Clique no PLAY para leitura automática do texto:

terça-feira, 20 de março de 2018

Hawking atraiu muitos jovens para a Física


Hawking atraiu muitos jovens para a Física


Stephen Hawking morreu aos 76 anos na quarta-feira (14/03/2018), em sua casa na lnglaterra. Doutora em Física comentou que falecimento de britânico traz de volta discussão sobre relevância da Ciência para a sociedade.


"Hawking atraiu muitos jovens para a Física”. É o que diz o engenheiro físico Antônio Manesco, que apesar de não trabalhar na área de Cosmologia, onde atuava diretamente o físico Stephen Hawking, reconhece a grande importância e colaboração do pesquisador britânico morto aos 76 anos na quarta-feira (14/03/2018), em sua casa na lnglaterra.


                                                  Stephen Hawking na adolescência


“Ele teve contribuições muito essenciais no campo de Cosmologia/Relatividade Geral. Acho que todo ‘evento’ como a morte dele toca pessoas que estejam de certa forma próximas. Seja próximo por pesquisa, ou por simplesmente admirar ele como pessoa e até mesmo pensar em começar uma carreira seguindo os passos dele”, comentou Antônio, que é formado pela USP e, atualmente, doutorando na área de Física da Matéria Condensada.


Antônio Lucas Rigotti Manesco - Engenharia Física - USP - CV Lattes


Já para a professora de Física, Bertha Cuadros-Melgar, que atua na mesma área do britânico, Hawking foi o último dos grandes da época de ouro da Relatividade Geral. "A morte dele com certeza foi uma grande perda para a Ciência no mundo todo. Para os grupos que fazemos relatividade no Brasil, certamente é triste não contar mais com as grandes ideias dele", afirmou a docente peruana, que é mestre e doutora pelo Instituto de Física da USP.


Bertha María Cuadros Melgar - Professora de Física - CV Lattes


Hawking é considerado o mais importante físico desde Albert Einstein e curiosamente morreu na mesma data de nascimento do físico alemão (14 de março de 1879), além de ter nascido em 8 de janeiro de 1942, exatamente 300 anos após a morte de Galileu Galilei, físico e astrônomo italiano. Stephen se tornou um dos cientistas mais conhecidos do mundo ao abordar temas como a natureza da gravidade e a origem do Universo. Também foi um exemplo de determinação por resistir muitos anos à Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa. “A condição dele também é algo que, com certeza, mostra que poucos obstáculos existem de fato, e que não podemos nos deixar limitar a isso”, afirmou Manesco.


Casamento - 1965 - Antes de ficar preso a uma cadeira de rodas


"A condição dele também é algo que, com certeza, mostra que poucos obstáculos existem de fato, e que não podemos nos deixar limitar a isso”

“Ele estava no doutorado quando foi diagnosticado. E mesmo sendo uma época muito complicada da carreira acadêmica, conseguiu conciliar o peso psicológico dos dois lados”, disse o engenheiro físico, que também segue carreira acadêmica. Hawking foi diagnosticado com ELA aos 21 anos, e, na época, os médicos disseram que ele não viveria por mais três anos, mas ele superou todas as expectativas e viveu por mais 45 anos.

"Minhas esperanças foram reduzidas a zero quando tinha 21 anos. Tudo o que aconteceu desde então é apenas um bônus", disse Hawking ao New York Times em 2004, referindo-se a sua doença. Em certo ponto, ele só conseguia mover um dedo e os olhos voluntariamente.


Livro - "Uma Breve História do Tempo" - 10 milhões de cópias vendidas


Segundo a professora Bertha, a influência do Hawking não só se deu na comunidade de Relatividade Geral, mas também na comunidade científica toda e nas pessoas comuns interessadas nos fenômenos que aparecem na natureza, onde a Física está presente sempre. “O Hawking foi um grande comunicador, ele divulgou a ciência em palavras simples através dos livros dele, tentando não somente inspirar novas gerações de cientistas, mas despertando a curiosidade de pessoas comuns pelo mundo que nos rodeia", completou.

Apesar da grave paralisia e a dificuldade para se comunicar, ele continuou com suas pesquisas, já que a capacidade intelectual permaneceu intacta. “Ele era uma pessoa muito bem-humorada, que se tornou uma figura pública. O que é excelente pra Ciência. Divulgação científica de pessoas que realmente tiveram uma produção de peso como ele não é muito comum”, comentou Antônio Manesco.


Ciborgue de última geração - A reinvenção da cadeira de rodas


Para a doutora, o falecimento de Hawking traz de volta a discussão sobre relevância da Ciência para a sociedade. “As pessoas usam todo dia aparelhos sem saber como eles funcionam, quais os princípios físicos deles, e mais ainda como essas leis físicas foram descobertas. Por trás de toda essa tecnologia estão muitos anos de pesquisa em ciência básica que, apesar de não fazer parte do dia a dia das pessoas comuns e parecer não ter conexão nenhuma com a sociedade, é fundamental para o desenvolvimento de um país”, avaliou.


Divulgação científica
“Uma das coisas importantes que ele fez foi desenvolver a ideia de que buracos negros emitem uma radiação que se parece com uma evaporação. Esse fenômeno é conhecido como ‘Radiação Hawking’”, lembrou Antônio. A teoria do cientista se baseia em conceitos matemáticos decorrentes de efeitos quânticos. Mas para que leigos nos assuntos que se referem a astrofísica, o físico também escreveu diversos livros com uma linguagem mais acessível sobre gravidade, teoria quântica, relatividade e buracos negros, o que ajudou as pessoas a entenderem mais sobre esses temas que parecem tão distante para quem não é da área e o tornou mais próximo do público.
"Os buracos negros, por exemplo, um tema que aparentemente nada tem a ver com a nossa realidade, porém graças ao estudo de algoritmos para a detecção de miniburacos negros, hoje temos a tecnologia wi-fi", lembrou Bertha.



"Os buracos negros, por exemplo, um tema que aparentemente nada tem a ver com a nossa realidade, porém gracas ao estudo de algoritmos para a detecção de miniburacos negros, hoje temos a tecnologia WI-FI"




“Como o Hawking era uma figura pública, alunos e professores, mesmo não trabalhando na área, ficaram tristes com a partida dele. Ele foi a inspiração de muitas gerações de físicos que escolhemos esse caminho depois de ler os livros dele", disse Bertha, que também comentou sobre a relevância de se investir na Ciência no Brasil. “Fico torcendo para que os governos entendam a importância da pesquisa e não cortem as verbas dos nossos projetos”.


“Fico torcendo para que os governos entendam a importância da pesquisa e não cortem as verbas dos nossos projetos”


A professora explicou ainda que a importância do físico britânico para a evolução da Física foi fundamental e que as teorias dele serviram para entender melhor os buracos negros, a origem, o estado atual e futuro do Universo, e abrir uma ponte de comunicação entre a Relatividade e a Mecânica Quântica. "Um velho sonho de Einstein de unificação, que infelizmente até agora ninguém conseguiu realizar. Mas quem sabe um dia com as contribuições do Hawking, algum físico teórico ou um grupo consiga chegar nesse objetivo final.”


Stephen Hawking - Experimentando Gravidade Zero em 2005


“Na comunidade científica, muitos continuaremos estudando e tentando achar respostas aos muitos questionamentos que o Hawking nos deixou para continuar o legado dele", finalizou a doutora.



Stephen Hawking - Sua Vida e sua Obra - LINHA DO TEMPO




Documentário

NatGeo - O Universo de Stephen Hawking 





Leia também:

Computador mais antigo do mundo digital volta a funcionar em Museu



COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037


01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 -Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I

http://bit.ly/1zIu2s4

http://num.to/6944-5525-7037


Nenhum comentário:

Postar um comentário