segunda-feira, 17 de abril de 2017

RÁDIO GALENA - Era proibido possuir um rádio em casa


RÁDIO GALENA - Era proibido possuir um rádio em casa


O GALENA
O galena surgiu em 1906, quando um coronel do exército norte-americano, H. H. C. Dunwoody, patenteou o detector de cristal. Consistia num fragmento de galena (sulfeto de chumbo natural), que se ligava a uma antena por meio de um arame fino (bigode de gato).




Cristal de Galena / Bigode de gato


Todo o som transmitido pelo transmissor e captado pela antena, passava pelo cristal e era ouvido através de um par de auriculares.


Rádio Galena


A pedra de galena tem a função de separar a radiofrequência da parte de modulação, fazendo com que chegue ao fone de ouvido somente o áudio. Quando havia só uma estação transmitindo não havia necessidade de sintonizar a frequência. Posteriormente foi acrescentado ao circuito um capacitor variável e uma bobina que conseguiam sintonizar mais de uma emissora.


Pedra de Galena


Os pioneiros radioescutas do mundo todo, inclusive os brasileiros nas décadas de 20 e 30, conheceram as audições radiofônicas através dos galenas, receptores elementares, na maioria de fabricação caseira. Bem mais tarde, surgiram os alto-falantes que, por sua vez, eram cornetas de som, no mesmo estilo das antigas vitrolas e, posteriormente, embutidos nos receptores.


Esquema do Rádio Galena


Até o ano de 1924 a posse de um radinho de galena era contravenção. A prática de recepções radiofônicas no Brasil teve início com o emprego de um pequeno aparelho denominado “GALENA”, constituído de um fragmento desse minério, uma bobina e mais um fio de cobre denominado “bigode de gato”. Sua utilização, entretanto, era proibida pela Lei nº. 3.296, de 10 de julho de 1918, primeiro diploma legal que disciplinou os Serviços de Radiotelegrafia e Radiotelefonia, considerados privativos do Governo Federal.


Um radinho Galena bem caseiro


A vigilância exercida pela Repartição Geral dos Telégrafos, órgão encarregado de fiscalizar o cumprimento da Lei nº. 3.296, levava seus prepostos a apreenderem os “miseráveis galenas”, na expressão de Roquette Pinto. Todavia, seu uso passou em pouco tempo a se expandir clandestinamente no Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, sendo instalado até mesmo em automóveis, surgindo o que se chamou de “verdadeira radiomania”.


Surgiu a Radiomania


J. V. Pareto Neto, estudioso das nossas telecomunicações, em artigo publicado na vitoriosa Revista Antenna, fundada por Elba Dias e dirigida por muitos anos por Gilberto Affonso Pena, lembrou que os receptores de galena eram de difícil obtenção e não havia fones. As revistas francesas que aqui chegavam na época ensinavam como construí-los e, por isso mesmo, eram disputadas pelos interessados.


1925 - Surgiu a Radiomania
1924 - Rádio-galena deixou de ser contravenção


O uso do rádio-galena deixou de ser contravenção a partir de 5 de novembro de 1924, com a assinatura do Decreto nº. 16.657, permitindo a qualquer pessoa, mesmo estrangeira, instalar estações meramente receptoras, comprometendo-se o interessado a guardar sigilo absoluto “de toda correspondência rádio-telefônica porventura interceptada pelo seu posto de recepção a ser instalado em sua residência.”




Projeto de Montagem de Rádio de Galena
Como funciona do Rádio de Galena? - Rádio de galena é um receptor extremamente simples e fácil de ser construído. Sua característica mais notável é que não são utilizadas pilhas ou energia da rede elétrica, o circuito simplesmente converte os sinais de rádio captados pela antena em som.
A desvantagem é que ele necessita de uma antena muito grande (um fio de no mínimo 20m de comprimento para uma recepção satisfatória).

O modelo básico possui uma bobina de fio esmaltado que, em conjunto com um capacitor variável sintoniza a emissora desejada. O sinal de radiofreqüência (RF) sintonizado passa então por um retificador que "extrai" o sinal de áudio que modula a portadora de RF. Este sinal de áudio é então aplicado a fones de ouvido de alta sensibilidade (magnéticos de alta impedância ou de cristal). Podem ser utilizados fones comuns ligados ao circuito por meio de um transformador casador de impedâncias.

O tal retificador originalmente era uma pedra de Galena (PbS, sulfeto de chumbo cristalizado), daí o nome do rádio. A Pirita, minério de ferro também funciona. Hoje em dia costumam ser utilizados diodos de germânio 
no lugar da galena. O tamanho varia desde uma caixa de fósforos até modelos enormes, feitos com tubos de cobre.


