Clique no PLAY para leitura automática do texto:

quarta-feira, 2 de abril de 2014

02 DE ABRIL NA HISTÓRIA


02 DE ABRIL NA HISTÓRIA


1953:
James Watson e Francis Crick anunciam a descoberta do DNA O ácido desoxirribonucleico

 frequentemente abreviado como DNA, constitui o principal componente do material genético da imensa maioria dos organismos, sendo o elemento químico primário dos cromossomos e o material com o que os genes estão codificados. Cada molécula de DNA é constituída por duas cadeias ou fitas formadas por um elevado número de compostos químicos chamados nucleotídeos. Estas cadeias formam uma espécie de escada retorcida que se chama dupla hélice e cujo modelo foi proposto em 2 de abril de 1953 por James Watson e Francis Crick (o artigo Molecular Structure of Nucleic Acids: A Structure for Deoxyribose Nucleic Acid foi publicado no dia 25 de abril de 1953). O sucesso deste modelo radicava em sua consistência com as propriedades físicas e químicas do DNA, mostrando ainda como a complementaridade de bases podia ser importante em sua replicação, e também a importância da sequência de bases, como uma forma de informação genética.




1967:
Estreia o anime Speed Racer (Mach GoGoGo)

Originalmente chamado Mach GoGoGo no Japão, a série animada Speed Racer (assim rebatizada nos outros países) estreava na telinha em um dia como este, no ano de 1967. Ao todo, foram 52 episódios que fizeram o desenho ganhar o mundo. O anime é inspirado no mangá criado nos anos 60 por Tatsuo Yoshida, sobre corridas de automóveis. As aventuras são sobre o jovem Go Mifune (assim batizado em homenagem ao astro Toshiro Mifune, de Os Sete Samurais). A fórmula do mangá era simples: misturava corrida e aventura, sob influência dos filmes de James Bond.

A corrida passava pelos mais desafiadores cenários: montanhas, profundos desfiladeiros, desertos e vulcões. O protagonista Speed Racer pilota o seu carro Mach-5 enfrentando diversos rivais, acidentes e golpes sujos, tudo em busca do sonho se tornar o melhor piloto do mundo. Em 2008, foi lançado o filme Speed Racer, dirigido pelos irmãos Wachowski (os mesmos de Matrix), com atores reais, baseado na história original.




2005:
Morre o Papa João Paulo II

No dia 2 de abril de 2005 morria, no Vaticano, o Papa João Paulo II. Seu papado foi um dos mais longos da história, com início em 1978 e término com a sua morte em 2005. João Paulo II morreu aos 85 anos por conta de uma septicemia e colapso cardiopulmonar irreversível, agravada pela sua doença de Parkinson. Nascido no dia 18 de maio de 1920, em Wadowice, na Polônia, ele era um linguista extraordinário: falava português, polonês, esperanto, espanhol, grego, latim, italiano, francês, inglês e alemão. Também tinha conhecimentos de checo, lituano, russo e húngaro, como outras línguas como japonês e idiomas africanos. 

Foi o primeiro papa a fazer grande uso dos meios de comunicação, em particular a internet. Outra característica era a busca por laços mais estreitos com os líderes de outras religiões como judeus, muçulmanos, ortodoxos e tibetanos (por meio de Dalai Lama).

"O homem não pode viver sem amor. Sem amor, torna-se um ser incompreensível para si mesmo."

"Peço perdão, em nome de todos os católicos, por todas as injustiças contra os não-católicos no decorrer da história."

"A Igreja não tem necessidade de recorrer a sistemas e ideologias."

João Paulo II


C=299.580



Nenhum comentário:

Postar um comentário