sábado, 31 de julho de 2010

Camundongo canta para namorar, mas fêmea só responde primeira 'estrofe'

26/06/09 - 07h00 - Atualizado em 26/06/09 - 07h00

Camundongo canta para namorar, mas fêmea só responde primeira 'estrofe'
Provável causa é a necessidade de o macho estar próximo para 'paquera'.
Canção ultrassônica dos roedores é tão elaborada quanto a dos pássaros.

Alguns anos atrás, pesquisadores determinaram que, quando um camundongo macho está cortejando, ele produz vocalizações ultrassônicas de uma elaborada estrutura, similar às canções dos pássaros. O que não se sabia era se os roedores cantavam por objetivos similares – marcar território e atrair fêmeas.

Kurt Hammerschmidt, do Centro Primata Alemão em Goettingen, e colegas ofereceram uma resposta parcial a essa pergunta. Num artigo publicado na revista "Biology Letters", eles relatam que as canções de camundongos machos definitivamente geram interesse no sexo oposto.

Os pesquisadores expuseram fêmeas a canções dos machos gravadas, a chamados feitos por filhotes recém-nascidos e a sons de controle. Descobriram que as fêmeas reagiam somente às canções dos machos, aproximando-se da fonte do som. Entretanto, Hammerschmidt disse haver algumas surpresas nos dados. As fêmeas se tornavam habituadas às canções muito rapidamente, e só reagiam na primeira vez em que ouviam os sons.

Segundo Hammerschmidt, isso pode acontecer porque as canções são importantes apenas quando os machos estão próximos. Assim, se uma fêmea escuta a canção, mas não enxerga realmente um parceiro, ela pode perder o interesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário