sábado, 27 de fevereiro de 2010

Voyeur é condenado à prisão por espionar jovem

06/08/08 - 09h12 - Atualizado em 06/08/08 - 09h12

Voyeur é condenado à prisão por espionar jovem via webcam
Caso foi registrado em Chipre, em 2005; na época, vítima tinha 17 anos.
Homem tirou fotos da jovem e ameaçou enviar para toda a lista de e-mail dela.

A República de Chipre condenou nesta semana um voyeur da internet a quatro anos de prisão por usar uma webcam para espionar uma garota quanto ela tinha 17 anos. Ao conseguir controlar a câmera remotamente, o homem de 47 anos visualizava o que acontecia dentro do quarto da jovem. O crime foi registrado em 2005.

De acordo com a agência de notícias Reuters, ele foi acusado de instalar um software espião no computador da garota, que conheceu em uma sala de bate-papo. O homem enviou esse código malicioso à jovem em um anexo de e-mail: depois de instalado no computador, o programa permitia que ele ligasse a câmera remotamente.

O acusado passou então a vigiar a garota sem que ela soubesse, por um “longo” período de tempo, que não foi especificado.

Ele tirou diversas fotos quando a jovem estava sozinha no quarto e ameaçou enviar essas imagens para todos os contatos dela de e-mail, caso a garota não concordasse em posar nua em frente à webcam. Ainda de acordo com a Reuters, o homem também descobriu seu número de telefone celular e passou a perturbá-la. A vítima contou tudo a seus pais e o homem foi detido, em 2005.

“A maioria dos códigos espiões é desenvolvida para roubar identidades, senhas e informações bancárias. Mas é muito fácil programar esses spywares para que eles controlem webcams”, afirmou o analista Graham Cluley, da empresa de segurança Sophos. “Esse caso mostra que, além de serem usadas para ganhos financeiros, as pragas virtuais também podem ser adotadas por voyeurs. É necessário manter o computador sempre seguro, para não ser vítima de chantagistas ou espiões.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário