quinta-feira, 21 de julho de 2016

Stranger Things - 17 referências aos anos 80


Stranger Things - 17 referências aos anos 80


"Stranger Things" estreou há menos de uma semana e já virou uma febre na internet. A nova aposta da Netflix traz todo aquele clima anos 1980, quando o maior sonho de consumo da criançada era uma bicicleta.

A trama, que combina suspense e terror sobrenatural, mostra um grupo de amigos tentando descobrir o paradeiro de um dos garotos, que sumiu de forma misteriosa. Além de se divertirem com a série, os fãs do cinema também vão passar horas tentando descobrir cada referência da obra.


Além das citações claras a obras como "Star Wars" e "Uma Noite Alucinante: A Morte do Demônio", "Stranger Things" ainda dá diversas pistas e até recria cenas icônicas. Você reconheceu essas 17...

Stranger Things



1. Assalto ao 13º DP e Halloween
O trabalho do compositor de cinema americano John Carpenter parece ter influenciado muito na escolha do tema de abertura de "Stranger Things". Kyle Dixon e Michael Stein, responsáveis pela música do programa, usaram todo aquele clima e os inconfundíveis sintetizadores de Carpenter, como nas obras "Halloween" (escute aqui - https://www.youtube.com/watch?v=Tq4GdBfLjsg) e "Assalto ao 13º DP" (escute aqui - https://www.youtube.com/watch?v=RGME6jCwqw0).


Não podemos deixar de reparar que a música também lembra muito o tema do filme "Só Deus Perdoa", de 2013, do compositor Cliff Martinez (escute aqui - https://www.youtube.com/watch?v=ktIzXU4N0Gk). 



2. Alien, o 8º Passageiro
É inegável que a criatura que apavorou a pequena cidade de Hawkins teve muita inspiração no famoso Alien. 

Alien



3. Poltergeist –  O Fenômeno
Além das cenas em que Joyce consegue ouvir o seu filho falando de dentro das paredes da casa, assim como acontece com Diane Freeling, em "Poltergeist – O Fenômeno", há a icônica cena em que uma garotinha loira é atraída para a luz. 

Poltergeist


4. E.T. – O Extraterrestre
 Crianças fazendo amizade com alguém "de fora", precisando inventar disfarces para enganar os adultos e muitas bicicletas: tem como não lembrar de "E.T. – O Extraterrestre"?

E.T. – O Extraterrestre



5. Viagens Alucinantes
Para elevar o seu potencial psíquico, Eleven precisa entrar em um tanque de privação sensorial, que envolve água e muito sal. Esse recurso também é usado no filme "Viagens Alucinantes", de 1980, quando o professor Edward Jessup estuda casos de esquizofrenia e a manifestação de simbolismos religiosos.

Viagens Alucinantes



6. Clube dos Cinco
Logo no início da série, somos apresentados ao núcleo adolescente da trama. Como não poderia ser diferente, temos a garota bonita, o galã babaca, a nerd e o esquisitão.

Clube dos Cinco



7. Blow-Up – Depois Daquele Beijo
A cena em que Jonathan faz alguns registros fotográficos de Nancy e Barb e, posteriormente, descobre ter fotografado também a criatura, pode remeter à obra "Blow-up – Depois Daquele Beijo", em que Michelangelo Antonioni tira uma foto de um casal no parque e, acidentalmente, registra a cena de um assassinato. 

Blow-Up – Depois Daquele Beijo



8. Janela Indiscreta e Dublê de Corpo
Um pouco antes de Jonathan fazer a última foto de Barb, ele tira algumas fotos de Nancy pela janela enquanto a jovem retira a blusa. A cena lembra o filme "Dublê de Corpo" e o clássico "Janela Indiscreta".

Janela Indiscreta e Dublê de Corpo



9. Contatos Imediatos de Terceiro Grau
Quando o eletricista Roy Neary vivencia um contato imediato de terceiro grau e presencia o que parecia ser uma perseguição policial a OVNIs, seu fascínio pelo assunto o deixa surtado. Ele passa a construir o modelo de uma montanha que não sai da sua mente, não se preocupando com o bem-estar de sua família. Do mesmo modo, Joyce não mede consequências ao tentar se comunicar com o filho, pintando letras nas paredes, pendurando centenas de lâmpadas e até mesmo derrubando um pedaço da parede.


Contatos Imediatos de Terceiro Grau



10. Chamas da Vingança
Será que toda essa associação de poderes psíquicos com sangramentos no nariz veio do filme "Chamas da Vingança"? Há também as cenas em que a pequena Charlie aparece com sensores cerebrais durante alguns testes experimentais. Ah! E não podemos deixar de citar que o filme é baseado no livro "A Incendiária", de Stephen King.

Chamas da Vingança


Chamas da Vingança



11. Os Goonies
 Apesar de o drama vivido pelos amigos de "Stranger Things" ser incomparável à trama de "Os Goonies", o clima entre os grupos de garotos e o humor são bem similares. 

Os Goonies



12. Conta Comigo
Nos dois filmes há quatro garotos que saem em uma jornada e precisam lidar com a morte.

Conta Comigo



13. Tubarão
Assim como o predador de "Tubarão", a criatura de "Stranger Things" também acha as suas vítimas através do sangue.

Tubarão



14. A Hora do Pesadelo
Toda vez que Eleven vai para o "outro lado", ou o "mundo invertido", ela fica vulnerável à criatura que vive no escuro e precisa que uma pessoa a puxe de volta para a realidade. É mais ou menos o mesmo conceito de "A Hora do Pesadelo", em que Freddy Krueger ataca adolescentes em seus sonhos. 

A Hora do Pesadelo




15. Jogos Fatais
Da mesma forma que ninguém consegue ter acesso ao Departamento de Energia em Hawkins, em "Jogos Fatais", um edifício do governo é disfarçado de instalação médica, quando, na verdade, é um laboratório secreto para refino de plutônio.

Jogos Fatais



16. Eles Vivem
A briga entre Jonathan e Steve em um beco é uma homenagem à luta prolongada entre Roddy Piper e Keith David, em "Eles Vivem". 

Eles Vivem



17. Videodrome – A Síndrome do Vídeo
A barreira quase inexistente entre o mundo real e o invertido é bem parecida com a do filme "Videodrome – A Síndrome do Vídeo".

Videodrome – A Síndrome do Vídeo


Você encontrou outras referências? Deixe o seu comentário...


FONTE(S) VULTURE,  OBSERVATORIO DO CINEMA, INVERSE








C=428.242



Nenhum comentário:

Postar um comentário