sábado, 21 de janeiro de 2017

Doom - conheça a história do popular jogo de tiro


Doom - conheça a história do popular jogo de tiro

Clássica série Doom tem uma grande história de conflitos infernais (Foto: metro.co.uk)


Doom é facilmente a série de tiro em primeira pessoa mais conhecida de todos os tempos, tendo mais de 20 anos de sucesso e preparando-se para retornar aos videogames com um novo jogo para o PlayStation 4, Xbox One e PC. Porém, poucos jogadores conhecem toda a história por trás desse clássico. Confira todo o enredo dos jogos principais da série Doom.



“Cara do Doom”
Para a geração de jogadores atual pode parecer estranho saber que em um game tão popular quanto Doom, o protagonista simplesmente não possui nome. O personagem principal nunca teve um nome revelado e nem fala nada durente as partidas. Fãs da série passaram a chamá-lo apenas de “Doomguy”, traduzindo: “Cara do Doom”.


Doom - Série de Videogame - FPS - ID Software


Poucas informações estão disponíveis sobre o personagem, resumindo-se a uma descrição do manual do Doom original em 1993. Ele é um fuzileiro espacial em uma estação em Marte, considerado um trabalho isolado e monótono. Nosso “Doomguy” está lá como uma punição, após ter atacado um superior, o qual ordenou que seu pelotão atirasse em alvos civis.

Apesar de sua participação limitada nos eventos da história fora do comando do jogador, em vários momentos ele é reverenciado como um personagem com forte atitude moral. Constantemente o “Doomguy” faz o certo, sem se importar com as consequências, e se sacrifica pelas pessoas a sua volta.


O protagonista Doomguy em sua versão The Ultimate Doom (Foto: knowyourmeme.com)



Doom (1993)
A história da série Doom começa em Marte, onde nosso protagonista está servindo. A Corporação Union Aerospace está realizando experimentos secretos com teletransporte, buscando criar um portal que permita o transporte entre as duas luas de Marte, Fobos (Medo) e Deimos (Pânico).

No momento do experimento, alguma coisa dá errado. A lua Deimos desaparece por completo e forças demoníacas começam a sair pelo portal em Fobos. O esquadrão de fuzileiros do qual o Doomguy faz parte é então enviado de Marte para Fobos, onde ele é deixado para trás para proteger o perímetro, equipado apenas com uma pistola.

Pelo rádio, ele ouve que algo aconteceu com seus companheiros, os quais foram aparentemente possuídos por demônios. Os soldados inimigos que vemos, e até mesmo matamos, no primeiro Doom, são na verdade os fuzileiros do seu próprio esquadrão, tomados pelas forças do mal.


Os soldados que você enfrenta em Doom são na verdade seus companheiros de esquadrão possuídos (Foto: mtbs3d.com)


Eventualmente o Doomguy consegue lutar contra as forças demoníacas em Fobos e chegar ao portal que leva para Deimos, apenas para descobrir que a lua de Marte agora estava no inferno. Após muita luta, ele chega ao responsável pela invasão, um demônio chamado Spider Mastermind, que planejava invadir a Terra.

Apesar de muitos dos jogadores terem lembranças aterrorizantes do chefe Cyberdemon, o chefe final do jogo é o Spider Mastermind. Quando você finalmente derrota este demônio é aberto um portal para a Terra, o qual você utiliza para escapar. Porém, Doom não tem um final feliz.

A primeira coisa que você vê ao chegar é uma invasão de demônios e uma cabeça de coelho cravada em um pedaço de madeira. Esse coelho era o animal de estimação do Doomguy, e tinha o nome de Daisy. Somente agora a verdadeira batalha contra as forças do inferno iria começar.


A coelhinha de estimação Daisy foi uma das primeiras vítimas da invasão demoníaca na Terra (Foto: youtube.com)



Doom 2: Hell on Earth (1994)
Logo após os eventos do primeiro Doom, a invasão continua em Doom 2. Porém, se o jogo original era uma história de sobrevivência de um único soldado lutando contras as forças do mal, Doom 2 é sobre a extinção da raça humana. Seu objetivo aqui não é derrotar a invasão, mas garantir que os seres humanos resistam.

