quinta-feira, 4 de junho de 2009

Cursos de noivos da Igreja Católica

25/04/09 - 18h11 - Atualizado em 25/04/09 - 18h11


Cursos de noivos da Igreja Católica falam de sexo, camisinha e pílula em SP
Aulas são dadas para pessoas que pretendem se casar na igreja.
CNBB diz que métodos contraceptivos naturais devem ser enfocados.




Foto:O noivos Bruno Casagrande e Daiana Beber classificaram como avanço o curso tratar de temas como vida sexual e métodos contraceptivos
O ambiente religioso não constrange casais mais velhos e médicos que falam abertamente sobre sexo, orgasmo e camisinha em cursos de noivos de algumas igrejas católicas de São Paulo. Os palestrantes até desenham gráficos mostrando a diferença entre o estímulo sexual feminino e masculino e incentivam os noivos que estão na platéia a atentar para a importância de os dois atingirem o prazer durante a relação.

Médicos e casais que dão palestras nos cursos falam abertamente nos temas sem, necessariamente, destacar o que a religião considera como certo ou errado. “Temos que abordar todos os assuntos relativos ao casamento. Falamos o que existe. Não podemos fechar os olhos, estamos em 2009”, explica Stella Veloso, que faz parte da organização do curso ministrado na Paróquia São Luís Gonzaga, na Avenida Paulista.

O curso tem palestras de um casal que fala sobre diálogo no casamento, uma médica que alerta para doenças sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos, um senhor que discorre sobre vida sexual e o padre explica aos noivos sobre o sacramento religioso.

“É um curso realista”, define o advogado Bruno Casagrande e Silva, de 28 anos, que fez o curso em março na Paróquia São Luís Gonzaga. Ele disse ter se surpreendido com os temas abordados nas palestras. “Um dos palestrantes falou em zonas erógenas do homem e da mulher, da importância do casal conhecer essas zonas e de ter uma vida sexual saudável e frequente”, contou ele. “É uma inovação porque a Igreja Católica tem uma visão repressora da vida sexual, não acompanha as mudanças da sociedade”, afirmou. “Eles falaram sem falso moralismo, sem pregação ideológica”, afirmou a noiva dele, a bacharel em direito Daiana Costa Beber, de 24 anos. Eles vão casar em 12 de setembro em Mato Grosso, estado natal de Daiana, e onde o casal se conheceu.




Foto:José Catarinacho desenha o gráfico de estímulo sexual do homem e da mulher durante palestra sobre sexo e sexualidade na Igreja do Calvário (Foto: Daigo Oliva)Um veterano nesse tipo de curso, o administrador de empresas aposentado José Catarinacho, de 72 anos, é quem dá a palestra sobre sexo no encontro de noivos da Igreja do Calvário, em Pinheiros, na Zona Oeste da capital, há cerca de 10 anos. Ele aborda o tema de forma bem humorada e conta até piada para os frequentadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário