terça-feira, 15 de novembro de 2022

Rio - 'Terrorismo Fantasma' tenta derrubar ponte Presidente Costa e Silva

Rio - 'Terrorismo Fantasma' tenta derrubar ponte Presidente Costa e Silva

Rio-RJ 14/11/2022 - Colisão de navio com a ponte Presidente Costa e Silva.

Navio bate na Ponte Rio-Niterói: o que se sabe e o que falta esclarecer.

Embarcação foi levada pelo vento e se chocou contra a ponte. Segundo a Marinha, embarcação é alvo de processo judicial; inquérito investiga o acidente.

O navio graneleiro São Luiz que estava ancorado na Baía de Guanabara desde 2016, foi levado pelo vento e se chocou contra a estrutura da Ponte Rio-Niterói, perto de Niterói, no começo da noite desta segunda-feira (14/11/2022). Não houve feridos, já que a embarcação estava vazia. A Marinha investiga o acidente.


https://www.youtube.com/watch?v=sP63tw767so


Após a colisão, a ponte foi fechada em ambos os sentidos, por volta das 18h25, e a liberação só ocorreu às 21h33.


A seguir, veja o que se sabe sobre o caso:


01.O que aconteceu para o navio se desprender?

02.O cargueiro estava parado onde e percorreu por quantos quilômetros?

03.Tinha alguém dentro do navio?

04.Como é o navio? Estava carregado?

05.A quem pertence?

06.Em que ponto o navio atingiu a ponte?

07.A ponte ficou danificada?

08.A ponte está liberada?

09.De quem é a culpa?

10.Após o acidente, para onde o cargueiro foi levado?

11.O que a Marinha poderia/deveria ter feito pra evitar o acidente?





01. O que aconteceu para o navio se desprender?


O acidente ocorre em meio à mudança de tempo no Rio. Fortes ventos atingiram a cidade, que está em estágio de mobilização deste o início da tarde. Segundo o Alerta Rio, houve registro de vento forte nos aeroportos do Galeão (57,4 km/h) e Santos Dummont (53,7km).


.


02. O cargueiro estava parado onde e percorreu por quantos quilômetros?


A embarcação estava fundeada nas proximidades da Ilha do Governador. A âncora de 7,5 toneladas deveria manter a embarcação, de 200 metros de extensão por 30 de largura a uma latitude e uma longitude, parada. Acredita-se que o navio se deslocou por aproximadamente 1 quilômetro até atingir a estrutura.


.


03. Tinha alguém dentro do navio?


O cargueiro está vazio desde 2018. Até quatro anos atrás, ele era tripulado por marítimos da empresa Navegação Mansur, fundada nos anos 30 e dona do navio desde 1994, ano em que ele desceu a rampa do antigo estaleiro Caneco, no Caju. No momento da colisão não havia nenhum tripulante.


.


04. Como é o navio? Estava carregado?


São Luiz já chegou a transportar 42 mil toneladas de carga. Ele tem 200 metros de extensão por 30 de largura e estava vazio.


.


05. A quem pertence?


A embarcação pertence a Navegação Mansur, fundada pelo pioneiro do setor em São Francisco de Itabapoana, Simão Mansur, deputado estadual pelo Rio por 12 anos e que chegou a ser vice-governador nos anos 60. Entretanto, atualmente existe uma disputa judicial e por isso a embarcação não pode ser usada.


.


06. Em que ponto o navio atingiu a ponte?


A batida foi entre os pórticos 11 e 12, no lado de dentro da baía, ou seja, na pista sentido Niterói-Rio.



.


07. A ponte ficou danificada?


Técnicos da Ecoponte, concessionária que administra a via, fazem uma vistoria no local do acidente para analisar se a estrutura ficou danificada. O guarda corpo da ponte foi atingido pela torre de exaustão. Antes da liberação da rodovia, engenheiros avaliaram a integridade da estrutura da ponte para a liberação do trânsito. Segundo o prefeito Eduardo Paes, não há indícios de danos mais graves.


.


08. A ponte está liberada?


Todas as quatro pistas da estrada em direção a Niterói estão em pleno funcionamento. Já em direção ao Rio, o motorista enfrente dificuldade, já que apenas duas faixas estão em operação.


.


09. De quem é a culpa?


A Marinha informou que abriu inquérito para apurar as causas do acidente. Segundo o texto da nota, enviada pela assessoria de imprensa, o navio é "'objeto de processo judicial" e está ancorado desde 2016 na Baía de Guanabara. A destinação da embarcação São Luiz é objeto de processo judicial. Enquanto aguarda a decisão judicial, a embarcação permanecia fundeada em local predefinido pela Autoridade Marítima, na Baía da Guanabara, desde fevereiro de 2016, sem oferecer riscos à navegação", diz o texto. "Um Inquérito sobre Acidentes e Fatos de Navegação (IAFN) será instaurado para apurar causas, circunstâncias e responsabilidades do acidente." A Marinha não deu detalhes sobre o processo judicial.


.


10. Após o acidente, para onde o cargueiro foi levado?


Depois do incidente, o navio graneleiro São Luiz foi ancorado entre os armazéns 13 e 14, na Região Portuária do Rio. Imagens do Globocop mostram a torre de exaustão da embarcação, que tem 52 mil toneladas, bem avariada justamente na parte que colidiu com a ponte.


.


11. O que a Marinha poderia/deveria ter feito pra evitar o acidente?


A Baía de Guanabara, importante para a economia estado do Rio de Janeiro, se tornou um cemitério de embarcações abandonadas. Além da poluição residual, enormes carcaças se acumulam no local. Há dois anos, ELE percorreu as águas desde a Ilha do Governador até Niterói, na Região Metropolitana. O São Luiz era um dos objetos abandonados. Sem uma fiscalização adequada, navios e barcos pesqueiros encalhados se acumulavam. A época, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou que a fiscalização de embarcações compete à Capitania dos Portos e que o órgão só é acionado quando ficam constatados danos ambientais. A Capitania dos Portos, por sua vez, informou que realiza diariamente atividades de inspeção naval, verificando as normas de segurança da navegação e a prevenção da poluição hídrica.





SEGUNDA PARTE:



Ponte Rio-Niteroi - Colisão de navio em 14/11/2022
Momento exato de colisão com a ponte...


https://www.youtube.com/watch?v=ywdxx2EtXWY


Motorista que filmou colisão de navio com a Ponte Rio-Niterói relembra susto: 'Tremeu tudo'

Imagens de flagrante na Baía de Guanabara viralizaram nas redes sociais.


Rio - Imagine retornar para casa após um dia de trabalho, dirigindo em um trajeto corriqueiro e, de repente, ser surpreendido com uma cena digna de um filme, com um navio à deriva acertando em cheio a Ponte Rio-Niteroi. Tudo isso aconteceu de verdade, sem efeitos especiais ou jogo de câmeras, com o carioca Alexandro Belotte, motorista de aplicativo, que passava pela via no momento do acidente, no fim da tarde da última segunda-feira (14/11/2022), e gravou a colisão. As imagens viralizaram nas redes sociais.


"Eu estava vindo agora, às 6h25, de Niterói. Fui fazer um serviço próximo ao Plaza Shopping, no centro de Niterói. Atravessei a Ponte sentido Rio e foi quando eu observei um navio de grande porte vindo em direção à Ponte. Eu pensei, no momento, se eu acelerava o carro ou diminuía porque estava ventando muito e, devido ao vento, eu com pressa, estava querendo passar para chegar logo em casa e evitar aquela tempestade, aquela ventania", relatou o motorista de aplicativo, em entrevista ao "Bom Dia Rio", da TV Globo.


"Foi quando eu percebi que o navio estava muito próximo da Ponte. Ele ia colidir, foi quando eu tomei a atitude e falei: 'Vou gravar porque o navio vai bater na Ponte'. No momento que eu passei, foi a hora em que ele colidiu. Eu tomei um susto enorme, porque balançou a ponte, tremeu tudo, meu carro, inclusive, saiu um pouco da faixa que eu estava, indo pro lado, mas eu consegui segurar o volante numa boa. O navio colidiu, foi uma pancada muito forte e a gente pede a Deus que não tenha danificado a estrutura da ponte porque muitas pessoas precisam trafegar e passar por ali a trabalho. Enfim, graças a Deus ocorreu tudo bem", concluiu Belotte.


Veja o exato momento em que o navio São Luiz colidiu com a Ponte Rio-Niterói, gravado por Alexandro Belotte no vídeo aqui presente mais acima.



Fontes: Yahoo Notícias, Correio Braziliense e CNN Brasil

(https://br.noticias.yahoo.com/navio-colidiu-ponte-rio-niteroi-danos-levado-ao-porto-132436593.html)

(https://www.correiobraziliense.com.br/brasil/2022/11/5051830-ponte-rio-niteroi-e-fechada-apos-navio-bater-em-estrutura-veja-video.html)

(https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/navio-bate-na-ponte-rio-niteroi/)


Site Fonte - CNN Brasil




Leia também:

00 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY

01 - Vacinas do Futuro - Medicina

02 - O incrível Zôo do Ar - Aerobiologia

03 - Microsoft diz que eliminará função em pen drives

04 - Usuário do Twitter é preso por promover 'pânico financeiro'

05 - Mulheres são mais resistentes a infecções do que homens

06 - Você conhece os seus deuses ? A esquecida mitologia brasileira

07 - China constrói maior radiotelescópio do mundo para detectar vida extraterrestre

08 - 5 mitos sobre os Jogos Olímpicos da Antiguidade

09 - Pobre Tubarão - Natureza

10 - Imagem da Nasa mostra ônibus espacial como 'mosquinha'





SEGUIR ESTE BLOG:

https://bit.ly/33sTp93





COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037


01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - LIVROS ONLINE - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 - Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I
18 - Armazenador de Arquivo - https://bit.ly/2JdMfNF
19 - JogosRBL6 Plus V2 - 4 Full Set - https://bit.ly/2Qqtt6g
20 - Lista de Links Ancorados - Junho de 2019 - https://bit.ly/2Kvty7M

http://bit.ly/1zIu2s4

http://num.to/6944-5525-7037

https://bit.ly/33sTp93







Nenhum comentário:

Postar um comentário