segunda-feira, 18 de maio de 2020

51 anos da internet - Como a rede mundial de computadores transformou o mundo

51 anos da internet - Como a rede mundial de computadores transformou o mundo


Criada em 1969, a internet continua a trazer cada vez mais possibilidades para a educação, o empreendedorismo e o voluntariado


Ela completou 50 anos em 2019, mas em ano de PANDEMIA estamos comemorando os 51 anos deste precioso recurso que esta ajudando a superar a crise no ISOLAMENTO SOCIAL.




Foi feito uma pesquisa entre os universitários de todo mundo de qual seriam as tecnologias mais importante desenvolvidas pela humanidade.

1.º Lugar a INTERNET.

2.º Lugar o LapTop.

3.º Lugar o Celular / Smartphone.




Os 51 anos da internet mostram como ela se transforma a cada dia. Criada primeiramente com objetivos acadêmicos e militares, a rede mundial de computadores, atualmente, oferece um universo de possibilidades que revolucionaram áreas importantes, como a educação, o empreendedorismo e até mesmo o voluntariado.

Interligar computadores para compartilhar dados foi um dos primeiros objetivos que deram início à história da internet, em 1969, ano em que o primeiro e-mail foi enviado. No dia 29 de outubro, um computador da Universidade da Califórnia se conectou a outro que estava na Universidade Stanford por meio de um e-mail. A partir disso, se criou uma, rede de comunicação, ainda restrita ao uso acadêmico, científico e militar.


A Fibra Óptica é a mais rápida mídia que existe, até hoje não alcançamos seus limites
pois o gargalo sempre fica na parte eletrônica do MODEM
(MOdulador / DEModulador)


Já nos anos 1990, o esqueleto do funcionamento da internet foi criado e a transformação se intensificou: o seu uso comercial foi permitido, foram criados sistemas operacionais, navegadores, softwares, sites, redes sociais, novos dispositivos de acesso e mais possibilidades continuam aparecendo.

“O marco da internet é que, antes, o conhecimento e as informações tinham dificuldade para circular. Hoje, temos uma explosão de informações, disponíveis para todos. Isso é sensacional, pois descentraliza o polo emissor de informação”, afirma Nelson Pretto, professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA).






Novas possibilidades
A internet traz inúmeras possibilidades para as mais diferentes áreas. No empreendedorismo social ela permite, por exemplo, que um aplicativo atenda à demanda de transporte de uma área periférica, ou que empreendedores possam gerenciar melhor o seu negócio ou mesmo estimular a sua criatividade. Para empreendimentos online ou não, a internet é uma grande aliada.

Quando falamos em voluntariado, conseguimos envolver mais pessoas por uma causa usando a rede. Temos plataformas como a Atados, que dão opções de trabalho voluntário para quem se interessar. As doações online também se popularizaram e hoje ajudam muitas causas, permitindo que qualquer pessoa, em qualquer lugar, possa fazer a sua parte. É possível inclusive ser voluntário apenas pela internet, como mostra o chat do CVV (Centro de Valorização da Vida), que reúne voluntários em seu atendimento.




O setor de educação, por sua vez, é um dos que mais se beneficia da internet. Com ela, é possível promover iniciativas globais para transformar o ensino e a aprendizagem ou oferecer cursos gratuitos para a capacitação de educadores. A internet permite conhecer experiências de inovação educativa que estão acontecendo em outro continente, ou saber quais conhecimentos uma educadora de 82 anos compartilha em seu site.

O professor Nelson Pretto relembra que a web surgiu em meio à ideia de que o conhecimento é um bem comum. “Para a educação, isso é sensacional, porque dessa forma pudemos compartilhar conhecimento e ampliar as possibilidades dos processos educacionais. Podemos ver que a internet se expandiu, abriu várias frentes, ganhou dimensão planetária e se constituiu como um grande patrimônio”.





Instrumento de educação
“Vejo a internet como um instrumento que traz inúmeros benefícios para uma aula mais interativa, dinâmica e com mais possibilidades para o aluno aprender com facilidade”, define a professora Vilma Nascimento, da E.M. Manoel Domingos, em Vitória de Santo Antão (PE).

Trabalhando na instituição desde 2016, a profissional dá exemplo de como usa a internet para dinamizar o ensino e a aprendizagem. “Por exemplo, por meio do Google Earth e do Maps, posso trabalhar geografia. Fizemos uma aula na qual os alunos puderam visitar o Monte das Tabocas, fazendo percursos e calculando quanto tempo daria se fossem de ônibus, ou a pé, da comunidade do Oiteiro, onde fica a escola, para lá. Eles amaram, pois conseguiram visitar o local histórico sem sair do lugar”.




Os alunos também construíram o Diário Escolar da EMDM, “um blog para que os alunos façam matérias sobre a escola, entrevistas, poesias e possam postar as suas experiências”, conta a professora, que atua como mediadora das atividades, inclusive da produção dos conteúdos que vão para a internet. Os alunos ainda estão empolgados para criar um canal no YouTube para falar sobre alimentação saudável, conta Nascimento. “A internet chega para nos ajudar a ser uma ferramenta de interação dinâmica e compartilhar as experiências dos alunos com outras pessoas”, avalia.




Apesar dos desafios relacionados à segurança, fake news e ciberbullying, a internet ainda é um instrumento de inovação. A professora demonstra que o trabalho humano é fundamental para lidar com esse recurso. “O diferencial da Manoel Domingos [a primeira escola 100% digital do Nordeste] é a formação de professores, pois precisamos de atualizações constantemente. A formação abriu possibilidades para usarmos a internet como ferramenta de aprendizagem, buscando soluções para problemas reais da escola e da comunidade”, acredita.







A Verdadeira Historia da Internet - 01 

A Guerra dos Navegadores




A Verdadeira Historia da Internet - 02 

A Pesquisa




A Verdadeira Historia da Internet - 03

A Bolha









Leia também:

00 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY

01 - Cientistas podem ter encontrado o algoritmo da inteligência

02 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY

03 - Encontro de Civilizações - História

04 - Todos os discos levam a Roswell

05 - Conheça o homem que salvou o mundo da aniquilação nuclear

06 - Relatório secreto revela quando ficaremos sem água potável

07 - Flor usada no Egito antigo tem sucesso contra câncer

08 - Curativos Genéticos - Medicina

09 - Surto de doença bacteriana devasta colmeias da África do Sul

10 - 'Monstro espaguete' que 'virou Deus' é encontrado de verdade pela primeira vez

11 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY



COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037


01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - LIVROS ONLINE - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 - Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I
18 - Armazenador de Arquivo - https://bit.ly/2JdMfNF
19 - JogosRBL6 Plus V2 - 4 Full Set - https://bit.ly/2Qqtt6g
20 - Lista de Links Ancorados - Junho de 2019 - https://bit.ly/2Kvty7M

http://bit.ly/1zIu2s4

http://num.to/6944-5525-7037





Nenhum comentário:

Postar um comentário