segunda-feira, 15 de maio de 2017

Mortes, medo e o avanço da epidemia de febre amarela em Campinas no final do século XIX


Mortes, medo e o avanço da epidemia de febre amarela em Campinas no final do século XIX

Epidemia chegou de trem em Campinas em 1897 (Foto: Reprodução/ EPTV)


Impactos, dramas vivenciados pela população que não entendia como a doença era transmitida, além do retorno na forma silvestre são assuntos da série 'A Peste', da EPTV.


Em fevereiro de 1889, a riqueza do café impulsiona a economia de Campinas (SP). O município 
competia com São Paulo para ser a capital do estado. No entanto, a chegada da febre amarela interrompeu a efervescência política e social vivida pelo município. Foram três mil mortos e seis epidemias em nove anos.

Os impactos, os dramas vivenciados pela população que não entendia como a doença era transmitida, além do retorno da febre amarela neste ano, na forma silvestre, são assuntos da série "A Peste", produzida pela EPTV, Afiliada TV Globo, que começa nesta segunda-feira (15/05/2017). Serão quatro reportagens especiais que vão relembrar esse capítulo marcante da história do município.


Rua Dr Quirino, na época da epidemia de febre amarela, em Campinas 
(Foto: Acervo MIS Campinas) 


Falta de higiene
Segundo o historiador Jorge de Alves Lima, a maior cidade do interior na época, vivia uma efervescência política, mas era atrasada na quesito saúde pública. “As pessoas despejavam todos os detritos fecais, o lixo, as imundícies, eram todas colocadas em praça”, afirma.

No entanto, Lima conta que a falta de higiene era um problema cultural, mas não só do município. No Rio Janeiro e Santos, devido às péssimas condições sanitárias, nessa mesma época, a epidemia de febre amarela avançava e fazia vítimas.

Campinas não ficou imune e teve seu desenvolvimento interrompido pela chegada de trem da doença em 1889. Do litoral, o vírus desembarcou na cidade com um poder devastador.


“O mosquito veio aboletado nas malas, nos bagageiros dos trens que vinham para Campinas", afirma.

 Historiador fala sobre epidemia de febre amarela que matou
mais de 3 mil pessoas em Campinas (Foto: Reprodução/ EPTV)



Assassino misterioso
Nessa época, o mosquito era um assassino misterioso. O tempo corria e a doença se espalhava de forma silenciosa. A epidemia avançava rapidamente o os hospitais não tinham estrutura para atender tantos doentes. Todos os dias os jornais da época atualizam o número de mortos. A demanda era tão grande que os corpos demoravam para serem enterrados, alguns ficavam jogados nas ruas.

A maior parte das vítimas da doença está enterrada no Cemitério da Saudade, que era conhecido nesse período como Cemitério do Fundão.

“O governo municipal teve que adquirir a área do lado direito, da entrada, e a área do lado esquerdo, para ampliar o campo onde podia sepultar as vítimas”, ressalta Lima.


A doença arrasou Campinas. Segundo o historiador, foram três mil mortos no município, num período de nove anos e seis epidemias entre 1889 e 1897.


Casos de febre amarela silvestre reaparecem em 
Delfinópolis (Foto: Reprodução/ EPTV)


Retorno
Em 2017, 128 anos depois, a febre amarela volta a assustar. Mas, a doença ressurgiu na forma silvestre. "O vírus da febre amarela silvestre é o mesmo da urbana, o que muda é o vetor", explica o infectologista André Ribas. Desde 1942 não há casos do tipo urbano no Brasil.

E o mosquito é o único vilão, já que os macacos não transmitem a febre amarela. São vítimas como o ser humano. E aparecem mortos primeiro, por isso, tem papel importante para impedir o avanço da doença.

O perigo é quando não aparece macaco morto ou ninguém notifica o óbito deles para o controle de zoonoses e o vírus já está presente. Foi o que aconteceu em Delfinópolis (MG).


Mortes
No município ninguém podia imaginar que a febre amarela se escondia nas belezas naturais da cidade. Quatro pessoas que frequentaram matas e cachoeiras dessa região pegaram a doença, três morreram. Uma das vítimas foi Joversi Santos Guardia, de 47 anos. Ela morava em Paulínia.

Após as mortes, a reação das autoridades sanitárias de Delfinópolis, que tem cerca de 7 mil habitantes, foi imediata. O município fez bloqueio e vacinação da população. Foi um período de pânico, especialmente pelo passado da região, que já sofreu com a doença há mais de 100 anos.

No pé da Serra do Cemitério, que tem esse nome pelos corpos que estão lá enterrados, cruzes relembram as vítimas que morreram em decorrência da febre amarela no passado. Uma marca que o tempo não apaga na memória da população.


Cemitério na serra de MG onde vítimas de febre amarela foram enterradas 
há mais de 100 anos (Foto: Reprodução/ EPTV)




Leia também:

RECOMENDADO PARA VOCÊ

LISTA DE DICAS !!!


COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg

http://bit.ly/1zIu2s4


Nenhum comentário:

Postar um comentário