domingo, 22 de agosto de 2010

Tornozelo torcido sara mais rápido com gelo

24/06/09 - 16h08 - Atualizado em 24/06/09 - 16h08

Tornozelo torcido sara mais rápido com gelo do que com calor, diz especialista
Testes comparativos foram realizados com acidentados americanos.
Uso do frio fez com que recuperação fosse duas vezes mais rápida.




Foto: Leif Parsons/NYT Torceu o tornozelo? Prefira gelo (Foto: Leif Parsons/NYT)É bom aplicar calor a um tornozelo torcido?

Torções no tornozelo são uma das lesões mais comuns no esporte. Elas levam cerca de um milhão de americanos às clinicas todos os anos e causam problemas crônicos para muitas pessoas. O problema está claro, mas o tratamento de primeiros socorros, não: frio ou calor?

Muitas pessoas depositam total confiança no calor, afirmando que ele alivia a dor e promove a cura ao estimular o fluxo sanguíneo. Outros defendem o frio, precisamente pelo fato de que ele faz o inverso, diminuindo o fluxo sanguíneo e minimizando a inflamação.

Segundo pesquisas, o gelo é o grande vencedor. Em diversos estudos, cientistas compararam o calor e o frio ao designar aleatoriamente pessoas que apareciam em clínicas esportivas com torções para receber um tratamento ou outro, além de um analgésico, como o ibupofreno. Um relevante estudo descobriu que a imediata terapia com gelo "resultou em um retorno mais rápido às atividades, quer dizer, a capacidade de andar, subir escadas, correr e pular, sem dor".

Em pessoas com as lesões mais graves – incluindo ruptura de ligamentos –, o tratamento com gelo resultou em uma recuperação de 13 dias, em comparação aos trinta dias para os indivíduos tratados com aplicação de calor. Para melhores resultados, especialistas recomendam proteção, descanso, gelo, compressão e elevação. Eles alertam que o gelo só deve ser aplicado 20 minutos de cada vez.

Desta forma, conclui-se que o gelo é muito melhor que a aplicação de calor nos casos de torção do tornozelo.

Um comentário:

  1. ONDE ESTÁ O LIVRO DO GUIMARÃES ROSA QUE VOCÊS DISSERAM NO SITE 4SHARED.COM QUE ESTARIA AQUI?

    ResponderExcluir