quinta-feira, 20 de junho de 2019

Space Invaders - SNES - 16 Bit

Space Invaders - SNES - 16 Bit


Space Invaders é um jogo de videogame de arcade desenhado por Tomohiro Nishikado e lançado em 1978 (Versão Arcade). 


Space Invaders foi originalmente construído pela Taito Corporation e um tempo depois foi licenciado para produção nos Estados Unidos pela Midway Games. Space Invaders foi um dos primeiros jogos de tiro com gráfico bidimensional. 



Data de lançamento inicial no Arcade: 1978
Projetista: Tomohiro Nishikado
Gênero: Shoot 'em up
Desenvolvedor: Taito Corporation
Plataformas: Arcade, Android, Atari 2600, SNES...
Estúdios: Atari, Taito Corporation, Midway Games, Sega, Leisure and Allied Industries, Atari, Inc., Polyvox




Grande clássico entre os primórdios dos games, o Space Invaders foi lançado originalmente para Arcades e depois convertido para o Atari 2600, sendo depois portado para SNES, que é o nosso caso, pois a ROM esta disponivel mais abaixo para download.




Considerado por muitas publicações como um dos jogos mais influentes de todos os tempos, ele é pioneiro entre os “jogos de tiro” e também nos “jogos de navinha”, recebendo diversos remakes e entrando na cultura popular. 
Por isso, pela sua fama no mundo dos jogos, resolvemos armazenar este game no formato de arquivo AA280518.





Antes vamos falar de curiosidades:



1. Inspirado em Breakout


Segundo Tomohiro Nishikado houve várias fontes de inspirações.

No entanto, a principal entre todas foi o game Breakout, um arcade desenvolvido por ninguém menos que o Steve Jobs. A ideia de Nishikado era fazer um jogo “melhor que o Breakout”.




2. Moedas esgotadas


Lançado para arcades no Japão em 1978, o título foi um fenômeno em popularidade e as “lojas de fliperamas” ficaram lotadas. Segundo uma lenda urbana, o sucesso foi tanto que as moedas de 100 ienes, que eram as utilizadas como “fichas”, começaram a “desaparecer”, já que uma quantidade bem significativa começou a ficar estocada dentro das máquinas.




3. Criador não foi creditado

Tomohiro Nishikado em 2018 / Foto: Forbes

Por razões contratuais, a Taito não creditou Nishikado e este também não podia dizer que era o principal responsável pela criação de Space Invaders. No entanto, ele visitava as lojas de arcades em Tóquio para ver as pessoas jogando e avaliar se elas encontravam bugs no jogo.




4. Mudanças ao longo do desenvolvimento


Originalmente, a ideia era que os inimigos fossem soldados, mas eles mudaram para alienígenas afim de evitar qualquer controvérsia que o game poderia gerar. Além disso, mesmo utilizando o máximo da tecnologia da época, o processador não era poderoso o suficiente para rodar o jogo como a equipe planejava.

A ideia original era que todos os alienígenas se movimentassem em velocidade constante sempre, mas eles perceberam que isso só seria possível a medida que tivesse menos gráficos sendo rodados na tela. Foi assim que veio a ideia dos inimigos irem aumentando a velocidade a medida que o jogador ia destruindo os alienígenas.




5. Taito não apostava no sucesso do jogo


Segundo Nishikado, os superiores da Taito não estavam muito empolgados com o título, parecendo não ter se impressionado com o jogo enquanto ele estava em desenvolvimento. Eventualmente, o jogo foi mostrado para alguns lojistas, que também não se empolgaram muito, resultando em poucas unidades de arcade disponibilizadas no início.




6. Maior sucesso do Atari 2600


Curiosamente, o Space Invaders vendeu mais de 1 milhão de cópias na época do lançamento, um número que para hoje já seria  um sucesso, para a época foi considerado “estrondoso”. Com seu sucesso, houve um aumento em quatro vezes nas vendas do Atari 2600.




7. Primeira conversão de Arcade


A versão de Atari 2600 do Space Invaders lançada em 1980 foi o primeiro jogo da história a ser convertido dos arcades oficialmente licenciado para um console caseiro.




8. Vendeu menos que o maior fiasco da empresa


Space Invaders vendeu menos que o jogo do E.T, considerado um dos maiores fiascos da indústria dos games. Isso porque a Atari fez grandes estoques do jogo baseado no filme do Steven Spielberg e, mesmo rendendo sucesso comercial em seu início, acabou não impressionando os consumidores, e o grande estoque aliado ao elevado preço da licença fez com que a Atari tivesse enormes prejuízos.




9. Pioneirismo


Muito disputado até os dias de hoje, o primeiro prêmio de “Jogo do Ano” foi para o Space Invaders na revista estadunidense Electronic Games de 1980. Na época, ela resolveu selecionar os melhores jogos de 1979 em diversas categorias, incluindo o “Game of the Year” (Jogo do Ano).

Além disso, o Space Invaders foi o primeiro game da história a poder salvar a pontuação e também o primeiro a ter um tipo de “música” (no caso seria efeitos sonoros) visando estimular os sentimentos do jogador. A medida que os alienígenas iam ficando mais rápidos, a música também ia. Por fim, ele também é considerado pioneiro entre jogos “de tiro” e “de navinha”, como dito anteriormente.




10. Influência no mundo dos games


Outro prêmio notório é o de “jogo mais influente de todos os tempos” pela revista Time em 2007. Além disso, Shigeru Miyamoto, considerado o “pai” de Mario e Zelda, já declarou em entrevistas que o Space Invaders que o fez conhecer os videogames, e que ele foi o primeiro jogo a revolucionar a indústria.  Hideo Kojima de Metal Gear e John Romero de Doom e Quake também disseram que Space Invaders foi o primeiro jogo que eles jogaram.






Atari Flashback 8 & Portátil
Com saudades de Space Invaders? Ele está presente na edição Atari Flashback Portátil (com 70 jogos na memória) da Tectoy, incluindo outros clássicos como Pac-Man, Dig Dug, Pitfall!, River Raid e Frogger! 



A melhor alternativa é jogar "Space Invaders" no emulador de SNES:

Baixe o Emulador de Snes para o seu computador por esse link:
 http://coolrom.com/emulators/snes/36/ZSNES.php

OBS: Também fiz uma compilação de emuladores para PC junto com uma seleção dos melhores jogos, então você pode fazer download no link abaixo e jogar sem complicações. A versão "JogosRBL6" tem 701 jogos, já a atualizada "JogosRBL6 Plus V2",  tem 8990 jogos e que já tem incluido o "Space Invaders" mencionado aqui.
http://publicadosbrasil.blogspot.com/2017/08/jogosrbl6-agora-com-playstation-one-sony.html

Android: (OBS: No Retroarch você encontra diversos emuladores para seu Smartphone)

Mais abaixo você encontra a ROM do "Space Invaders - SNES - 16 Bit" para rodar no EMULADOR do Super Nintendo.

Mas antes da ROM, vejamos em um vídeo no YOUTUBE, assim você tem certeza do que realmente esta procurando.


Space Invaders - SNES - 16 Bit






FINALMENTE VAMOS BAIXAR A ROM PARA 
JOGAR NO EMULADOR DO SUPER NINTENDO (SNES)

Disponibilizamos abaixo a ROM de "Space Invaders" para Super Nintendo / SNES.
O Arquivo do jogo, a Rom, está armazenada em outro blog destinado a armazenar arquivos diversos no formato AA280518.

Então você vai ter que converter o texto para arquivo ROM.

Em caso de dúvida de como fazer a conversão de texto para arquivo, leia antes a postagem no link abaixo:
http://publicadosbrasil.blogspot.com/2018/06/armazenador-de-arquivo-aa280518.html



A ROM do 'Space Invaders - SNES - 16 Bit' ARMAZENADA EM TEXTO:




O arquivo recriado (convertido de textos para arquivo) deve ter o
tamanho (105 KB) mencionado na imagem acima.



Agora que terminamos a postagem, vamos jogar muito 
SPACE INVADERS e lembrar dos tempos bons de ARCADE depois da aula... :-)



Caixa do Cartucho para Super Nintendo 16 Bit



Versão de ponta a cabeça do label da caixa




...


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