sexta-feira, 17 de junho de 2011

Recorde nas alturas - ENGENHARIA

Recorde nas alturas - ENGENHARIA

UM SENHOR PORTÃO

O mais alto monumento do mundo é o Portão para o Oeste, o arco da cidade de Saint Louis, às margens do rio Mississipi, nos Estados Unidos. Principal atração do Estado de Missouri, a obra foi concluída em outubro de 1965. Tem 192 metros de altura e foi desenhado pelo arquiteto finlandês naturalizado americano Eero Saarinen em 1947, como tributo aos colonos que avançaram rumo ao oeste e incentivaram o país a adquirir, em 1803, as terras da Louisiana, que pertenciam à França

O ÚLTIMO DEGRAU ESTÁ LONGE
Uma escada utilizada para se chegar à estação do teleférico Niesenbahn, nos Alpes Berneses, na Suíça, é a mais longa do mundo. Inaugurada em 1910, tem 1 669 metros de comprimento e 11 674 degraus. É claro que os turistas preferem tomar o bondinho, que os leva ao topo da montanha em 28 minutos. Na volta, alguns se animam a descer pela escada. A aventura leva umas quatro horas e rende algumas bolhas nos pés.

DE PONTA A PONTA

A ponte mais longa do mundo tem 38,42 quilômetros de extensão e fica nos Estados Unidos. Ela une a cidade de Mandeville a Metairie, um subúrbio de Nova Orleans, na Louisiana. Chamada pelos americanos de ponte do Lago Pontchartrain, a estrada é tão comprida que quem parar o carro bem no meio dela e olhar para qualquer direção não vai enxergar nenhum sinal de terra firme, só a água do lago. A Pontchartrain, na verdade, são duas pontes que correm paralelamente, uma em cada sentido. Ambas são sustentadas por mais de 9 000 pilares de concreto e ao longo delas há sete pontos interligados, que servem tanto para retorno quanto para qualquer emergência. E não é improvável que isso aconteça. Diariamente, pelo menos 30 000 carros utilizam as pontes. Cada uma custou 30 milhões de dólares na época.
Cruzar de uma ponta à outra a ponte do lago Pontchartrain é como atravessar a Ponte Rio-Niterói duas vezes e meia - ainda assim, ficam faltando cinco quilômetros

PARAÍSO DAS COMPRAS

Esta é uma boa pedida para quem curte ir às compras: a cidade de Edmonton, na Província de Alberta, no Canadá, abriga o maior shopping center do mundo. O megaparaíso do consumo chama-se West Edmonton Mall, tem mais de 800 lojas, 26 salas de cinema, 110 opções gastronômicas, capela, aquário e vagas para 20 000 veículos - o que, de lambuja, rende o título de maior estacionamento do mundo. Com um hotel de luxo integrado, dá para passar as férias inteiras lá dentro. O complexo foi inaugurado e ampliado em quatro fases, entre 1981 e 1998, e custou 1,2 bilhão de dólares canadenses. Sua área total, de 493 000 metros quadrados, corresponde a 115 campos de futebol americano. O reinado do West Edmonton Mall, no entanto, deve terminar em 2006, quando está prevista a inauguração de um shopping center maior ainda em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário