terça-feira, 4 de agosto de 2015

11 clássicos do MS-DOS para jogar gratuitamente no seu navegador


11 clássicos do MS-DOS para jogar gratuitamente no seu navegador


A Internet Archive , organização sem fins lucrativos voltada para a manutenção de arquivos multimídia, liberou esta semana uma seleção de jogos clássicos do MS-DOS para streaming em seu site. Não é necessário baixar nenhum arquivo para jogá-los.

Antes de existir o DirectX (e mesmo algum tempo após sua criação), o DOS era o sistema operacional ideal para jogos de computador. Isso porque ele permitia que os programadores usassem uma série de recursos de hardware aos quais outros sistemas operacionais não davam acesso. Por esse motivo, muitos dos jogos clássicos dos PCs passaram por ele.


Internet Archive *(https://archive.org/index.php)
Caso você não conheça algumas dessas pérolas, ou queira matar a saudade de jogos do DOS sem precisar escrever C:\, selecionamos alguns dos games mais legais disponíveis no Internet Archives para você passar o tempo:





Um game antológico em termos de aventura, exploração e plataformas, Prince of Persia pode ser pensado como uma espécie de bisavô da série Assassin's Creed. Nele, jogadores controlam um jovem que precisa resgatar uma princesa. 
As animações do jogo foram criadas usando a técnica de rotoscopia, uma espécie de motion capturing primitiva, e eram consideradas incríveis para a época.





A simpática bolinha amarela não necessita de introdução. Desde sua primeira aparição em 1980, Pac-Man se tornou praticamente sinônimo de videogames. E o fato de ele ainda surgir em novos jogos e ainda ser jogado em seu formato original mostram que essa fama toda não é sem motivo.





Guiar um monte de homenzinhos loiros, que andam sempre em frente e não tem o menor medo de se jogar num poço de lava, até a saída das fases. Esse é o objetivo dos jogos da série Lemmings. Tribes, o segundo game da série, trouxe novas habilidades para os homenzinhos e fases ainda mais desafiadoras, que eram tão desesperadoras quando você não sabia o que fazer quanto recompensadoras quando você conseguia vencê-las.





Mesmo com os gráficos simples da época, Sim City ainda era uma experiência incrível por permitir que você ficasse no comando total de uma cidade. Se hoje em dia existem jogos que simulam o gerenciamento desde parques de diversão até presídios, é graças a esse jogo antológico.





Hoje em dia, jogos de "corrida infinita" como Temple Run e Minion Rush são extremamente comuns. O que poucos sabem é que eles já existem ao menos desde 1984, quando Pitfall foi lançado. Embora de aparência bem mais rudimentar que a dos jogos atuais, sua jogabilidade é praticamente a mesma desses jogos - e se mantém surpreendentemente viciante.





Mesmo que o nome lhe pareça estranho, você provavelmente já jogou alguma versão de Sokoban. Trata-se do jogo de quebra-cabeças no qual você precisa empurrar caixas até suas posições determinadas. Essa versão guarda também outra das características típicas de sua época: é inescrupulosamente difícil.






O pai de todos os jogos de tiro em primeira pessoa, Wolfenstein 3D ainda hoje é bastante interessante. Os jogadores controlam o agente secreto B. J. Blaskowitz, que precis escapar de uma prisão nazista. Com diversas armas e tipo de inimigos diferentes, o jogo já previa muitos dos aspectos que fariam do gênero um dos de maior sucesso do mundo dos games.





O jogo mais popular do Internet Archive, Oregon Trail é atualmente muito mais uma peça cômica de museu do que um jogo propriamente, mas ainda assim é bem engraçado. O objetivo do jogo é guiar uma caravana de peregrinos até o Oregon, tentando não morrer de disenteria no meio do caminho. 





Bust-A-Move é um joguinho estilo Tetris com dois simpáticos dragõezinhos. O objetivo do jogo é criar grupos de bolhas da mesma cor para que elas estourem, e acumular a maior pontuação possível. Ele também já recebeu dezenas de versões diferentes, e continua popula até hoje. 





Muito antes de estrelar nos clássicos de plataformas da Rare, o gorila gigante da Nintendo foi o vilão do jogo. Em Donkey Kong, os jogadres controlam um homem que precisa subir uma torre e salvar uma mulher das garras do gorila. É basicamente a mesma história do Mario e da princesa, mas sem o Bowser (e sem o design de fases genial da Nintendo). 





Um jogo de estratégia em tempo real baseado no universo de "Dune", do autor de ficção científica Frank Herbert. O game permite que você jogue como uma das três casas da série e é dividido em uma série de missões, o que ajuda a lhe dar um ritmo mais constante.


RELAÇÃO DOS 11 JOGOS:



02-Pac-Man 

03-Lemmings 2: Tribes 

04-Sim City 

05-Pitfall 

06-Sokoban 

07-Wolfenstein 3D 

08-Oregon Trail 

09-Bust-A-Move 

10-Donkey Kong 

11-Dune 2: The Building of a Dynasty 



Internet Archive *(https://archive.org/index.php)


Nenhum comentário:

Postar um comentário