domingo, 28 de julho de 2013

Cada um tem seu Mapa do Mundo


Cada um tem seu Mapa do Mundo


Você escuta sons com seus ouvidos, vê imagens com seus olhos e sente os objetos com sua pele. Cada uma destas experiências tem um significado na sua mente, e estes significados juntos são o que você considera o "Mundo". Mas tem uma coisa que você não sabe, este seu mundo, não é o meu.



A Programação Neurolinguística (PNL) é um conjunto de modelos, estratégias e crenças desenvolvidos na década de 70 nos Estados Unidos por Richard Bandler e John Grinder. Eles buscavam entender como funcionava o cérebro e os comportamentos humanos e o foco original era o estudo dos padrões fundamentais da linguagem e técnicas terapêuticas notórias e bem-sucedidas. 

A PNL geralmente é usada para ajudar as pessoas a melhorarem suas vidas, assim como suas capacidades profissionais. Apesar de não ter sido reconhecida pela ciência e por alguns terapeutas ela vem se difundindo cada vez mais no mundo.

A PNL tem alguns pressupostos básicos e um deles é o foco desta postagem:

"O mapa não é o território. Nossos mapas mentais do mundo não são o mundo. Reagimos aos nossos mapas em vez de reagir diretamente ao mundo. Mapas mentais, especialmente sensações e interpretações, podem ser atualizados com mais facilidade do que se pode mudar o mundo". 


Ou seja, existe este mundo físico onde todos nós vivemos mas este mundo é visto de formas diferentes por cada pessoa. Um mesmo som, imagem ou objeto que tem um significado para você, tem outro significado para mim e sabendo disso podemos lidar melhor com as diferenças e nos comunicarmos melhor uns com os outros.

E para terminar, mais um pressuposto muito interessante:

"Se uma pessoa pode fazer algo, todos podem aprender a fazê-lo também. Podemos aprender como é o mapa mental de um grande realizador e fazê-lo nosso. Muita gente pensa que certas coisas são impossíveis, sem nunca ter se disposto a fazê-las. Faça de conta que tudo é possível. Se existir um limite físico ou ambiental, o mundo da experiência vai lhe mostrar isso."




Nenhum comentário:

Postar um comentário