domingo, 18 de outubro de 2026

Neandertal pode ter sido morto em confronto cara a cara há 75 mil anos; caso traz rara evidência de violência no Paleolítico

Neandertal pode ter sido morto em confronto cara a cara há 75 mil anos; caso traz rara evidência de violência no Paleolítico 


Ferimento na escápula indica que golpe com lança teria vindo de frente. Pesquisadores não descartam acidente de caça, mas dizem que padrão é compatível com ataque de perto.


Um neandertal que viveu há cerca de 75 mil anos pode ter sido morto por uma lança de madeira usada a um curta distância. Pelo menos, é isso o que aponta um novo estudo publicado na revista "Scientific Reports".

A análise de um ferimento no ombro indica que a arma pode ter sido usada a curta distância e traz uma rara evidência de violência no Paleolítico.


Escápula esquerda de Shanidar A, fóssil de neandertal que viveu há cerca de 75 mil anos,
analisada por pesquisadores da Universidade de Cambridge. — Foto: University of Cambridge


Os restos pertencem a um indivíduo chamado pelos pesquisadores de Shanidar A, encontrado na caverna de Shanidar, no Curdistão iraquiano.

Ele tinha cerca de 45 anos, uma idade avançada para os padrões neandertais, e seus restos incluem parte da mão direita, costelas, dentes e a escápula esquerda.

Foi justamente na escápula que os arqueólogos encontraram a principal pista: um buraco quase perfeitamente circular, de cerca de 15 milímetros de diâmetro, cercado por pequenas fraturas. Fragmentos do próprio osso ainda estavam preservados logo abaixo da perfuração.

A equipe descartou explicações como raízes de plantas, ação de insetos ou danos provocados durante a escavação.



Escápula esquerda de um Neanderthal que teria morrido por causa de
uma lança 75 mil anos atrás. — Foto: University of Cambridge via Reuters


Exames microscópicos e imagens de microtomografia também não mostraram sinais de cicatrização, o que indica que o ferimento ocorreu muito perto do momento da morte.

Ainda segundo o estudo, o formato da perfuração é uma das razões para a hipótese da lança. Pontas de pedra costumam deixar marcas mais angulares, enquanto armas de madeira produzem perfurações arredondadas.

Lanças de madeira preservadas em sítios muito mais antigos da Europa têm dimensões compatíveis com o buraco encontrado na escápula.

A trajetória do ferimento também chamou a atenção dos pesquisadores. A arma teria entrado pela frente do corpo, atravessado tecidos e órgãos do tórax antes de atingir a escápula. Segundo a equipe, o golpe poderia ter atingido o pulmão e grandes vasos sanguíneos, provocando uma morte rápida.

“Nunca podemos ter certeza, porque a madeira não se preservou, mas uma lança de madeira parece a explicação mais provável”, disse ao g1 Emma Pomeroy, arqueóloga da Universidade de Cambridge e principal autora do estudo.



Acidente ou ataque?

Não é possível afirmar que Shanidar A tenha sido assassinado. Um acidente durante uma caçada continua sendo uma explicação possível.

Mas a análise do osso trouxe um detalhe que reforça a hipótese de confronto: a fratura parece mais compatível com uma lança usada para golpear de perto do que com uma arma arremessada à distância.

“Com uma lança de estocada, é preciso estar muito perto de alguém quando se ataca. E sabemos que o ferimento veio pela frente, então Shanidar A provavelmente estava de frente para quem o atingiu”, explicou Pomeroy ao g1.

A pesquisadora ressalta que ainda são necessários mais testes experimentais para reconstruir exatamente o que aconteceu. Também não há como saber se, caso tenha ocorrido um ataque, ele partiu de alguém do mesmo grupo ou de outro.


Registros desse tipo são raros. A maior parte das evidências conhecidas de violência organizada na Pré-História é muito mais recente, associada a sociedades agrícolas.

Por isso, um possível ataque fatal entre indivíduos no Paleolítico ajuda a ampliar o que se sabe sobre conflitos entre populações humanas antigas.



Entrada da caverna de Shanidar, no Curdistão iraquiano, sítio arqueológico
conhecido pela descoberta de restos de neandertais. — Foto: Graeme Barker


Pomeroy afirma que o indivíduo provavelmente teve dificuldades para comer, beber e se comunicar durante a recuperação e pode ter recebido ajuda de outros integrantes do grupo.

Ela pondera, porém, que não é possível medir quanto dessa sobrevivência dependeu de cuidados e quanto resultou da própria capacidade de adaptação.

Para a arqueóloga, é justamente essa combinação que torna o caso especialmente interessante.


“Vemos duas facetas contrastantes da natureza humana, o cuidado e a violência, reunidas no mesmo indivíduo".

Shanidar A também foi depositado em um ponto específico da caverna, atrás de uma grande rocha. Nos anos ou décadas seguintes, pelo menos outros quatro neandertais foram colocados praticamente no mesmo local, em diferentes momentos.

A repetição reforça a interpretação de que aquele espaço tinha algum significado para o grupo. Segundo os pesquisadores, o conjunto acrescenta evidências de que os neandertais não apenas cuidavam de indivíduos feridos, mas também mantinham práticas deliberadas relacionadas aos mortos.




Incisivo de Shanidar A partido ao meio após um trauma sofrido em vida.
O desgaste indica que o neandertal sobreviveu ao ferimento. — Foto: Emma Pomeroy







Leia também:

00 - JogosRBL6 – Agora com PLAYSTATION ONE - SONY

01 - Pesquisadores criam o mapa do mundo mais perfeito e exato da história

02 - Precognição - Farejando desgraça

03 - Misterioso Planeta 9 pode ser na verdade um buraco negro

04 - Exoplaneta descoberto próximo da Terra pode estar coberto de água

05 - Nova dieta de vacas promete reduzir flatos

06 - Falcon Heavy - Por que o lançamento do foguete mais potente do mundo pela Space X é importante

07 - David Pogue testa e aprova a menor câmera HD

08 - Terra de Gigantes - Obesidade

09 - A tribo africana que vive até hoje como os humanos de 40 mil anos atrás

10 - Como as civilizações do passado desenvolveram seu conhecimento?





SEGUIR ESTE BLOG:

https://bit.ly/33sTp93





COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
http://num.to/6944-5525-7037


01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - LIVROS ONLINE - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg
13 - JogosRBL4 - Jogos Retro grátis no seu PC - http://bit.ly/2uLgDHd
14 - JogosRBL6 - Agora com Playstation One - http://bit.ly/2gjEatl
15 - 945 Filmes Legendados - Coleção Setembro de 2017 - http://bit.ly/2wOM0Ra
16 - Coleção 656 CD-ROM's - Outubro de 2017 - http://bit.ly/2AiD72n
17 - Playstation One Collection - 1391 Games - http://bit.ly/2FkMp3I
18 - Armazenador de Arquivo - https://bit.ly/2JdMfNF
19 - JogosRBL6 Plus V2 - 4 Full Set - https://bit.ly/2Qqtt6g
20 - Lista de Links Ancorados - Junho de 2019 - https://bit.ly/2Kvty7M

http://bit.ly/1zIu2s4

http://num.to/6944-5525-7037

https://bit.ly/33sTp93







Nenhum comentário:

Postar um comentário