quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

O Ano da Lua - 2019

O Ano da Lua - 2019

Chang'e 4 — Foto: Divulgação 

Sim, você leu certo. Não, você não está lendo sobre astrologia ou outra bobagem esotérica qualquer! É que se tudo sair como previsto, 2019 será o ano da reconquista da Lua.


Claro que vamos ouvir muito sobre as missões espaciais ativas, principalmente a recém-chegada InSight. Qualquer tremorzinho de terra que ela registrar em Marte vai virar notícia, como já foram os sons do vento marciano, algum tempo atrás. A OSIRIS-REx mapeando o asteroide Bennu para recolher uma amostra de sua superfície em 2020 e, sobretudo, a Hayabusa-2 e seus jipinhos saltitantes vão dar muitas manchetes em 2019. Mas pelo que eu tenho lido por aí, o ano deverá ser realmente focado na volta à Lua.

Em primeiro lugar, temos a China e seu programa Chang’e de 3 etapas. A agência espacial chinesa (CNSA, na sigla em inglês) vem desenvolvendo seu programa de pousar na Lua já há mais de uma década. Cada etapa do programa tem por objetivo desenvolver e testar a tecnologia necessária para desenvolver o passo seguinte em direção à Lua. Na primeira etapa a China tratou de construir orbitadores, as Chang’e 1 e 2, dominando as técnicas de lançamento e estabilização de órbitas. Em seguida, com o lançamento da Chang’e 3 desenvolveu um módulo de pouso que carregava um pequeno jipe lunar, o Yutu, e com a Chang’e 4 pretende fazer o mesmo, mas no lado oculto da Lua, onde ninguém se atreveu a pousar até hoje. A terceira etapa, com as Chang’e 5 e 6 a China pretende, a partir de 2020 não só pousar na Lua, como também recolher amostras de solo e trazê-las para análise na Terra. Detalhe: a Chang’e 6 deve fazer isso trazendo uma amostra do lado oculto.

A missão Chang’e 4 começou em 20 de maio de 2018, com o lançamento de um satélite destinado a fazer a ligação entre o módulo de pouso e a base na Terra, além de 2 microsatélites (um deles falhou) em órbita baixa para fotografar a superfície da Lua em detalhes. Em meados de dezembro a sonda partiu com destino à cratera Von Kármán, localizada na maior, mais profunda e antiga estrutura de impacto da Lua e o pouso deve ocorrer na primeira semana de 2019. Já a Chang’e 5 está programada para ser lançada no final de 2019. O programa espacial chinês é de tirar o fôlego e certamente vai preparar o país para um salto ainda mais ambicioso, uma missão tripulada! Para nós entusiastas, o difícil é acompanhar os desdobramentos deste programa, uma vez que a China não é lá muito de propagandear suas missões.

Além da China, quem está se preparando para pousar na Lua em 2019 é a Índia. Seguindo seu bem-sucedido programa espacial, que contabiliza 50 lançamentos sem falhas nos últimos 3 anos, a agência espacial da Índia (INSRO em inglês) pretende pousar a sonda Chandrayaan-2 no polo sul lunar. Além do módulo de pouso chamado Vikram, a Chandrayaan-2 vai levar também um jipe para investigar a possibilidade de haver gelo na sombra de crateras.



Chandrayaan 2 — Foto: Divulgação Chandrayaan 2


Se encontrar informações sobre o programa lunar da China é difícil, encontrar informações sobre a Chandrayaan-2 é uma aventura. Não há sites oficiais e as informações disponíveis vêm de portais de notícias e elas são confusas. O lançamento da sonda foi adiado algumas vezes e finalmente foi anunciado que ele deve acontecer na janela de oportunidades que se inicia logo no dia 3 de janeiro de 2019 e vai até a metade de março, mas a meta é dia 03 mesmo.

O índice de sucesso do programa espacial indiano é impressionante, o que nos dá boas esperanças da missão ser bem-sucedida. Lembra da Missão Orbitadora de Marte (MOM) lançada em novembro de 2013? Logo na primeira tentativa a Índia conseguiu colocar um satélite em Marte, enquanto a taxa histórica de sucesso em missões semelhantes é de 40%. Só que portais de notícia informaram que a razão dos atrasos foi a necessidade de reestruturar a missão para acomodar uma carga maior. Programas espaciais não costumam aceitar improvisos, nem tampouco reestruturações feitas às pressas. Mas eu prefiro ser otimista e acredito que em meados de fevereiro, se o lançamento for realmente dia 03 de janeiro, teremos um jipe indiano passeando pelo polo sul lunar.

Além das duas missões acima temos, pelo menos anunciado, o pouso de outras 4 missões. Você está estranhando de repente 4 missões em vias de serem lançadas e de pousarem na Lua. Tem toda a razão, mas como frisado no começo do parágrafo, são por enquanto anúncios. Mas a história é a seguinte.

Lá em 2007, a gigante Google lançou o Google X-Prize que iria premiar com 30 milhões de dólares a primeira missão privada que conseguisse pousar na Lua, viajar pelo menos 500 metros (voando ou pela superfície) e mandasse fotos e vídeos em alta definição. O prazo máximo para isso acontecer teve sucessivos atrasos e se encerrará em 2018 sem nenhum vencedor. Acontece que a organização manteve a premiação, que no total deve distribuir 30 milhões de dólares sem prazo definido. Quem chegar primeiro leva 20 milhões, o segundo leva 5 milhões e o resto será distribuído em bônus por inovações tecnológicas e por incentivo à diversidade nas equipes.


Então o que deve acontecer em 2019 é que finalmente os voos planejados e desenvolvidos ao longo dos últimos 11 anos devem finalmente sair dos laboratórios. Dos 34 inscritos inicialmente, a lista fechou em 5 que garantiram ter um contrato assinado com alguma empresa que possa fornecer um foguete capaz de lançar o módulo. E dos 5 finalistas, dois vão compartilhar o mesmo veículo lançador. Os projetos são:

Moon Express (EUA) que usará um módulo de pouso chamado Lunar Scout. Sinergy Moon (internacional) composto por um módulo de pouso que pegará carona com o módulo indiano e um jipe chamado Tesla. Hakuto (Japão) que será um módulo de pouso que também pegará carona com a missão indiana e um jipe chamado Sorato. Team SpaceIL (Israel), módulo de pouso Sparrow. Team Indus (Índia), módulo de pouso HHK e um jipe de nome ECA.

Dessas missões todas, a mais próxima de voar de fato é a missão israelense Team SpaceIL que tem contrato firmado com a SpaceX usando um Falcon 9 como veículo lançador. Só podemos esperar e torcer para ver isso acontecer!


SpaceIL — Foto: Divulgação SpaceIL


Se tudo correr como planejado (e como queremos!) a movimentação para a Lua estará intensa em 2019, lembrando bastante a década de 1960 quando a Lua foi conquistada. As sucessivas missões de reconhecimento e pouso, controlado ou não, culminaram com o pouso da Apollo 11 em 1969. Pode apostar, na década que se iniciará em 2020 finalmente veremos gente caminhando na Lua e, quem sabe, o início da construção de uma base.


O Homem na Lua: Investigação




Leia também:

01 - 9 fatos sobre Isaac Newton que surpreenderão você

02 - Como a pirataria ajudou a criar a cultura de games no Brasil

03 - Arqueólogos descobrem ruínas de vila de cerca de 200 anos no Alasca

04 - É dezembro. Feliz Páscoa - Turismo Científico

05 - Top 10 caças mais caros do mundo

06 - As 10 maiores igrejas cristã do mundo

07 - Fiesta de Ritmos - Dança

08 - Paineis solares para janelas - Transparentes

09 - Americana quer dar à luz ao vivo pela internet

10 - As 40 melhores fotos do Rio2016 - Fotografia



COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037


01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - LIVROS ONLINE - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 - Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I
18 - Armazenador de Arquivo - https://bit.ly/2JdMfNF

http://bit.ly/1zIu2s4

http://num.to/6944-5525-7037




Nenhum comentário:

Postar um comentário