quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Desert Strike - Return to the Gulf - 1993 - SNES

Desert Strike - Return to the Gulf - 1993 - SNES


Desert Strike - Return to the Gulf é um videogame lançado pela Electronic Arts (EA) em fevereiro de 1992 para o Sega Genesis e em 1993 para o SNES. 


O jogo foi lançado em vários outros formatos, como o Super Nintendo Entertainment System , incluindo uma versão muito atualizada para o computador doméstico Amiga . O jogo foi inspirado na Guerra do Golfo e retrata um conflito entre um ditador insano do Oriente Médio, o General Kilbaba, e os Estados Unidos. O jogador controla um helicóptero Apache e tenta destruir armas e instalações inimigas, resgatar reféns e capturar o pessoal inimigo, enquanto gerencia suprimentos de combustível e munição.


Desert Strike - Return  to the Gulf - TELA INICIAL


O designer principal Mike Posehn não tinha experiência com videogames antes de desenvolver o Desert Strike . Inspirado por Choplifter , ele pretendia criar um jogo não linear com veículos animados sem problemas. Posehn desenvolveu um sistema de câmera com impulso para imitar movimentos de helicóptero realistas. A modelagem tridimensional (3D) foi usada para gerar os sprites do veículo, que foram posteriormente retocados no nível do pixel com a cor.

O Desert Strike foi um sucesso comercial: foi um best-seller no topo das paradas e, na época, o jogo mais vendido da Electronics Arts. O jogo também recebeu uma resposta crítica favorável, com várias revistas premiando mais de 90%. Revisores elogiaram a diversão do jogo, a mistura de ação e estratégia, gráficos e som. Houve alguma controvérsia em relação ao assunto do jogo, com comentaristas criticando-o como de mau gosto devido à proximidade de seu lançamento para a recém-encerrada Guerra do Golfo.


JOGO
Desert Strike é um jogo de tiro em que o jogador pilota um helicóptero AH-64 Apache . O jogo é menos frenético do que os típicos shoot 'em ups, com a adição de elementos estratégicos maiores. A ação ocorre em níveis de rolagem abertos e multidirecionais, vistos de uma perspectiva isométrica . O jogador vê a ação de fora do helicóptero, em vez de dentro do cockpit. O jogador também é auxiliado por seu co-piloto, que eles podem escolher no início da missão; cada copiloto joga de forma diferente com diferentes níveis de habilidade. O melhor co-piloto, o tenente Carlos "Jake" Valdez, está desaparecido em ação no início do jogo e pode ser encontrado e resgatado durante uma das missões.




Os níveis consistem em várias missões, que são baseadas na destruição de armas e instalações inimigas, bem como no resgate de reféns ou prisioneiros de guerra, ou na captura de pessoal inimigo. O Apache está armado com uma metralhadora, os mais potentes foguetes Hydra e ainda os mais mortais mísseis Hellfire . Quanto mais poderosa a arma, menos podem ser carregados: o jogador deve escolher uma arma apropriada para cada situação. As armas inimigas vão desde soldados com armas pequenas até mísseis antiaéreos, tanques e carros blindados.

O Helicoptero do jogador tem uma quantidade limitada de armadura, que é esgotada quando o helicóptero é atingido por um tiro inimigo. Se a armadura chegar a zero, a nave será destruída, custando ao jogador uma vida. O jogador deve superar os inimigos para evitar danos, mas pode reabastecer a armadura por meio de power-ups ou por amistosos salvos ou cativos em uma zona de pouso. O helicóptero tem uma quantidade finita de combustível que é constantemente esgotada com o tempo. Se o combustível acabar, o Apache irá falhar, custando de novo ao jogador uma vida. A nave pode reabastecer coletando barris de combustível: o jogador deve, portanto, planejar cuidadosamente as rotas da missão, a fim de maximizar a eficiência. O helicóptero também carrega munição limitada, que deve ser reabastecida por meio de caixas de munição.


Trama 
O jogo começa com um autoproclamado general chamado Kilbaba (Mubaba na versão Super NES), assumindo o controle de um estado do Golfo sem nome e fictício. Instalando-se como ditador, Kilbaba rapidamente começa a fortalecer sua posição com armas e instalações militares, incluindo instalações para a construção de bombas nucleares. Os Estados Unidos decidem enviar um único helicóptero, pilotado pelo personagem não identificado do jogador e auxiliado por um co-piloto, a se infiltrar e destruir as forças de Kilbaba em uma série de ataques rápidos.


Capa da versão para GENESIS ( Megadrive)


Ao todo, quatro missões precisam ser resolvidas:

No primeiro nível ( Superioridade Aérea ), o jogador deve destruir várias pistas de pouso inimigas e suas instalações de apoio, bem como libertar um espião pró-americano exposto que detenha informações importantes sobre os próximos planos de Kilbaba.

A próxima missão ( Scud Buster ) envolve localizar e destruir uma fábrica de armas químicas e vários lançadores que empunham mísseis com carga química, e evacuar não-combatentes e prisioneiros de guerra locais e americanos.

A terceira missão ( Embassy City ) gira em torno de resgatar uma equipe de inspeção da ONU , destruindo uma usina de armas biológicas e os mísseis prontos para o desdobramento, além de resgatar um grande número de reféns, incluindo o pessoal de uma embaixada americana local.

No estágio final ( Tempestade Nuclear ), o jogador deve - entre outras coisas - impedir a destruição de uma grande instalação de produção de petróleo, desativar uma usina nuclear e várias peças acabadas para armas nucleares e, finalmente, derrubar o próprio Kilbaba. Kilbaba tenta escapar em um avião-bomba armado com bombas nucleares, então o jogador deve destruí-lo e ao seu avião antes que ele saia da pista.
A conspiração do jogo foi sentida pelos comentaristas como uma referência mal disfarçada à Guerra do Golfo, enquanto comparações foram feitas entre Kilbaba e Saddam Hussein , e entre a "Operação Desert Shield" e o Iraque.


Desenvolvimento e lançamento 
O jogo foi desenvolvido por uma equipe liderada por Mike Posehn. Na década de 1980, Posehn já havia trabalhado para a EA como desenvolvedor de software . Logo depois de deixar a EA, ele obteve um contrato de publicação com a empresa para a Video Deluxe. O sucesso do software estimulou Posehn a ramificar-se e experimentar um simulador de voo chamado Fly para o IBM Personal Computer ; no entanto, a International Business Machines cancelou o projeto. Posehn depois se encontrou com o presidente da EA, Trip Hawkins, que sugeriu que Posehn desenvolvesse um jogo para o Genesis, que seria lançado em breve. Ele também recomendou que Posehn criasse um jogo similar ao jogo Choplifter , do Apple II ; Hawkins sentiu voar um helicóptero e resgatar as pessoas era "legal".


Zona de pouso do Helicóptero Apache no jogo


O Desert Strike sofreu poucas alterações em relação aos planos descritos nos documentos originais do projeto. O conceito inicial envolvia veículos suavemente animados em um campo de jogo isométrico. Os desenvolvedores também pretendiam incluir cenas cinematográficas, semelhantes à sequência de introdução de The Revenge of Shinobi . O jogo começou a se desenvolver algum tempo antes de qualquer discussão sobre uma invasão americana no Iraque, originalmente baseada na Guerra Civil Libanesa e intitulada Beirute Breakout ; isso foi posteriormente mudado para a região do Golfo Pérsico. John Manley lembrou: "Na verdade, escrevemos a maior parte da Desert Strike antes do Desert Shield . Estávamos assistindo a CNN às três da tarde e, de repente, foi tipo 'Oh my god - está acontecendo! ' "Sistema de pontos destinado a punir os jogadores foi omitido; o sistema teria deduzido pontos da pontuação do jogador se eles destruíssem objetos que resultassem em resultados econômicos e políticos negativos. O esquema de controle não foi bem recebido nas análises internas das primeiras versões do jogo, e Posehn teve que alterar seu projeto original para obter aprovação para um maior desenvolvimento.

John Manley, funcionário da EA, ajudou a escrever o programa do jogo. Ele e Posehn colaboraram para criar o formato sandbox do jogo , que eles apelidaram de " SNAFU ". Posehn queria que o jogo tivesse jogabilidade não-linear , e Manley sentiu um enredo e quebra-cabeças ajudariam o jogador a progredir. Posehn não gostava de elementos de jogabilidade comuns como séries de chefes e power-ups. Como um compromisso, os desenvolvedores incluíram apenas power-ups para reabastecer munição, blindagem e outros recursos de helicópteros. Para fornecer ao jogador opções, o sistema SNAFU foi projetado para permitir que os jogadores completem missões secundárias, além dos objetivos principais. Se o jogador alterar o cenário do jogo para que os objetivos não possam ser completados, o jogo instrui o jogador a redefinir a missão retornando à base.




