quarta-feira, 21 de junho de 2023

O que pode ter acontecido com o submarino que sumiu durante expedição ao Titanic

O que pode ter acontecido com o submarino que sumiu durante expedição ao Titanic

Especialista explicou os problemas que o Titan pode ter enfrentando enquanto levava cinco pessoas até os destroços do navio.

Uma grande operação está em andamento no Atlântico Norte para localizar o submersível Titan, que desapareceu ao explorar os destroços do Titanic no domingo (18/06). O barco de pesquisa Polar Prince perdeu contato com a tripulação do Titan uma hora e 45 minutos após o início de sua descida. A Guarda Costeira dos Estados Unidos estimou que o submersível possuía entre 70 e 96 horas de oxigênio de emergência.



O que aconteceu com o Titan?

A expedição estava sendo conduzida pela empresa norte-americana OceanGate como parte de uma viagem de oito dias, na qual os convidados pagavam US$ 250 mil por pessoa para visitar o local do naufrágio. Movido a bateria, o Titan partiu com cinco pessoas a bordo. Em um artigo para o site The Conversation, Stefan B. Williams, Professor de robótica da Universidade de Sydney, na Austrália, abordou o que pode ter acontecido com a embarcação.


 

Destroços do Titanic (Imagem: NOAA/Institute For Exploration/University Of Rhode Island (NOAA/IFE/URI)/Domínio Público, via Wikimedia Commons)



Em um cenário otimista, o Titan pode ter perdido energia e possuir um sistema de segurança integrado que o ajudará a retornar à superfície, disse Williams. Por exemplo, ele pode estar equipado com pesos adicionais que podem ser soltos para aumentar instantaneamente sua flutuabilidade e trazê-lo de volta à superfície.


Uma outra hipótese é que a embarcação pode ter perdido energia e acabado no fundo do oceano. Isso seria mais problemático. O pior cenário é que tenha ocorrido uma falha catastrófica na estrutura de pressão. Embora o casco do Titan seja projetado para resistir a intensas pressões em grandes profundidades, qualquer defeito em sua forma ou construção pode comprometer sua integridade, havendo o risco de implosão.


Outra possibilidade é que tenha ocorrido um incêndio a bordo, como resultado de um curto-circuito elétrico. Isso poderia comprometer os sistemas eletrônicos do veículo, usados para navegação e controle da embarcação. Incêndios são eventos desastrosos em ambientes fechados subaquáticos e podem potencialmente incapacitar a tripulação e os passageiros.


"Atualmente, a maioria das pesquisas subaquáticas e trabalhos industriais offshore são conduzidos usando veículos não tripulados e robóticos. A perda de um desses veículos pode comprometer o trabalho que está sendo feito, mas pelo menos vidas não estão em risco. À luz desses eventos, provavelmente haverá intensa discussão sobre os riscos associados ao uso desses sistemas para apoiar o turismo de águas profundas", afirmou Williams.



Operação de Resgate - As buscas pelo submersível TITAN




TITAN (21.06.2023) - Continuam as buscas com a novidade
de terem detectado sons metálicos na região

https://www.youtube.com/watch?v=AeFKuHN3uKo



TITAN (23.06.2023)
A implosão do submersível
TRISTE FIM...

https://www.youtube.com/watch?v=Kida3naLnwU




TRISTE FIM...


TITAN (23.06.2023) - A implosão do submersível


Implosão do submarino Titan: veja 6 respostas sobre o colapso do veículo.


Professor de engenharia naval diz que a pressão exercida em um submersível a 3,8 mil metros de profundidade é equivalente a um elefante apoiado a cada pedaço de 5 x 5 centímetros (25 centímetros quadrados) do casco.


Os escombros encontrados no fundo do oceano levaram autoridades a afirmar que o submarino Titan implodiu, causando a morte dos cinco passageiros que iriam até o local do naufrágio do Titanic.


Um som compatível com o da implosão foi captado no domingo (18), poucas horas após o submarino mergulhar no Atlântico Norte.


Abaixo, veja perguntas e respostas sobre o que é a implosão e suas consequências:


.


01 - O que é implosão?


02 - 100 anos antes, por que o Titanic não implodiu?


03 - Qual a diferença entre o caso atual e o do submarino argentino?


04 - Como os materiais do Titan influenciaram na implosão?


05 - Qual o peso que a água exerceu sobre o veículo?


06 - O que pode ter contribuído para a implosão?


.


1 - O que é implosão?

É o que ocorre quando um objeto, uma estrutura ou um edifício colapsa ou desmorona em direção ao seu centro. É o oposto da explosão, na qual a força que leva à destruição é liberada para fora a partir do centro do objeto.


No caso do ambiente aquático, a implosão ocorreu em razão da pressão externa do mar ter superado a de dentro do submarino.



2 - 100 anos antes, por que o Titanic não implodiu?

Primeiro, por causa da própria estrutura do navio, aberta e não hermeticamente fechada como a de um submarino. O Titanic teve sua estrutura progressivamente invadida pela água. Não houve desequilíbrio da pressão externa com a do seu casco.



3 - Qual a diferença entre o caso atual e o do submarino argentino?

O submarino argentino ARA San Juan manteve seu casco relativamente íntegro após a implosão. À época, a Marinha da Argentina disse que o casco permaneceu bastante intacto, apenas com algumas deformações, e que todas as outras partes se desprenderam.


No caso do Titan, que não era feito integralmente de aço, a implosão terminou com sua fragmentação em escombros.



4 - Como os materiais do Titan influenciaram na implosão?

Segundo Thiago Pontin Tancredi, professor do curso de engenharia naval da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e supervisor do laboratório de simulação naval, o Titan era feito de fibra de carbono e titânio, dois materiais sobre os quais há pouco estudo acerca de como se comportam quando sujeitos a várias pressões diferentes.


Como é feito de fibra de carbono, a implosão deve ter causado um efeito similar ao vidro estilhaçado, se partindo em muitos pedaços. Já as partes em titânio devem se comportar como metal, ficando retorcidas, segundo a avaliação de Pontin.



5 - Qual o peso que a água exerceu sobre o veículo?

No caso do ambiente submarino, a medida de pressão é a mais exata para nos referirmos às forças que atuam sobre um objeto e ela não pode ser não pode ser diretamente convertida em uma medida de peso, pois a pressão é uma força por unidade de área, enquanto o peso é uma força devido à gravidade sobre um objeto.


Mas é possível fazer estimativas em quilos-força por centímetro quadrado (kgf/cm²).


Considerando o formato do objeto, que não era plano e se assemelhava vagamente a uma gota, o professor de engenharia naval afirma que a pressão exercida em um submersível a 3,8 mil metros de profundidade é equivalente a um elefante apoiado a cada pedaço de 5 x 5 centímetros (25 centímetros quadrados) do casco.



6 - O que pode ter contribuído para a implosão?

Segundo o professor Tancredi, um dano na estrutura do casco é uma das causas possíveis da implosão.


"Quando submerge e emerge, [o submarino] vai acumulando danos. Não é porque fez a missão uma vez que é seguro. Fazer a missão uma vez significa que ele estava bem dimensionado, mas vai acumulando amassados e trincas, o que pode levar a uma falha estrutural", afirma Thiago.


A implosão ocorre justamente quando a pressão da água esmaga o casco do submarino, comprimindo-o para dentro.


Ainda de acordo com o professor e engenheiro naval Thiago Pontin, um pequeno amassado no casco, ainda que represente algo em torno de 2% de toda a sua superfície, já é suficiente para reduzir a profundidade máxima de operação de um submarino em 50%.


Além de fissuras ou rupturas no casco, outra possibilidade para a implosão de um submarino é justamente a extrapolação do limite de profundidade para o qual foi projetado. Em um caso como esse, mesmo com casco íntegro e sem qualquer problema a bordo, a estrutura pode entrar em colapso se for submetida a pressões maiores do que aquelas para as quais foi projetada.


Ainda no caso de um submarino de guerra, uma implosão poderia ter relação com a detonação de um dos armamentos por ele é transportado.


FONTE DA FINALIZAÇÃO: G1
(https://g1.globo.com/ciencia/noticia/2023/06/23/implosao-do-submarino-titan-veja-duvidas-e-respostas-sobre-o-que-aconteceu-no-colapso-do-veiculo.ghtml





FONTE: THE CONVERSATION




Leia também:

00 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY

01 - Hitler e seu exército eram viciados em drogas pesadas

02 - Humanos já domesticavam cães nas Américas há 10 mil anos

03 - Como funciona o negócio que transforma mortos em diamantes

04 - Comida que ilumina - as batatas como fonte de geração de energia elétrica

05 - Desvendado o mistério de um chupa-cabras na Argentina

06 - Brasileiros têm 4º maior consumo de álcool das Américas, diz OMS

07 - 10 musicas mais tocadas nos anos 80

08 - 5 castigos inusitados — e perversos — do passado

09 - A Estratégia das Aranhas - Natureza

10 - O dia mais curto da história - Terra gira mais rápido de modo anormal e bate recorde





SEGUIR ESTE BLOG:

https://bit.ly/33sTp93





COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037


01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - LIVROS ONLINE - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 - Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I
18 - Armazenador de Arquivo - https://bit.ly/2JdMfNF
19 - JogosRBL6 Plus V2 - 4 Full Set - https://bit.ly/2Qqtt6g
20 - Lista de Links Ancorados - Junho de 2019 - https://bit.ly/2Kvty7M

http://bit.ly/1zIu2s4

http://num.to/6944-5525-7037

https://bit.ly/33sTp93






Nenhum comentário:

Postar um comentário