Esquema de montagem do Rádio Galena


Imagine um rádio, que não precisa de pilhas e nem de energia elétrica para funcionar.
No principio da “Era do Rádio”, ainda não existiam os transistores e as válvulas ainda não eram populares, então como faziam nossos avós para receberem os sinais das primeiras estações de radiodifusão?
Os primeiros rádios eram denominados “rádio de galena”, pois tinham como elemento principal à “galena”, um óxido natural de chumbo em forma de cristal, composto por 86,6% de chumbo (Pb) e 13,4% de enxofre (S), com propriedade semicondutora é capaz de detectar os sinais de rádio, e separar o som (voz do locutor, musicas etc.) das ondas de rádio.

Funcionamento: As ondas de rádio são captadas por um grande varal de fio de cobre, (formando uma antena de pelo menos vinte metros de comprimento,) e são trazidas até o receptor, por um fio de descida, ligado ao varal.
Chegando ao circuito, os sinais de rádio encontram uma bobina, que tem a função de fazer a seleção das estações e a partir daí os sinais são levados ao cristal, onde são detectados e separados os sinais de baixa freqüência (sons) dos sinais de alta freqüência (ondas de rádio). Estes sinais de baixa freqüência são então levados a um capacitor onde são eliminados os sinais que não mais interessa e logo em seguida são convertidos em sons no fone de ouvido.
Como não existe amplificação, o som é extremamente baixo. E a qualidade depende fundamentalmente da antena e da potência de irradiação do transmissor, portanto quanto mais próximos estivermos do transmissor ou quanto maior for nossa antena, melhor será a qualidade do sinal.

Esquema básico de um Galena


Montagem do Rádio de Galena: Você vai precisar dos seguintes matérias:
Uma base de madeira;
Um pedaço de cabo de vassoura de madeira;
Fio de transformador esmaltado (as pontas do fio devem ser raspadas antes de enrolar no prego para fixação e ligação ao terminal de terra e antena);
Fio encapado para ligação;
10 Metros de Fio de telefone (FI) para a antena (pode ser encapado);
(Obs desenrole o fio do telefone que vem em par e use as duas parte para emendar e fazer um de 20 metros assim você economiza material.)
Garra jacaré pequena para ligar o terra do rádio, a alguma estrutura metálica;
04 Plug banana fêmea;
04 Plug banana macho;
01 Diodo 1N60 ou similar (de germânio);
01 Tubinho de alumínio fino para a vareta de sintonia;
01 Cápsula de fone de ouvido de telefone (não serve esses fones de R$1,99 para rádio FM);
Pregos, parafusos, plástico de garrafa pet para isolante da antena etc...


Galena - Projeto Didático


Fonte de consulta: Rádio de galena - Wikipédia



Galenas - Rádio Receptor - Cristal de Galena



World Smallest Crystal Rádio 1930 / Modelo da Crystal Society USA
Money Box - Utilizado publicamente onde as pessoas
 tinham que introduzir uma moeda para ouvir



Marconiphone Crystal Baby / Isaria 1922 e 1924 / Movingcoil



Galena - Fonte de consulta - Wikipédia





Leia também:

RECOMENDADO PARA VOCÊ

LISTA DE DICAS !!!


COMPARTILHAR NO FACEBOOK:
http://bit.ly/29N4G84


COMPARTILHAR NO TWITTER:
http://bit.ly/29BNtyN



CHAT DO BLOG - http://bit.ly/2cWL4j4
www.publicadosbrasil.blogspot.com
Publicados Brasil no YouTube
http://bit.ly/1zIu2s4
01 - 11 clássicos do MS-DOS para jogar - http://bit.ly/1P3vIVn
02 - Imagina ter 900 games de Arcade - http://bit.ly/1J25y0W
03 - Jogando NES OnLine - http://bit.ly/1M4IdTh
04 - 1.185 jogos de Mega Drive - http://bit.ly/1GSTaj2
05 - Ler Scans e Quadrinhos Digitais - Um mundo DIGITAL - http://bit.ly/2cYfdkS
06 - Poeira das Estrelas - Documentário - http://bit.ly/2eLj1ni
07 - Retrô - Relembre as caixas de videogames e jogos lançados no Brasil - http://bit.ly/2hDNdEi
08 - Cachorro-quente no espetinho - Lanche da tarde - http://bit.ly/2lwFSEJ
09 - Coleção Saiba Mais - Completa - http://bit.ly/2lBVIyO
10 - Compilação de 4226 Postagens - 16/02/2017 - http://bit.ly/2lZYwoQ
11 - Literatura Clássica Brasileira - http://bit.ly/2ne9ngz
12 - As 5564 Cidades do Brasil - http://bit.ly/2mykDTg

http://bit.ly/1zIu2s4



Nenhum comentário:

Postar um comentário