Inspirado em brinquedos de Matchbox com os quais brincou quando criança, Posehn decidiu fazer com que o tamanho dos sprites do jogo se assemelhasse a brinquedos. Posehn contatou seu amigo, Tim Calvin, para ajudar a projetar e criar os sprites dos veículos. Embora Calvin fosse um dentista praticante na época, ele também tinha experiência com modelagem 3D . Ele renderizou modelos 3D em um computador e os reduziu ao tamanho desejado. Visões diferentes foram obtidas girando os modelos ao longo de um único eixo. Calvin acrescentou cor aos sprites para atender às especificações da equipe de produção; a maioria exigia preto, branco, vermelho e azul, assim como quatro tons de cores como verde e marrom. Calvin finalmente sentiu que o processo de renderização era um desperdício de recursos e tentou criar sprites no próprio nível de pixel sem modelos 3D. Os desenvolvedores, no entanto, preferiram os sprites criados a partir dos modelos sobre os estilos livres de Calvin.

Posehn teve dificuldade em trabalhar dentro da resolução de saída do Gênesis de 320 × 240. Ele queria mostrar o máximo possível do campo de jogo sem perder os detalhes dos sprites; ele sentia que a falta de detalhes gráficos os tornaria menos interessantes. Posehn desenvolveu um sistema de câmera dinâmico para ajudar a manter o que ele achava que era o equilíbrio certo entre o tamanho do campo em vista e o tamanho dos objetos do jogo. A câmera viaja em uma curva elíptica enquanto o helicóptero gira para mudar a direção que ele viaja; isso coloca o que está na frente do helicóptero mais visível na tela. Posehn também integrou o momento aos movimentos da câmera para suavizar as transições. Ele passou vários meses trabalhando na física da tela e do helicóptero para garantir movimentos realistas. Em vez de usar física totalmente precisa, Posehn optou por modelar movimentos que ele acreditava que os jogadores supunham que um helicóptero teria. Ele acreditava que os jogadores ficariam de fora da física que não correspondia ao movimento percebido.

Após o sucesso da versão Genesis / Mega Drive, o trabalho começou com uma conversão para o Amiga, com Gary Roberts (conhecido por uma conversão de John Madden Amiga) e David Colclough (responsável pelo Mito ) responsável pelo desenvolvimento. Os desenvolvedores retocaram e redesenharam os gráficos e adicionaram efeitos sonoros adicionais de vídeos de treinamento militar.  As conversões para outros sistemas incluem o Atari Lynx , o Super Nintendo Entertainment System , o Master System , o Game Gear e o Game Boy . O jogo também foi portado para o Game Boy Advance , dez anos depois, em 2002, como Desert Strike Advance , e foi relançado em 2006 para o PlayStation Portable como parte de uma compilação orçamentária. 





Recepção 
Os comentaristas sentiram que o jogo era uma tentativa de aproveitar a extensa cobertura de notícias da Guerra do Golfo, que havia se concentrado no uso de armas avançadas e impessoais (como aviões e mísseis guiados) para destruir armas e instalações inimigas. Alguns comentaristas consideraram o assunto do jogo de mau gosto, com uma revista relatando um incidente de veteranos queimando cópias do jogo.

O Desert Strike foi um sucesso comercial imediato, indo direto ao topo das paradas de vendas. O jogo permaneceu como um dos 10 melhores best-sellers durante meses após seu lançamento, e na época era o jogo mais vendido da Electronic Arts.

Mean Machines elogiou a sofisticação e a liberdade tática encontradas no jogo, bem como sua longevidade e gráficos. A revista considerou um dos melhores shooters no Mega Drive até agora, bem como o melhor jogo lançado para o console naquele mês. Computador e videogames achavam que o assunto do jogo era de mau gosto, mas elogiaram sua profundidade, trilha sonora e efeitos sonoros. A revista achou que o jogo era "essencial" para os proprietários do Mega Drive. A ACE elogiou o equilíbrio de ação e estratégia, bem como a variedade de missões. A revista sentiu que alguns dos gráficos, particularmente as explosões, estavam um pouco fracos e queixou-se de que o fato de o helicóptero não ter sido totalmente rearmado e reabastecido após a perda de uma vida era excessivamente frustrante. A revista MegaTech elogiou os gráficos e a jogabilidade e disse que foi "um dos melhores shoot-ups do Megadrive". Retro Gamer incluiu este "shoot-'em-up" do "homem pensante" entre os dez melhores jogos do Mega Drive. 




Amiga Action sentiu que o jogo não era particularmente inovador, mas elogiou a sua jogabilidade aberta, gráficos e som. O revisor alegou que a versão Amiga do jogo rodou mais lentamente do que a versão Mega Drive, mas em geral sentiu que a versão era "uma tradução mais do que satisfatória". A Amiga Computing notou os gráficos e sons melhorados da versão Mega Drive e elogiou o jogo como "o melhor momento da EA desde Populous ". O revisor também aclamou a "brilhante jogabilidade" do jogo. Amiga Format elogiou o "cruzamento bem-sucedido entre um tiro e um simulador de vôo", gráficos, sons, missões variadas e "tremenda diversão" do jogo, embora o crítico tenha notado algumas "falhas ocasionais" ocorridas no som. e gráficos. CU Amiga elogiou os gráficos e sons aprimorados da versão Amiga, particularmente as explosões, embora o crítico tenha ridicularizado a invencibilidade das unidades amigas como algo irreal e queixado de baixa inteligência artificial inimiga. A revista, no entanto, disse que "Tudo considerado, o Desert Strike não poderia ser um jogo melhor", elogiando a ação "rápida e frenética" e "um recurso a mais". The One elogiou a mistura de ação e estratégia, bem como opinou que a versão Amiga foi uma grande melhoria em relação ao jogo Mega Drive. A revista disse que o jogo "joga como um sonho" e foi "um dos melhores shoot 'em ups disponíveis para qualquer máquina de jogos".

Os quatro revisores da Electronic Gaming Monthly deram vários elogios aos controles e gráficos da versão Lynx, mas concordaram que na tela portátil menor, o Desert Strike perde muito do seu impacto e jogabilidade, já que é difícil identificar inimigos ou até mesmo ver as balas. incêndios de caracteres.

GamePro deu à versão Game Boy uma avaliação positiva, dizendo que "tem quase tudo que tornou o título original ótimo". Eles particularmente elogiaram os gráficos e os efeitos sonoros extensos e realistas, observando que eles eram muito impressionantes, dadas as limitações dos cartuchos da Game Boy. Mike Weigand da Electronic Gaming Monthly também considerou "Uma versão portátil bastante fiel do clássico militar de 16 bits".





Legado 
Artigo principal: Strike (série de videojogos)
O Desert Strike foi seguido por quatro sequências Jungle Strike , Urban Strike , Strike soviético e Nuclear Strike, que expandiram a jogabilidade básica estabelecida. A equipe de design fez esforços para reter a mecânica de jogo e eles se sentiram incorporados ao núcleo do original. Eles acreditavam que remover esses elementos resultaria em uma perda de foco do que atraía os fãs. Como a série mudou para consoles mais avançados, Posehn se tornou menos envolvido no lado de programação do desenvolvimento. Jungle Strike e Urban Strike , ambos lançados para o Genesis, apresentavam veículos e locais adicionais. O Soviet Strike , lançado para o PlayStation original e o Sega Saturn em 1996, apresentava gráficos 3D , assim como Nuclear Strike , lançado no PC e PlayStation em 1997 e o Nintendo 64 em 1999. Uma quinta sequencia provisoriamente intitulada Future Strike foi planejada, mas o jogo acabou sendo lançado como Future Cop: LAPD , um jogo de tiro baseado em mech .

Fatima Al Qadiri , uma produtora que viveu no Kuwait durante a Operação Tempestade no Deserto, gravou uma peça extendida com o mesmo nome baseada em sua experiência de jogar Desert Strike um ano após o fim da guerra ; foi lançado em outubro de 2012 pela Fade to Mind.




AGORA VAMOS BAIXAR A ROM PARA 
JOGAR NO EMULADOR DO SNES:

Disponibilizamos abaixo a ROM de "Desert Strike - Return to the Gulf" para SUPER NINTENDO.
O Arquivo do jogo foi dividido em 7 partes (de 0 ao 6) para poder ser armazenado em outro blog
de modo a não pesar na postagem.

Então você vai ter que converter os 7 textos em arquivos novamente, pois eles foram duplamente zipados para preservar o nome dos arquivos, e assim evitar problemas na hora de voltar ao formato original.

Se você não souber como deve ser feito, 
clique no link abaixo e veja o passo a passo:



AGORA A ROM ARMAZENADA:



Mega Drive Longplay
Desert Strike: Return to the Gulf



Quando você perde todas as vidas esta é a tela de GAMEOVER



Leia também:

01 - Descoberta história - Hitler teve irmão deficiente

02 - Fome ajuda rato a lembrar onde está a comida

03 - É Água pura. Será que cura? Homeopatia

04 - Choque Térmico - Medicina

05 - Profetas do possível - Futurologia

06 - 5 maneiras de lembrar Fernando pessoa - 128 anos

07 - SOL: Uma viagem para o inferno - Astrofísica

08 - É inventada a Garrafa de Leiden, o primeiro tipo de capacitor

09 - Mulheres atraentes fazem homens parar de pensar

10 - Conheça as impressionantes teorias que explicam os enigmas do Universo



COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037


01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - LIVROS ONLINE - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 - Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I
18 - Armazenador de Arquivo - https://bit.ly/2JdMfNF

http://bit.ly/1zIu2s4

http://num.to/6944-5525-7037




Nenhum comentário:

Postar um comentário