segunda-feira, 30 de maio de 2016

Ciência recria milagre do vinho de Jesus


Ciência recria milagre do vinho de Jesus



Não foi um milagre qualquer, mas a amostra da capacidade de Jesus de transformar substâncias, a pedido de sua mãe, Maria, durante um casamento em Caná.


Conforme está relatado no Evangelho de São João, depois de se negar, alegando que ainda não era o momento de tornar o fato público, Jesus finalmente cede e realiza o milagre. Ele pede aos servos que encham seis copos grandes com água. Quando o líquido chega ao organizador da festa, já havia se transformado em vinho. 

O milagre do relato bíblico está no tempo: a transformação que normalmente leva, no mínimo, meses, ocorreu em um mero instante. 

Dois mil anos depois, de acordo com a Bíblia, um grupo de cientistas conseguiu reproduzir esse milagre. 

A empresa Ava Winery, de San Francisco, nos EUA, afirma ter encontrado a maneira de converter água em vinho em apenas 15 minutos. “Recriamos vinhos a partir do zero, sabor por sabor, combinando seus compostos em um nível preciso. Sem levedura, sem fermentação, com controle infinito do sabor e do aroma”, explicam seus criadores Alec Lee e Mardonn Chua. Esse vinho sintético foi criado no laboratório por meio da mistura de etanol, compostos de sabor e aroma e água. 

Para alcançar esse feito, eles analisaram milhares de compostos químicos que influenciam na textura, no sabor e no aroma do vinho, por meio da cromatografia de gases e espectrometria de massas. Os resultados foram avaliados por um sommelier profissional. Desse modo, segundo os pesquisadores, eles recriaram um milagre em laboratório.


Fonte: La Capital 


Nenhum comentário:

Postar um comentário