sábado, 31 de julho de 2010

Dupla acha restos da presença de primeiros americanos

26/06/09 - 08h00 - Atualizado em 26/06/09 - 08h00

Dupla acha restos da presença de primeiros americanos em fundo de lago
Descoberta foi feita no lago Huron, um dos Grandes Lagos dos EUA.
Estruturas parecem ter sido usadas para caçar grandes herbívoros.

"O Lago Superior, dizem, nunca devolve seus mortos”. Assim cantava Gordon Lightfoot na música "The Wreck of the Edmund Fitzgerald". Entretanto, com o Lago Huron, a história é outra. Pesquisadores da Universidade de Michigan descobriram evidências de uma antiga cultura de caça debaixo das águas do lago.

Examinando uma elevação subaquática com um sonar de leitura lateral e veículos operados remotamente, John M. O'Shea, do Museu de Antropologia daquela universidade, e Guy R. Meadows, do Laboratório de Hidrodinâmica Marinha, descobriram características rochosas que lembram aquelas usadas atualmente no norte do Canadá para caçar renas. As características submersas datam de aproximadamente 7.500 a 10.000 anos atrás, quando o nível da água era muito mais baixo e a elevação era uma estreita trilha que levava de Michigan a Ontário, dividindo o lago em dois.

Os pesquisadores usaram seu conhecimento sobre práticas atuais de caça a renas, e dados de batimetria do fundo do lago, para encontrar locais de investigação promissores ao longo da elevação, disse Meadows. Entre as características encontradas estava uma linha de rochas baixas, de 1.100 pés, que parece ser uma “travessa de carros”, usada pelos Inuits para conduzir renas além de certo ponto. “Essas pessoas parecem fazer qualquer coisa da forma feita pelos Inuits”, disse Meadows.

Os pesquisadores dizem que podem também ter encontrado evidências de esconderijos de caça, grupos de rochas que os caçadores teriam ocultado para emboscar os animais. As descobertas são relatadas na revista "Proceedings of the National Academy of Sciences".

As características rochosas foram provavelmente obra dos paleoamericanos, os povos que migraram da Ásia para a América do Norte. As descobertas do lago Huron são as primeiras evidências de traços arqueológicos subaquáticos na região.

Nenhum comentário:

Postar um comentário