sábado, 15 de maio de 2010

Google quer 'reinventar' o e-mail com novo serviço na web

28/05/09 - 19h13 - Atualizado em 28/05/09 - 19h21

Google quer 'reinventar' o e-mail com novo serviço na web
'Google Wave' pretende ser plataforma colaborativa de projetos.
Objetivo é permitir edição de conteúdos on-line em tempo real.

O Google anunciou nesta quinta-feira (28) o “Google Wave”, serviço que vai rodar em navegadores web, combinando elementos de e-mail, mensagens instantâneas, enciclopédias colaborativas e compartilhamento de fotos. O objetivo, segundo a empresa, é mudar a forma pela qual as pessoas colaboram em projetos ou discutem assuntos específicos.

O Google deu uma prévia do serviço nesta quinta, durante sua conferência anual de desenvolvedores de software em Mountain View (Califórnia, EUA). A ferramenta deve estar disponível para o usuário final ainda em 2009. Até lá, a empresa espera que os desenvolvedores independentes tenham criado novos usos para o serviço.

Entre outras coisas, a empresa espera que o Wave consiga se estabelecer entre os serviços mais populares da internet, como o Twitter, o Facebook e e-mails", disse Lars Rasmussen, gerente de engenharia do Google.

Ideia de irmãos
Lars e seu irmão, Jens, ajudaram a construir o serviço de mapas do Google, que se multiplicou para uma variedade de aplicações desde seu lançamento em 2005. Com essa experiência, os irmão Rasmussens querem dar tempo para que os programadores independentes testem as novas possibilidades antes de lançar o produto para o público.

"Nós começamos dizendo para nós mesmos: 'como seria o e-mail se ele fosse inventado hoje?'", diz Lars, que trabalhou no desenvolvimento do Wave na Austrália, com seu irmão e outros três funcionários do Google.

O Wave foi projetado para facilitar as conversas de e-mail, oferecendo ferramentas para destacar determinados trechos das conversas. Em mensagens instantâneas, um usuário vai poder ver o que os outros estão escrevendo enquanto digitam - ao menos alterem as configurações de privacidade. Fotos e outros aplicativos on-line, chamados de "widgets", também poderão ser incorporados ao serviço.

O Google Wave também poderia facilmente funcionar com o sistema de publicidade utilizado pelo Gmail, mas Lars diz que ainda é muito cedo para prever como a empresa poderia lucrar com o serviço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário