domingo, 9 de maio de 2010

Internet é palco de manifestos para o 'dia do orgulho nerd'

25/05/09 - 09h30 - Atualizado em 25/05/09 - 20h20

Internet é palco de manifestos para o 'dia do orgulho nerd'
Data faz referência à estreia do primeiro filme da série 'Star wars', em 1977.
Vídeos e comunidades defendem os direitos da 'categoria'.




Foto: Reprodução Sociedade de Promoção Geek distribui emblemas para identificar membros em sites e redes sociais (Foto: Reprodução) Entusiastas de tecnologia de todos os cantos do planeta comemoram nesta segunda-feira (25) o Dia Mundial do Orgulho Nerd - de preferência, conectados. A iniciativa, criada em 2006 na Espanha e também conhecida como Dia Mundial do Orgulho Geek, foi a forma bem-humorada encontrada para lutar pelo direito de uma pessoa ser nerd, sem sofrer preconceito.

Não por coincidência, a data escolhida faz referência à estreia do primeiro filme da série Star Wars, em 25 de maio de 1977, um fenômeno mundial, principalmente entre nerds e geeks.

Nessa mesma linha, o vídeo “I am a geek!” é um projeto colaborativo produzido pela Sociedade de Promoção Geek (Society of Geek Advancement, em inglês), com o objetivo de apoiar o público antenado com as novas tecnologias.

O vídeo, recentemente publicado no YouTube, informa que, na gíria norte-americana, a palavra geek significa uma pessoa com interesse em tecnologia, especialmente computação e novas mídias. Alguém que "busca habilidades e imaginação, e não aceitação social da maioria".




O vídeo 'I am a geek' faz uma defesa da 'categoria' (Foto: Reprodução)

Nerd ou geek?
Muita gente acha que nerd e geek são sinônimos. Os aficionados por novas tecnologia, no entanto, gostam de diferenciar essas duas "espécies". No sentido geral, nerd é uma palavra em inglês que se refere a alguém que estuda excessivamente. E, apesar de o gosto por bits e bytes não estar necessariamente ligado ao significado original do termo, geralmente os nerds são conhecidos pelo seu interesse acima da média em computadores e tecnologia, além de conteúdo acadêmico.

Ainda na área tecnológica, o nerd – por ser geralmente mais introvertido - é um pouco menos geek. Os próprios geeks enfatizam que não são apenas competentes na parte técnica - como os nerds -, como também se saem bem na interação social.

Já de acordo com o dicionário de língua inglesa Webster, a palavra geek geralmente se refere a "pessoa de personalidade incomum ou esquisita", que não dispensa novidades, sendo que a maioria adora computadores. Em uma descrição bastante simplificada, os geeks são os "jogadores, fãs de ficção científica, de filmes como Star Wars e Star Trek, programadores", entre outras figuras encontradas por aí com certa frequência.

Ainda segundo o dicionário, como as pessoas estão se tornando cada vez mais dependentes da tecnologia, os geeks acabam se destacando na sociedade. Enfim, o geek é um nerd mais 'descolado', uma figura mais popular, com uma vida social mais ativa e interesses mais variados.

A vingança dos nerds (e dos geeks)
E, se no início muitos tinham vergonha em serem chamados de nerd ou geek, hoje em dia essa denominação traz muito orgulho aos aficionados por tecnologia. Afinal, como eles fazem questão de frisar, muitos dos homens mais ricos e poderosos do mundo atualmente fazem parte desse grupo: Bill Gates (Microsoft), Steve Jobs (Apple), Mark Zuckerberg (Facebook), Biz Stone (Twitter), Sergey Brin e Larry Page (Google), por exemplo.

Como diz a letra cheia de humor da música “Escolha já seu nerd”, do grupo Os Seminovos, “o nerd de hoje é o cara rico de amanhã”. Segundo a banda, a canção é tanto “um hino em louvor aos nerds”, como “uma dica importante para todas as garotas que procuram o homem ideal!”.




Grupo lançou a música 'Escolha já seu nerd' no YouTube. (Foto: Reprodução)
Já o cantor "Weird Al" Yankovic satiriza o universo nerd na letra de "White and nerdy" ("Branco e nerd", em português), cujo clipe já teve mais de 4,3 milhões de acessos em um dos endereços disponíveis no YouTube.

No fim do ano passado, uma "boy band" dos nerds também fez sucesso com "Computer friends", um clipe engraçadinho repleto de referências a gigabytes, memória RAM, firewall, e disco rígido. “Já vi diversas camisetas do tipo ‘amo nerds’ e conheço mulheres que gostam desse estilo. Acho que isso faz sentido, porque uma pessoa inteligente é sempre mais interessante do que um idiota”, disse ao G1 Barry Flanagan, um dos integrantes da dupla "Sniper twins".

Assim, os geeks vão ampliando seus domínios não só no terreno da tecnologia, como também na indústria do entretenimento.Como diria o grupo The Faint, na canção “The Geeks were right”, "eu vi o futuro, e os geeks estavam certos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário