Clique no PLAY para leitura automática do texto:

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Avião Solar Impulse retoma volta ao mundo


Avião Solar Impulse retoma volta ao mundo


Aeronave Solar Impulse 2 sobrevoa San Francisco (Foto: AP Photo/NoahBerger)

Próximo destino será Phoenix, com previsão de voo de 16 horas.
Aeronave ficou dez meses parada no Havaí para reparar as baterias.


O avião ecológico Solar Impulse 2, uma aeronave alimentada exclusivamente com a energia procedente do Sol, retomou a viagem de volta ao mundo ao decolar, nesta segunda-feira (2), de San Francisco, na Califórnia, com destino a Phoenix, no Arizona, sudoeste dos Estados Unidos.

O Solar Impulse 2, pilotado pelo suíço André Borschberg e que havia pousado em San Francisco em 24 de abril procedente do Havaí, decolou às 5H00 locais (9H00 de Brasília) e deve completar o percurso até Phoenix, de pouco mais de 1.150 quilômetros, em 16 horas e 20 minutos.


Esta etapa é bem mais curta que a anterior, quando o outro piloto do avião, o também suíço Bertrand Piccard, voou durante 60 horas consecutivas, com direito apenas a pequenos cochilos de 20 minutos intermitentes.

A travessia do Pacífico, realizada em duas etapas, representou até o momento a parte mais perigosa da volta ao mundo do Solar Impulse 2, especialmente pela distância entre os locais de pouso em caso de problemas.

Depois de iniciar a missão em Abu Dhabi, o Solar Impulse 2 teve que fazer uma longa parada técnica, de quase 10 meses, no Havaí para reparar as baterias abaladas por um calor excessivo durante a primeira parte da travessia do Pacífico a partir do Japão.

Para alcançar Phoenix, André Borschberg voará sobre o deserto de Mojave.





Nenhum comentário:

Postar um comentário