

2. Usando machados, plainas, cunhas e cinzéis, os armadores vikings cortam árvores, constroem barcos e começam a carregá-los.



Bárbara ousadia: 30 000 vikings saqueiam Paris
O grande medo estreou na Europa num dia sinistro, 8 de junho de 793, quando os noruegueses atacaram o desolado mosteiro de Lindisfarne, no norte da Inglaterra. Foi um massacre. Iniciava-se uma era violenta, na qual os bárbaros piratas espalharam o terror pela costa européia. Um século depois de Lindisfarne, os cristãos rezavam: "Da fúria dos nórdicos, livrai-nos, ó Senhor". 

Assaltar igrejas era como roubar doce de criança. Os mosteiros eram desprotegidos e quase sempre estavam repletos de tesouros eclesiásticos e vinho. Monges e freiras podiam ser resgatados em troca de ouro ou prata. E se ninguém os quisesse, podiam ser vendidos como escravos. 


A Islândia, de acordo com a Carta marina de Olaus Magnus (Séc. XVI)


Um atrás do outro, bandos de noruegueses, dinamarqueses e suecos caíram sobre as aldeias. Em comum, os saqueadores tinham a mesma língua, o modo de vida, a religião pagã e a maestria na navegação. Ninguém estava a salvo. Até cidades do interior foram atacadas por frotas que desciam os rios, como Tours, na França, em 843, e Sevilha, na Espanha, no 844. 

No século X, boa parte da Irlanda e da Inglaterra estava sob domínio viking. Os suecos controlavam áreas no Mar Báltico e rios russos. Em 930, os noruegueses colonizaram a Islândia e, em 986, a Groenlândia. Cidades como Dublin, na Irlanda, York, na Inglaterra, e Kiev, na Ucrânia, foram fundadas por vikings. Até Constantinopla foi atacada, em 907. Em 963, os gregos bizantinos - que chamavam os suecos de rus - aliaram-se aos inimigos e os converteram ao cristianismo ortodoxo. Dessa fusão surgiu a Rússia.

Na França, eles ocuparam a Normandia. Em 885, atacaram Paris com 700 navios e 30 000 homens. O rei Carlos I, o Calvo, pagou 3 000 quilos de prata para levantarem o cerco à cidade - o primeiro de uma série de resgates que entrou para a História como danegeld (dinheiro dinamarquês). Em 911, o domínio viking virou Ducado de Normandia.

Os nobres viviam em casas como esta de 12 metros de comprimento, 
com concubinas, filhos, escravos e servos



Raízes agrárias
Eram mesmo um povo violento. "Quase todos os túmulos de homens que encontramos continham armas", disse à SUPER o arqueólogo norueguês Arne Emil Christensen, do Museu de Antiguidades 

Nacionais de Oslo. Mas também havia comerciantes. Muitos negócios foram feitos com os árabes. 

"O crescimento da população nórdica", explica Christensen, "que bateu 2 milhões de pessoas no início do século IX, determinou a expansão viking. Havia mais gente do que terra para produzir alimentos. Muitos deixaram tudo buscando novas áreas para cultivar."


O Alfabeto rúnico da Escandinávia


Essas sociedades agrárias tinham três classes: escravos, homens livres (artesãos, pescadores, marinheiros) e nobres (bondi), agricultores proprietários que não pagavam impostos a ninguém. No verão, os bondi e seus companheiros livres partiam para saquear.

Os deuses também eram violentos. Odin era o mais poderoso. Thor, seu filho, deus do trovão, dono de um martelo invencível, protegia os guerreiros. Freya era a deusa do amor. O viking morto em combate ia para o Walhala. No paraíso, passava a eternidade fazendo o que mais amava: comer e lutar. 

Periodicamente, havia assembléia no Thing, um parlamento primitivo que elaborava leis e julgava crimes. A aliança de nobres ricos, com o apoio dos Things, unificou regiões e evoluiu até a organização de Estados. Em 885, o rei Harald Bela Cabeleira unificou os noruegueses. Svein Barba de Gato virou rei da Dinamarca em 985. Olaf Skautkonung, rei da Suécia em 993. Foi a expansão do cristianismo, a partir do século X, que arrefeceu o ímpeto dos bárbaros loiros.


Um povo de camponeses piratas



O embarque normando
Guilherme, o Conquistador, organizou um exército de 6 000 normandos para invadir a Inglaterra. O transporte de homens e armas através do Canal da Mancha foi uma grande operação de logística. A frota esperou oito semanas para zarpar com tempo bom. 


1. Roupas de batalha cobertas de escamas de ferro eram penduradas em varas enfiadas nas mangas. Armas, vinho e cavalos são embarcados.

2. Na noite de 28 de setembro de 1066, a armada normanda atravessou o Canal da Mancha, entre a França e a Inglaterra.

O alfabeto rúnico da Escandinávia tinha 16 letras. Os vikings deixaram memoriais com inscrições de Londres até a Turquia. Este, em Skarby, na Suécia, anuncia: "Kaulfr e Autir ergueram esta pedra em memória de Tumi, seu irmão, que possuía Gusnava" (uma aldeia) 



A verdadeira descoberta da América
Banido em 982 pelo Thing da Islândia, o arruaçeiro Eric, o Vermelho, reuniu aventureiros e partiu em busca de uma ilha remota, avistada meio século antes. Descobriu-a, demarcou uma aldeia e voltou para trazer colonos. A ilha foi batizada de Grönland, "Terra Verde", para atrair imigrantes para o investimento. Era a Groenlândia, gélida.

Em 1001, Leif Ericsson, filho de Eric, navegou para oeste e chegou ao nordeste do Canadá. Descobriu a América. Construiu cabanas na Enseada de Meadows, no nordeste da província de Quebec, para passar o inverno, e voltou à Groenlândia. Num outro esforço de marketing, batizou o local de Vinland, "Terra das Vinhas". Em 1009, 250 homens fundaram uma colônia no Canadá. Foi abandonada após três anos de lutas com os nativos, chamados de skraelings, "homens feios". Não ficou ninguém.



Viagem difícil
As grandes travessias eram baseadas apenas em observação astronômica e feitas a bordo dos knarr. Réplicas modernas desses barcos ajudaram a avaliar a audácia da expansão nórdica. O Saga Siglar, réplica do Skuldelev 1, demonstrou que as embarcações, apesar dos conveses abertos, eram capazes de navegar em oceano mesmo em condições adversas. O Saga foi o primeiro barco "viking" a completar uma circunavegação do globo, entre 1984 e 1986.


A cabeça de dragão, na proa do Drakkar, afastava 
maus espíritos e assustava os inimigos


O antropólogo Max Vinner fazia parte da tripulação. "Entre a Groenlândia e o Canadá", conta, "encaramos tempestades de ventos de 130 km/h. Com a vela recolhida, o barco conseguiu manter-se no rumo durante 8 horas. Desorientou-se, mas depois voltou ao curso e chegamos à colônia viking do Quebec sem problema." 


Os vikings eram hábeis para forjar machados e espadas de aço


Pense bem. Mulheres, crianças e animais iam a bordo. Da Noruega à Groenlândia a viagem durava três semanas. "Eles faziam fogueira a bordo, para cozinhar e se aquecer", diz Vinner. Comiam carne e peixe seco ou defumado e bebiam cerveja e leite azedo. A água era mantida em sacos de pele. Apesar do convés aberto, conservavam-se secos - menos, é claro, durante as tempestades. O Mar do Norte era encapelado e o frio, cortante.

Os knarr balançavam menos do que os drakkar mas, ainda assim, os naufrágios eram freqüentes. Os enjôos, diz Vinner, eram tremendos e podem ter contribuído para a colonização das terras árticas. Muitos vikings talvez desejassem voltar para a Escandinávia mas acabavam ficando. "Era preciso muita coragem para repetir a experiência da viagem. Pense nas semanas de enjôo." 


Réplicas de Knarr, como os irlandês Mayol ajudaram a 
resconstituir as viagens pelos mares gelados



A conquista da Inglaterra
A invasão normanda converteu em rei da Inglaterra o duque Guilherme da Normandia, um viking dinamarquês de sexta geração.
A influência normanda misturou-se ao sangue e às instituições do povo inglês. Durante mais de dois séculos, o francês foi a língua da corte.


1. O exército invasor desembarcou cavalaria e arqueiros de infantaria na Baía de Pevensey, do outro lado do canal, sem enfrentar oposição.

2. Em 14 de outubro de 1066, em Hastings, os normandos massacraram as tropas do duque Harold de Wessex, que se autocoroara rei.



Para saber mais

Na Internet

The Viking Age: http://www.vikingage.com




A expansão viking

Do ano 800 até 1100, os antepassados dos dinamarqueses, noruegueses e suecos dominaram os mares, abriram caminhos e fundaram colônias próprias na Europa, Ásia e até na América.





O terrível hálito do dragão

Quando a vela de um drakkar surgia no horizonte, era melhor fugir.
A simetria perfeita da proa (a frente) e da popa (a traseira) permitia o deslocamento para trás simplesmente remando em sentido inverso.


Estaca para distender a vela.

Leme, localizado na ré, a estibordo (lado direito do barco, para quem, da popa, olha para a proa), facilitava as manobras.

Aberturas para remos.

Mastro, de pinho, com 18 a 20 metros de comprimento.

Vela de 100 metros quadrados, de lã bruta ou linho (tingida, em geral, de vermelho).

Casco de tábuas de carvalho.

Escudos fixados no costado (quando o barco estava parado).



Um povo de camponeses piratas
Os laços familiares regiam a vida dos vikings. Depois da morte, a pior pena era o banimento da comunidade. Veja como os ricos se vestiam.


Elmo de batalha. Apesar da mitologia, os arqueólogos jamais descobriram um elmo com chifres

Manto de lã, preso por broche de prata

Faca 

Espada com punho de prata

Machado de ferro

Túnica de lã

Colares 

Chale de lã

Broche de prata

Braceletes de prata

Chaves de armários e baús, penduradas por corrente 



Adeus a um nobre
Em 922, o viajante árabe Ibn Fadlan assistiu, perplexo, a um enterro viking na Rússia. Veja o que ele escreveu.

"O corpo do viking foi embalsamado por uma mulher chamada de Anjo da Morte. No dia do funeral, vestiram-no com roupas de brocado e botões de ouro, e o levaram para dentro de um barco transportado para a terra. 


"Deitaram o morto ao lado das armas e o Anjo da Morte espalhou bebidas e comida em volta dele. Mataram um cachorro, cortaram em dois pedaços e colocaram no barco. Duas vacas, um galo e uma galinha também foram mortos.

"Uma jovem escrava, que se oferecera para morrer com seu senhor, decepou uma galinha e lançou-a no navio. Depois, embriagada, cantou para se despedir dos amigos. Parecia alegre. Entrou em várias tendas e manteve relações sexuais com os seus proprietários.

"Então, o Anjo da Morte levou-a para uma tenda montada sobre a nau. Ela tirou as jóias e se despediu, bebendo e cantando. Parecia desvairada. Deitaram-na ao lado do senhor com as pernas e os braços presos. Do lado de fora, os guerreiros batiam paus contra escudos para abafar seus gritos, para que outras moças não se impressionassem e viessem a se recusar a morrer junto com os senhores.

"Mais seis homens entraram no barco e tiveram relações sexuais com ela. Afinal, amarraram seu pescoço com uma corda. Dois homens seguraram cada ponta. Ao mesmo tempo que o Anjo da Morte a esfaqueava, a estrangularam.

"Inteiramente nu, o parente mais próximo do morto incendiou o barco, ajudado pelos presentes. Quando o fogo se extinguiu, o navio-túmulo foi coberto por um monte de terra."


Os Vikings - Mapa de viagens



Mundos Perdidos: Os Vikings (Dublado) Documentário




Leia também:

Sob o domínio da Lua - Comportamento

MATRIX EM 2016 - INSPIRAÇÃO PURA !!!

Estudo associa estrutura do cérebro a sociabilidade

JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY



COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037


01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 -Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n

http://bit.ly/1zIu2s4

http://num.to/6944-5525-7037


C=613.694



Nenhum comentário:

Postar um comentário