quinta-feira, 29 de junho de 2023

VINTAGE- A retrocomputação e a nostalgia por tecnologias do passado estão conquistando as pessoas

 VINTAGE - A retrocomputação e a nostalgia por tecnologias do passado estão conquistando as pessoas

Compras de computadores no início dos anos 80. Entre os sistemas reconhecíveis está um Apple, um Atari 800, um Osborne 1, um IBM PC e um Commodore SuperPET.


O Fator Nostalgia

Há algo de mágico em segurar uma peça de tecnologia vintage em suas mãos. Seja um computador antigo, uma máquina de escrever ou um toca-fitas, essas máquinas evocam uma sensação de nostalgia difícil de descrever. Talvez seja a sensação tátil das teclas ou a forma como a máquina zumbe e ronrona ao ganhar vida. Seja o que for, conquistou os corações e as mentes das pessoas em todo o mundo, levando a uma onda de retrocomputação e sentimentalismo tecnológico vintage.



O Sinclair ZX Spectrum, lançado em 1982. (Fonte: Wikimedia Commons)



Em sua essência, a retrocomputação é revisitar o passado. Trata-se de ressuscitar máquinas dos anos 70, 80 e 90 e ver o que elas podem fazer na era moderna. Para alguns, é uma chance de reviver a juventude e recapturar a sensação de admiração e emoção. Para outros, trata-se de descobrir as raízes da computação moderna e explorar a história da tecnologia que moldou nosso mundo.


Um dos principais impulsionadores dessa tendência é a ascensão da internet e a facilidade de acesso à informação. Não estamos mais limitados à tecnologia disponível em nossas lojas ou bibliotecas locais. Podemos pesquisar e encontrar praticamente qualquer coisa online, desde manuais obscuros até componentes de hardware raros. Isso tornou mais fácil do que nunca mergulhar no mundo da retrocomputação e começar a explorar.



Um Commodore 64 com drive de disquete. (Fonte: Wikimedia Commons)



Outro fator é a acessibilidade da tecnologia vintage. Embora alguns itens raros possam alcançar preços altos, muitos entusiastas da retrocomputação são capazes de construir coleções impressionantes sem gastar muito. Mercados de pulga, brechós e leilões online são ótimas fontes de tecnologia vintage, e muitas máquinas podem ser adquiridas por uma fração do custo original.



Apresentado no Consumer Electronics Show em janeiro de 1982, o Commodore 64 era um computador doméstico barato e popular. Ele usava um processador MOS 6510 de 1 mHz e tinha 64 kilobytes de memória RAM - daí seu nome. O preço inicial de varejo era de $ 595, mas em maio de 1983 caiu para $ 250.

(Fonte: https://americanhistory.si.edu/collections/search/object/nmah_334636).




Mas não se trata apenas das próprias máquinas. É sobre a comunidade que cresceu ao seu redor. Os entusiastas da retrocomputação são um grupo apaixonado e dedicado e adoram compartilhar seus conhecimentos e experiências com outras pessoas. Fóruns online, grupos de mídia social e encontros locais oferecem oportunidades para os entusiastas se conectarem, trocarem histórias e colaborarem em novos projetos.


Para muitos, a retrocomputação também é uma forma de escapar do mundo acelerado da tecnologia moderna. Em um mundo onde smartphones e laptops dominam nossas vidas, há algo revigorante em voltar no tempo e trabalhar com uma máquina que possui uma interface mais simples e tátil. É uma chance de desacelerar e apreciar a tecnologia pelo que ela é, sem as distrações de notificações por e-mail e atualizações de mídia social.




Commodore Amiga 500, computador de 16 bits. O sistema de computador pessoal Amiga 500, retratado com um monitor, um mouse, um teclado e uma unidade de disquete. 1987. (Fonte: Wikimedia Commons).


Em última análise, a retrocomputação e o sentimentalismo da tecnologia vintage são mais do que apenas as próprias máquinas. Eles tratam de explorar nosso passado, conectar-se com entusiastas que pensam da mesma forma e encontrar novas maneiras de apreciar a tecnologia que moldou nosso mundo. E como a tendência continua a crescer, fica claro que há um fascínio profundo pela tecnologia vintage que não vai desaparecer tão cedo.




A alegria da restauração

Para muitos entusiastas da retrocomputação, a emoção da caçada é apenas parte da diversão. A verdadeira emoção vem da restauração de máquinas antigas à sua antiga glória. Seja um Commodore 64 velho e empoeirado ou um clássico Apple Macintosh, há algo imensamente satisfatório em trazer uma relíquia tecnológica vintage de volta à vida.


Um Apple Macintosh Plus com um disco rígido (HD) conectado a ele. 
(Fonte: Wikimedia Commons).


Os projetos de restauração podem variar de simples limpeza e reforma a atualizações completas de hardware e mods de software. Alguns entusiastas se especializam em uma determinada marca ou era, enquanto outros gostam de assumir qualquer projeto que apareça. Mas não importa qual seja o escopo do projeto, o processo é sempre o mesmo: começar com uma velha máquina surrada e gradativamente trazê-la de volta à condição de trabalho.


Uma das principais habilidades na restauração é a solução de problemas. Ao trabalhar com tecnologia vintage, é inevitável que você tenha problemas. Os componentes podem estar corroídos ou desgastados, os fios podem estar desgastados e o software pode apresentar falhas ou não funcionar. A chave é abordar cada problema metodicamente, usando uma combinação de conhecimento técnico e criatividade para encontrar uma solução.



"Ah sim, antigamente - 1980". Quando um disco rígido de 10 MB custava 3.495 USD.
Levando em consideração a inflação, seriam 12.680 USD hoje!



Outro aspecto importante da restauração é a autenticidade. Muitos entusiastas da retrocomputação se orgulham de preservar a aparência original de suas máquinas, até os decalques e etiquetas. Isso significa vasculhar o eBay e outras fontes em busca de peças de reposição ou até mesmo fabricar componentes personalizados do zero. É um trabalho de amor, mas o resultado final é uma máquina que parece e funciona exatamente como quando foi lançada.


Claro, a restauração tem seus desafios. A tecnologia vintage costuma ser meticulosa e temperamental, e pode exigir muita paciência e perseverança para que tudo funcione sem problemas. Mas para aqueles que amam o processo, não há nada mais satisfatório do que o momento em que uma máquina velha volta à vida, exibindo seus logotipos familiares e telas de carregamento pela primeira vez em décadas.


Além da satisfação de restaurar uma máquina, existe também a alegria da descoberta. Muitos entusiastas de tecnologia vintage apreciam a oportunidade de explorar o software e o hardware de máquinas antigas, aprendendo como funcionam e experimentando novos aplicativos e mods. Isso pode levar a descobertas e inovações surpreendentes, pois os entusiastas encontram novas maneiras de ultrapassar os limites dessas máquinas clássicas.



Quando a tecnologia era moderna!



No geral, a restauração é uma parte fundamental do movimento de retrocomputação e sentimentalismo tecnológico vintage. É uma forma de preservar nossa herança tecnológica, aprender novas habilidades e nos conectar com outros entusiastas. E à medida que a comunidade continua a crescer, o número de máquinas restauradas continuará a aumentar, trazendo o passado à vida de maneiras novas e empolgantes.



Parte 3:
Expressão criativa por meio da tecnologia vintage

Além do fator nostalgia e da alegria da restauração, muitos entusiastas da retrocomputação são atraídos pela tecnologia vintage por sua capacidade única de promover a expressão criativa. Da música à arte e aos jogos, as máquinas antigas oferecem uma tela para experimentação e inovação que é difícil de encontrar no mundo de alta tecnologia de hoje.


Uma das formas mais populares de expressão criativa na retrocomputação é a música chiptune. Este gênero de música usa os chips de som encontrados em consoles de videogames clássicos e computadores para criar melodias cativantes e melódicas que evocam os sons da era de 8 e 16 bits. Os artistas do Chiptune usam uma variedade de ferramentas de software e hardware para criar suas músicas, desde rastreadores personalizados até consoles e computadores modificados. E graças à popularidade do gênero, agora existem festivais e shows de chiptune em todo o mundo, reunindo entusiastas para celebrar a música e as máquinas que o tornam possível.


Outra área de expressão criativa na retrocomputação é a arte digital. De pixel art a arte ASCII e glitch art, há uma variedade de estilos e técnicas que os artistas usam para criar obras de arte impressionantes usando tecnologia vintage. Alguns artistas até usam o próprio hardware antigo como tela, modificando as máquinas para criar novos efeitos visuais e animações. E, graças à acessibilidade da tecnologia vintage, até mesmo os iniciantes podem começar a trabalhar com arte digital usando apenas um computador clássico ou console de jogos e algumas ferramentas de software.


Os jogos também são uma importante área de foco para os entusiastas da retrocomputação. Embora os jogos modernos ofereçam gráficos impressionantes e jogabilidade envolvente, há algo especial na simplicidade e no charme dos jogos clássicos. De plataformas a RPGs e aventuras de texto, os jogos antigos oferecem a chance de experimentar os jogos como eram nos primeiros dias. E graças à próspera comunidade de jogos retrô, há muitos recursos disponíveis para os entusiastas descobrirem e jogarem jogos clássicos em seu hardware vintage favorito.


Finalmente, há o aspecto DIY da tecnologia vintage que atrai muitos tipos criativos. Desde a construção de hardware personalizado até a criação de mods de software, existem infinitas possibilidades para quem deseja mexer em suas máquinas e criar algo novo. Seja adicionando novas funcionalidades a uma máquina antiga ou construindo um gabinete de fliperama personalizado, o potencial criativo da tecnologia vintage é limitado apenas pela imaginação e habilidade técnica de cada um.


No geral, a capacidade de se expressar criativamente por meio da tecnologia vintage é uma grande força motriz por trás do movimento de retrocomputação e sentimentalismo tecnológico vintage. Seja criando música, arte ou jogos, ou simplesmente mexendo em máquinas antigas para ver o que é possível, a comunidade está cheia de indivíduos criativos e inovadores apaixonados por ultrapassar os limites da tecnologia vintage.




O PADRÃO MSX NO PRODUTO 'EXPERT GRADIENTE' FOI O PRIMEIRO MICRO QUE OBTIVE CONTATO NA LINGUAGEM BASIC, ISTO QUANDO CRIANÇA NO CEMG...







OS 'DISPOSITIVOS DE ARMAZENAR DADOS' TEM A SUA HISTÓRIA A PARTE...






HISTORIA - A EVOLUÇÃO DOS COMPUTADORES







Fonte: NMAH







Leia também:

00 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY

01 - Foi quase - César Lattes

02 - DESAFIO DA BBC - você leu no máximo seis desses 100 livros

03 - A Pata da Gazela - Parte 3 de 3 - José de Alencar

04 - Mistério da palavra que brota do mar é revelado

05 - Pirata do Espaço - Anos 80

06 - ESPAÇO PERIGOSO - China pretende atingir asteroide com projétil para evitar que ele colida com a Terra

07 - Placas de chumbo amaldiçoadas são descobertas em túmulo na Grécia

08 - Os 10 documentos mais antigos

09 - Os Alarmes soam quando somem as Borboletas

10 - Filipino se surpreende ao encontrar cobra com par de pés

11 - A megafusão entre galáxias que deu origem à Via Láctea como a conhecemos hoje

12 - O Gandhi Nuclear - James Lovelock

13 - Britânica tem coleção com mais de 5 mil sabonetes

14 - Pesquisadores encontram Casa dos Mortos perto do Stonehenge

15 - 5 grandes mistérios da física contemporânea

16 - Pólo Aquático - Olimpiadas

17 - Um código ao alcance de todos - A linguagem visual.

