domingo, 8 de março de 2015

Você conhece as grandes inventoras da nossa história e suas criações maravilhosas ?


Você conhece as grandes inventoras da nossa história e suas criações maravilhosas ?


Apesar dos campos da ciência e da tecnologia, como tantos outros, permanecerem, por séculos, restritos ao trabalho dos homens, por preconceito e imposição de gêneros, não foram poucas as mulheres que conseguiram ultrapassar essa barreira e colaborar com seu talento e lucidez ao mundo.


O Dia Internacional da Mulher é um bom momento para elaborar uma lista com algumas das mais importantes inventoras da história.

Os elementos químicos de Marie Curie: Marie Salomea Sklodowska Curie foi a primeira estudiosa a identificar o Polônio (Po) e o Rádio (Ra) como elementos químicos. O primeiro recebeu seu nome por causa do país de nascimento de sua descobridora: Polônia. Ela ganhou o Prêmio Nobel da Física em 1903 (dividido com o seu marido Pierre e com Henri Becquerel) e o de Química em 1910.

A máquina de lavar louças de Josephine Cochrane: uma vez que as mulheres do século XIX se dedicavam quase que completamente às tarefas domésticas, não é de se estranhar que muitas de suas grandes invenções estejam direcionadas ao aperfeiçoamento desse trabalho. Sendo assim, Josephine Cochrane inventou a máquina de lavar louças, aparelho que lhe valeu o prêmio de “melhor construção mecânica” na Exposição Universal de Chicago, em 1893.

O “proto Wi-Fi” de Hedy Lamarr: estrela do cinema e espiã dos aliados na Segunda Guerra Mundial, Lamarr inventou um sistema de comunicação secreto, baseado na comutação de frequências – uma versão primitiva do que hoje conhecemos como Wi-Fi.

A “Senhora Edison”, Beulah Louise Henry: inventora que trabalhava em sua própria casa, Henry patenteou 50 criações, entre elas um refrigerador, bonecas de olhos coloridos, esponjas com sabão para crianças e uma máquina de escrever capaz de fazer quatro cópias de um documento.

O Kevlar de Stephanie Kwolek: química de profissão, Kwolek inventou o Kevlar, uma fibra muito leve e até cinco vezes mais resistente que o aço, usado atualmente na fabricação de coletes à prova de balas, velas náuticas, cabos submarinos e roupas ignífugas (que evitam incêndios).

Fonte: Quo



Enriqueça sua leitura:



http://bit.ly/1zIu2s4


Nenhum comentário:

Postar um comentário