Fósseis são evidências científicas e não devem ser vendidos para colecionadores privados, defendem paleontólogos
Fósseis de dinossauros estão sendo vendidos por milhões a colecionadores privados, mas são evidências científicas que precisam estar acessíveis para pesquisa e educação pública.
No ano passado, um fóssil de estegossauro apelidado “Apex” foi vendido em leilão por US$ 40,5 milhões. Já o fóssil de um Ceratosaurus juvenil alcançou US$ 30,5 milhões no mês passado.
Os defensores dessas vendas argumentam que elas são inofensivas ou até boas para a ciência. Outros comparam fósseis a objetos de arte, elogiando sua beleza ou charme histórico.
Como paleontólogos, afirmamos claramente: essas opiniões não poderiam estar mais equivocadas.
— Foto: Adobe Stock
Os fósseis não são objetos de arte nem troféus. São dados científicos que fornecem um registro tangível da história profunda da Terra. Os fósseis são ferramentas essenciais para compreender a evolução, a extinção, as mudanças climáticas e as origens e desaparecimentos dos ecossistemas.
Seu verdadeiro valor não está em seus preços, mas no que eles ensinam. É claro que alguns fósseis são bonitos. O mesmo acontece com os rinocerontes brancos ameaçados de extinção, mas ninguém argumenta que os rinocerontes devem ser leiloados ao maior lance. O valor de um fóssil não é definido por sua beleza, mas por sua acessibilidade científica permanente.
Ciência versus propriedade
Os paleontólogos são historiadores do tempo profundo, estudando a vida ao longo de milhões de anos. Nosso campo é uma ciência construída sobre os mesmos princípios fundamentais de qualquer outra disciplina científica. Os dados devem ser transparentes, acessíveis, replicáveis e verificáveis. Para que isso aconteça na paleontologia, os espécimes fósseis devem ser mantidos em instituições públicas com coleções permanentes.
A pesquisa paleontológica só é científica se os espécimes em estudo forem catalogados em instituições que garantam o acesso perpétuo, para que outros pesquisadores possam examinar e avaliar e reavaliar continuamente os dados preservados pelos fósseis.
É isso que diferencia o leilão de 1997 do espécime de Tyrannosaurus rex conhecido como “Sue” dos leilões de fósseis atuais. Embora tenha sido uma venda privada, Sue foi adquirida por um consórcio público-privado, que incluía o Field Museum of Natural History (FMNH) em Chicago, a Walt Disney Company, a McDonald’s Corporation e doadores privados. O esqueleto de Sue foi imediatamente colocado sob a custódia pública do FMNH, um museu credenciado, e formalmente catalogado.
Sue não desapareceu na coleção privada de um comprador anônimo. Em vez disso, o T. rex tornou-se um recurso científico acessível para cientistas e o público. Isso é exatamente o que deveria acontecer com todos os fósseis cientificamente significativos.
Cada vez mais, alguns dos fósseis mais notáveis já desenterrados vão parar nos cofres de colecionadores privados. Mesmo quando os compradores emprestam temporariamente espécimes a museus, como no caso do Apex, o estegossauro, esses fósseis permanecem fora do alcance de estudos científicos significativos.
Acesso perpétuo
As principais revistas científicas não publicam pesquisas baseadas neles por uma razão simples: a ciência exige acesso permanente.
A ciência paleontológica depende da transparência e da reprodutibilidade dos dados. Um fóssil privado, por mais espetacular que seja, pode desaparecer a qualquer momento por capricho do proprietário. Essa incerteza torna impossível garantir que possamos verificar as descobertas, repetir as análises ou usar novas tecnologias ou métodos no material original no futuro.
Compare isso com fósseis que são mantidos em custódia pública, como Sue, o T. rex. O esqueleto de Sue está em exibição há quase 20 anos e tem sido estudado repetidamente. E, à medida que a tecnologia evolui, abordamos novas questões científicas sobre restos antigos e aprofundamos nossa compreensão do passado distante, um estudo de cada vez.
Os padrões profissionais são importantes
Pode ser tentador justificar o comércio de fósseis apontando para filmes e brinquedos tendo como tema os dinossauros, como se a cultura pop fosse um substituto para a ciência real. Isso é semelhante a argumentar que kits de pintura por números são um bom substituto para a arte exposta no Louvre. Vendas de alto perfil enganam o público ao promover a ideia de que a completude ou o grande tamanho são as únicas coisas que tornam um fóssil significativo.
A Sociedade de Paleontologia Vertebrada, a maior organização mundial de paleontólogos profissionais, criou diretrizes éticas para refletir os padrões profissionais de pesquisa. Críticos consideram-nas demasiado rigorosas, afirmando que as regras devem ser “flexibilizadas”. Mas flexibilizar os nossos padrões éticos significaria abandonar o cerne do método científico em favor da conveniência e do lucro.
É antiético vender fósseis humanos ou artefatos culturais a colecionadores particulares. O mesmo padrão deve ser aplicado a dinossauros e outros fósseis de vertebrados. Os fósseis, sejam eles comuns ou espetaculares e raros, são um registro insubstituível da história do nosso planeta.
Financiando o futuro
A ciência não deve estar à venda. Sugerimos que milionários e bilionários amantes de fósseis invistam seu dinheiro onde ele possa fazer uma diferença transformadora. Em vez de comprar um esqueleto, incentivamos esses fãs a apoiar a pesquisa, os museus, os estudantes e as sociedades científicas que dão nova vida aos ossos antigos.
O preço de um único fóssil poderia financiar anos de descobertas inovadoras, educação e exposições. Esse é um legado que vale a pena deixar, especialmente em um momento em que o financiamento para a ciência está diminuindo.
Jessica M. Theodor recebe financiamento do Natural Sciences and Engineering Research Council do Canadá. Ela é ex-presidente da Society of Vertebrate Paleontology.
Kenshu Shimada é presidente do Comitê de Assuntos Governamentais da Society of Vertebrate Paleontology.
Kristi Curry Rogers é vice-presidente da Society of Vertebrate Paleontology.
Stuart Sumida é presidente da Society of Vertebrate Paleontology.
Leia também:
00 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY
01 - Os livros mais vendidos de 2014
02 - Surto de doença bacteriana devasta colmeias da África do Sul
03 - Menina encontra rara moeda histórica de 2 mil anos em Israel
04 - O tubarão pré-histórico com 300 dentes capturado por acidente
05 - Uma das mais populares tecnologias modernas, na verdade, tem mais de mil anos
06 - Tornando o impossível uma realidade – Assim foi a construção de um avião capaz de voar, dia após dia, noite após noite, sem parar e sem utilizar qualquer combustível
07 - Um dos mais antigos templos budistas do mundo é descoberto no Paquistão
08 - Jogos inventados - Caverna do Dragão
09 - SpaceX lança primeiros satélites para rede que vai prover internet do espaço
10 - Conheça a nova invenção dos japoneses Uma muralha à prova de tsunamis
SEGUIR ESTE BLOG:
https://bit.ly/33sTp93
COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84
COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN
CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037
01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - LIVROS ONLINE - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 - Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I
18 - Armazenador de Arquivo - https://bit.ly/2JdMfNF
19 - JogosRBL6 Plus V2 - 4 Full Set - https://bit.ly/2Qqtt6g
20 - Lista de Links Ancorados - Junho de 2019 - https://bit.ly/2Kvty7M
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037
https://bit.ly/33sTp93
Nenhum comentário:
Postar um comentário