18 - Alexandre O Grande - A descoberta que poderá invalidar 2 mil anos de estudos acadêmicos

19 - Pescador encontra peixe mutante próximo à Fukushima

20 - Mulheres atraentes fazem homens parar de pensar

21 - Quem tem medo dos Clones ? - Clonagem

22 - Me dê uma luz - Biologia

23 - Encontrado avião militar dos EUA que caiu no RN durante a II Guerra

24 - Caatinga - Região Selvagem

25 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY

26 - Cientistas identificam pontos de calor misteriosos em pirâmide do Egito

27 - O que fazer em caso de explosão nuclear ?

28 - Deu branco no Coral - Ecologia

29 - NASA divulga espetacular vídeo de Marte no aniversário da sonda Curiosity

30 - Caçadores de Mitos - Mythbusters chega ao fim :-(

31 - Modelo se nega a amamentar o filho e diz que peitos são só para sexo

32 - World Wide Web - 13 principais momentos

33 - A Vida de um Atleta Sexual - Biologia

34 - Viagem ao planeta vermelho - Marte

35 - O mundo sem petróleo - Energia

36 - Revelação pode mudar tudo que sabemos sobre Tutancâmon

37 - Idéia do horário de verão surgiu antes mesmo da luz elétrica

38 - Descoberto na ilha de Chipre um poço da Idade da Pedra

39 - O Mundo vai acabar - Fim dos tempos

40 - Zumbi de Last of Us foi inspirado em praga de inseto

41 - Uma viagem submarina - Beatles 1968

42 - Academia Brasileira de História em Quadrinhos é inaugurada no Rio com 60 mil exemplares

43 - Imensa rede de cidades é descoberta em torno de templo no Camboja

44 - Iluminação das cidades piora poluição do ar

45 - Novos estudos fecham o cerco sobre a explicação da origem da vida

46 - Arqueólogas acham ossada de criança de 3.500 anos no Piauí

47 - Coleção Saiba Mais - Dinossauros

48 - As assombrosas previsões de “De Volta para o Futuro 2” que hoje são realidade

49 - Manuscritos do Mar Morto revelam forma diferente da Arca de Noé

50 - Conheça a Ilha de Poveglia e entenda porque é a ilha mais assombrada do mundo

51 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY





AGORA A HORA DO BRINDE:



CAVERNA DO DRAGÃO


Anos 80 e 90 de Sucesso Caverna do Dragão 

(Dungeons and Dragons) foi um desenho animado criado em 1983, nos Estados Unidos, baseado no jogo de RPG do mesmo nome, que fazia muito sucesso na época.  

(VEJA O "EPISÓDIO FINAL + TODOS EPISÓDIOS" POSTADOS DEPOIS DO TEXTO) 









FAV 173 de 1001 - Abril de 2020  Segue abaixo as 173 músicas 

FAVORITAS selecionadas por mim entre as 1001 da coleção  "1001 

Songs You Must Hear Before You Die".  







FACES DA MORTE - Divulgaram que a temida série é ficção

As cenas explícitas e perturbadoras eram gravadas com atores.

“Faces da Morte” é uma polêmica série em VHS que todo adolescente dos anos 80/90 queria assistir, mas nem todos tinham coragem para isso.

http://publicadosbrasil.blogspot.com/2020/11/faces-da-morte-divulgaram-que-temida.html








SEGUIR ESTE BLOG:

https://bit.ly/33sTp93





COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037


01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - LIVROS ONLINE - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 - Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I
18 - Armazenador de Arquivo - https://bit.ly/2JdMfNF
19 - JogosRBL6 Plus V2 - 4 Full Set - https://bit.ly/2Qqtt6g
20 - Lista de Links Ancorados - Junho de 2019 - https://bit.ly/2Kvty7M

http://bit.ly/1zIu2s4

http://num.to/6944-5525-7037

https://bit.ly/33sTp93


C= 1.499.852







Nenhum comentário:

Postar um comentário