quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Exposição na Califórnia traz fotos tiradas por cegos

13/05/09 - 17h24 - Atualizado em 13/05/09 - 18h00

Exposição na Califórnia traz fotos tiradas por cegos
Mostra reúne 12 fotógrafos com diferentes graus de deficiência visual.
Exposição vai até agosto no Museu de Fotografia da Califórnia.




Foto: Reprodução Imagem de Kurt Weston, fotografo cego que expõe nos EUA. (Foto: Reprodução)A exposição “Sight unseen”, realizada no Museu de Fotografia da Califórnia, traz uma série de fotos tiradas por cegos e portadores de deficiências visuais severas. São 12 artistas, usando as mais diferentes técnicas para produzir suas imagens.

Segundo uma reportagem da revista “Times”, o fotógrafo Kurt Weston, que perdeu sua visão para a AIDS, utiliza um scanner para fazer seus retratos. Já a escocesa Rosita McKenzie tem uma direção mais livre: “Eu posso experimentar, porque eu não enxergo. No lugar disso, sinto a luz no meu rosto. Ouço o barulho do vento nas árvores ou sinto a fragrância das flores no ar”.

Evgen Bavcar define bem a vida de um fotógrafo cego: “Eu tenho uma galeria particular, mas, infelizmente, só eu posso visitá-la. Outros podem entrar por meio das minhas fotografias, mas eles não vêem os originais, apenas as reproduções”. A exposição segue até 29 de agosto em Riverside, nos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário