quinta-feira, 21 de novembro de 2019

Satélites Starlink já estão atrapalhando observações astronômicas

Satélites Starlink já estão atrapalhando observações astronômicas


Em maio de 2019 (neste mesmo ano presente), Elon Musk garantiu que seus satélites Starlink não causariam impactos nas observações astronômicas  — declaração dada pelo Twitter (veja na foto abaixo) logo após o lançamento dos primeiros 60 satélites do projeto que visa pelo menos 12 mil unidades, podendo chegar a até 42 mil, para fornecer internet banda larga a todo o planeta. 


Na semana passada, a SpaceX lançou o segundo lote de satélites Starlink, com mais 60 unidades orbitando o planeta, e a comunidade científica continuou expressando suas preocupações. Agora, o medo começa a se tornar realidade: astrônomos já estão tendo observações do céu noturno prejudicadas com a luz refletida pelos satélites em questão.






Os primeiros 60 satélite do projeto Starlink já no Espaço


Pelo Twitter, a astrônoma Clarae Martínez-Vázquez, do Observatório Interamericano de Cerro Tololo (CTIO), publicou uma imagem registrada no dia 18 de novembro, mostrando satélites Starlink cruzando o céu acima do observatório.




Em outra imagem, podemos ver exatamente como a passagem dos satélites Starlink já atrapalha observações astronômicas. Usando o telescópio Blanco 4m, que fica no CTIO, a equipe fez cerca de 40 exposições das Nuvens de Magalhães (galáxias-satélite da Via Láctea), e a fileira de satélites de Elon Musk entrou na visão da câmera cerca de 90 minutos antes do nascer do Sol, refletindo bastante luz e levando 5 minutos para sair da vista do telescópio. Cada uma das trilhas pontilhadas na imagem abaixo mostra um satélite Starlink:


(Foto: Cliff Johnson/Clara Martínez-Vázquez/DELVE Survey)


Atualmente, temos cerca de 3 mil satélites ativos orbitando a Terra, e astrônomos já vêm expressando preocupações quanto ao gigantesco aumento na quantidade de objetos artificiais ao redor do planeta com a iniciativa Starlink, bem como com outras similares, como a OneWeb e um projeto da Amazon chamado Kuiper. Um aumento tão significativo de satélites refletindo luz solar no céu noturno significa interferências cada vez mais impactantes nas observações feitas por telescópios a partir da superfície do planeta.

Em períodos de maior escuridão noturna, os satélites Starlink acabam não sendo visíveis, pois ficam envoltos na sombra da Terra. Contudo, pouco antes do amanhecer (o que é um horário considerado nobre para a astronomia), os satélites começam a refletir a luz solar suficiente para se tornarem visíveis. "Essas coisas são grandes o suficiente para que, quando iluminadas pelo Sol, sejam brilhantes o bastante para serem vistas por qualquer instrumento, de binóculos a [equipamentos] maiores", disse Cees Bassa, do Instituto Holandês de Radioastronomia. Ainda, cálculos de Bassa estimam que até 140 satélites de constelações do tipo poderão ser visíveis a qualquer momento, se todas as unidades planejadas forem mesmo lançadas.


Um dos dispositivos da Starlink em orbita - Rede de 4425 satélites de Internet operacional


É verdade que existem técnicas para remover trilhas de satélites que eventualmente passem à frente de telescópios, como ferramentas de processamento de imagem, mas o grande número de novos satélites lançados de uma só vez dificulta essa tarefa. Muitas das informações que os cientistas precisam usar ficam nas imagens não processadas e, além disso, remover uma única trilha de satélite é uma coisa relativamente simples, mas remover dezenas de trilhas é algo muito mais complicado — especialmente se essas trilhas cruzarem justamente os pixels que mostram uma estrela ou galáxia a ser estudada.



O que a SpaceX vai fazer a respeito?

STARLINK Train 2019.11.12 Nara Japan



A empresa espacial de Elon Musk, no entanto, não parece estar totalmente alheia aos alertas dos astrônomos, ainda que nenhuma solução tenha sido colocada em prática até o momento. A empresa chegou a dizer que tomaria medidas para impedir que os satélites Starlink atrapalhassem as observações científicas do céu noturno, como, por exemplo, pintar os objetos de preto para reduzir sua refletividade. Contudo, provavelmente isso não chegou a ser feito com as unidades lançadas neste segundo lote em novembro, uma vez que eles foram observados com tanta clareza no último dia 18 pelos astrônomos no CTIO.


Juntos eles vão formar uma rede global, ao qual basta uma antena do tamanho 
de um prato para se ter acesso a Internet, até mesmo nos lugares mais isolados do planeta


Além disso, a companhia também disse que poderia manobrar a constelação de satélites de uma maneira específica para criar lacunas no céu e, assim, permitir observações astronômicas mais "sensíveis". Ainda assim, nenhuma das duas ideias agrada 100% a comunidade astrônomica: mesmo com satélites pintados de preto, seus painéis solares ainda refletirão a luz solar; e mesmo com a tal manobra especial da constelação, é fato que determinados observatórios teriam tempo reduzido para conduzir seus trabalhos. E "perder cinco minutos não é tão ruim, mas se estivermos indo a um futuro em que podemos perder de 30 a 60 minutos, isso seria perder uma parte significativa de tempo de observação durante a noite", lamenta Cliff Johnson, da Universidade Northwestern em Chicago. Afinal, quando o assunto são observações do céu noturno, "cada minuto é valioso", completa.





SpaceX Starlink Satellites Spotted Over Netherlands




Fontes: Forbes, Science Alert








Leia também:

01 - Assaltante 'morre de infarto' após donos de loja começarem a rezar

02 - Beisebol - Olimpiadas

03 - Estupro - Violência Sexual

04 - Microsoft ainda pode surpreender com computação nas nuvens

05 - ONU alerta para ameaça de redes 'fantasmas'

06 - Descoberta incrível - células dos filhos estão alojadas nos cérebros das mães

07 - O Periquito Solidário - Periquito Carolina

08 - Corridas - Olimpiadas

09 - Supercargueiros no Ar - Tecnologia

10 - Ônibus espacial Discovery é lançado rumo à sua última missão



COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037


01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - LIVROS ONLINE - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 - Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I
18 - Armazenador de Arquivo - https://bit.ly/2JdMfNF
19 - JogosRBL6 Plus V2 - 4 Full Set - https://bit.ly/2Qqtt6g
20 - Lista de Links Ancorados - Junho de 2019 - https://bit.ly/2Kvty7M

http://bit.ly/1zIu2s4

http://num.to/6944-5525-7037





Nenhum comentário:

Postar um comentário