segunda-feira, 28 de junho de 2010

Geólogos da Indonésia encontram fóssil de elefante gigante

19/06/09 - 15h27 - Atualizado em 19/06/09 - 17h14

Geólogos da Indonésia encontram fóssil de elefante gigante
Criatura pode ter alcançado cerca de dez toneladas.
Paquiderme ainda não foi datado pelos especialistas.

Geólogos da Indonésia dizem ter encontrado um fóssil de um elefante gigante pré-histórico em uma escavação na ilha de Java. Um pedaço de uma presa de 2.5 metros da espécie extinta foi inicialmente descoberto há cinco anos por um geólogo que trabalhava em um projeto de mapeamento geológico em Blora, na província de Java Central.




Tamanho do animal surpreendeu (Foto: BBC)
Em março deste ano, uma pedreira que ficava no local teria desmoronado e exposto mais partes da presa e alguns ossos do elefante, o que chamou a atenção de uma equipe de geólogos que estavam perto do local na ocasião.

A equipe, junto com pesquisadores australianos da Universidade de Wollongong, trabalharam durante um mês para escavar o esqueleto gigante e transportá-lo para o Museu de Geologia da Indonésia em Bandung, na província de Java Ocidental.

Segundo cientistas do museu, o elefante media quatro metros de altura, cinco metros de comprimento e pesava aproximadamente 10 toneladas. Ainda não se sabe ao certo qual a idade do fóssil, mas, de acordo com os cientistas, estudos preliminares indicam que o animal poderia ter vivido 200 mil anos atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário