sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Cientistas encontram provas da mitológica "Grande Inundação" da China


Cientistas encontram provas da mitológica "Grande Inundação" da China


A épica história da chamada Grande Inundação na China narra como, há 4 mil anos, uma imensa tempestade deixou grande parte do país debaixo d’água e à beira da ruína.


A lenda diz que um homem chamado Yu conseguiu desviar parte do fluxo de água, salvando os maiores assentamentos humanos. Esse foi o início mitológico da dinastia Xia, de acordo com vários textos apócrifos encontrados em cavernas milenares. 

Até o momento, não existia nenhuma prova científica que sustentasse o relato. 


Agora, um grupo de pesquisadores acaba de publicar um artigo na prestigiada revista Science, em que explicam que a grande inundação de fato ocorreu. 


Os cientistas descobriram, analisando os sedimentos do rio Amarelo, na China, e também 14 esqueletos encontrados na província chinesa de Qinghai, que existe evidência suficiente para afirmar que o rio teve um imenso transbordamento há milhares de anos. Os dados produzidos pela análise de radiocarbono determinaram que a inundação aconteceu em 1920 a.C., o que coincide com a lenda. 

Um dos autores do estudo, o professor Darryl Granger, da Universidade Purdue, explica: “Essa foi uma das maiores inundações ocorridas no mundo nos últimos 10 mil anos. A enchente atingiu as aldeias localizadas a mais de 2 mil quilômetros do leito do rio”.


Fonte: IFLS , DN 








Nenhum comentário:

Postar um comentário