O plano é enviar os sobreviventes da raça humana para fora do planeta, em grandes naves espaciais. Porém, o único porto espacial de onde eles poderiam lançar essas naves, está tomado por demônios. O Doomguy entra em combate para retomar esta base, elimina todas as forças do mal pelo caminho e então envia os sobreviventes para o espaço, se tornando o último ser humano na Terra.

Uma das naves envia o alerta do espaço que foi possível encontrar a fonte da invasão: a cidade natal do soldado (não revelada). Isso explica, por exemplo, como o coelho de estimação do personagem acaba aparecendo morto no final do primeiro jogo, um evento que antes parecia aleatório.


O chefe final de Doom 2 não possui nome, mas é conhecido como Icon of Sin (Foto: doom.wikia.com)


Doomguy volta para sua cidade e enfrenta mais demônios até chegar ao portal que leva ao inferno. Ele o atravessa e confronta então o chefão final, uma criatura sem nome, mas normalmente chamada de Icon of Sin, devido à fase em que ele aparece. Ao derrotá-lo, o portal é destruído e o soldado retorna para casa, assim como os sobreviventes nas naves espaciais. A Terra começa a se reconstruir, mas o medo de uma nova invasão continua.



Final Doom (1996)
A Corporação Union Aerospace volta a fazer experimentos com portais para o inferno em Io, uma das quatro luas de Júpiter, dessa vez visando fechar o elo com a Terra de uma vez por todas. Doomguy agora é o líder de um esquadrão de fuzileiros espaciais que faz a proteção desta estação, eliminando todas as forças infernais que atravessam durante os experimentos.

O que ninguém esperava é que em certo momento os demônios surgissem com uma nave espacial, feita de metal, pedra, carne e ossos. Todo o esquadrão de fuzileiros é dizimado, exceto o protagonista. Doomguy jura vingar seus companheiros e novamente transporta-se para o inferno, onde enfrenta outro Icon of Sin (o jogo reutilizava recursos de Doom 2) e o derrota.

Finalmente a corporação inicia o Experimento Plutonia, que consiste em utilizar um acelerador quântico para fechar os portais do inferno tão logo eles sejam criados. Em um teste controlado, o dispositivo consegue fechar facilmente um portal. Porém, quando sete outros portais se abrem, ele consegue apenas fechar seis e uma nova invasão começa.

O responsável é um demônio chamado Gatekeeper, que possui o poder de criar portais por conta própria. Dessa vez Doomguy não estava envolvido, era o soldado mais próximo do local e parte em uma missão para recuperar o acelerador quântico e derrotar o demônio. Recuperando o dispositivo e derrotando o Gatekeeper, a ameaça de invasão parecia estar terminada.



Doom 64 (1997)
Mesmo a invasão tendo sido detida, as bases de Marte do Doom original continuavam infestadas de demônios. Os militares decidem lançar um ataque nuclear para acabar com os sobreviventes, o que inicialmente funciona. No entanto, um demônio conhecido como Mother Demon, a mãe de todos os demônios, sobrevive e ressuscita todo o seu exército, agora repleto de mutações pela radiação, ainda mais poderoso do que nunca.


Mother Demon, a mãe de todos os demônios, é a vilã da vez em Doom 64 (Foto: doom.wikia.com)


Um esquadrão de fuzileiros é mandado para enfrentá-la e mais uma vez Doomguy é o único sobrevivente, enfrentando hordas de demônios. Ao chegar ao inferno e destruir a Mother Demon, o personagem se dá conta de que não importa quantas vezes impeça a invasão, seu destino está claro. O soldado destrói o portal pelo lado de dentro, ficando para sempre preso no inferno.



Doom 3 (2004)
Muitos anos após o lançamento do último Doom, a série resolveu se reinventar com Doom 3, funcionando como um reboot. Alguns elementos foram mantidos, como o Doomguy, sempre silencioso e anônimo, e a Corporação Union Aerospace realizando seus experimentos com portais no ano de 2145. Porém, dessa vez a base invadida por forças demoníacas é em Marte e não em uma de suas luas.

Dessa vez não se trata apenas de uma invasão unilateral, mas de um cientista humano, Dr. Malcolm Betruger, que planeja abrir o portal para o inferno. Esta versão do Doomguy também é um pouco mais realista, procurando ajuda para lidar com a questão, mas no fundo ele acaba sozinho enfrentando os demônios como sempre.


Doom 3 surpreende até hoje com seus belos gráficos (Foto: trueachievements.com)


O final também é semelhante, conforme o soldado adentra as profundezas do inferno através do portal para enfrentar a invasão. Porém, aqui ele encontra uma relíquia, chamada Soul Cube, um artefato desconhecido criado por alguma civilização antiga cuja única função é combater as forças do inferno.

Um enorme portal começa a se abrir em Marte e Doomguy enfrenta o último chefe, dessa vez o famoso Cyberdemon, e o derrota usando o Soul Cube. A relíquia também acaba por fechar o portal, encerrando a invasão. O jogo termina com um gancho, mostrando o Dr. Betruger em sua nova forma demoníaca.



Doom 3: Resurrection of Evil (2005)
O pacote de expansão Resurrection of Evil é o único jogo da série principal que conta com um protagonista diferente do Doomguy. Inicialmente isso não faz muita diferença, pois trata-se de um fuzileiro espacial anônimo nos mesmos moldes do protagonista de todos os outros jogos. Porém, este novo soldado é menos nobre que o Doomguy e aparenta ter um lado sombrio.


O soldado de Resurrection of Evil não parece um herói altruísta como o Doomguy (Foto: ign.com)


Em 2147, 2 anos após os eventos de Doom 3, um artefato infernal, o Heart of Hell (Coração do Inferno) é descoberto em uma das luas de Marte após um esquadrão de fuzileiros ser enviado para investigar. Quando o protagonista toca o artefato, o resto do seu esquadrão é dizimado, apenas ele sobrevive e um novo portal para o inferno se abre (soa familiar?).

Para fechar este portal o soldado precisa levar o artefato de volta para o inferno. Porém, as forças do inferno também desejam recuperá-lo e enviam três Hell Hunters (Caçadores Infernais) nessa missão. Conforme você derrota esses caçadores, o Heart of Hell acaba absorvendo as habilidades deles.

No inferno, o soldado enfrenta o Dr. Betruger, agora conhecido como o demônio Maledict, e após derrotá-lo consegue fechar o portal e escapar das profundezas.


Em Resurrection of Evil finalmente enfrentamos o Dr. Betruger, agora como Maledict (Foto: theisozone.com)



Doom (???)
Quase 10 anos após o último jogo da série, um novo Doom está sendo produzido para a nova geração de consoles e PC. Inicialmente chamado de Doom 4, o jogo agora é conhecido apenas como “Doom”, e será uma espécie de reboot.

Durante o evento QuakeCon 2014 para fãs da franquia foi revelado mais sobre o novo título, porém bastaria seguir a tradição dos outros jogos para descobrir o que vai acontecer. A história contará novamente sobre como a Corporação Union Aerospace está realizando experimentos com portais em Marte, os quais acabam levando a uma invasão das força demoníacas.


Doom (QuakeCon 2014 Teaser)


Qual o melhor FPS? Opine nos comentários abaixo...





Leia também:

Assim caminha a Humanidade - Biologia

Impacto de crise da água é o mais temido por elite mundial

Formigas têm grande capacidade de escolher



RECOMENDADO PARA VOCÊ

LISTA DE DICAS !!!


COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi

http://bit.ly/1zIu2s4


C=480.393




Nenhum comentário:

Postar um comentário