terça-feira, 13 de julho de 2010

Descoberto na ilha de Chipre um poço da Idade da Pedra

23/06/09 - 16h35 - Atualizado em 23/06/09 - 17h24

Descoberto na ilha de Chipre um poço da Idade da Pedra
Construção é uma das mais antigas do mundo.
Esqueleto de jovem foi encontrado na parte mais baixa.

Arqueólogos em Chipre encontraram o que acreditam ser alguns dos poços de água mais antigos do mundo, datando de 10.500 anos atrás, na Idade da Pedra, e contendo o esqueleto de uma mulher jovem.

Encontrados por uma escavadeira num local de construção nas proximidades da cidade costeira de Pafos, no oeste do país, os poços vêm se somar a cinco outros encontrados anteriormente na região por uma equipe da Universidade de Edimburgo (Reino Unido).

"O processo de datação por radiocarbono indica que estes poços têm entre 9.000 e 10.500 anos de idade, o que os situa entre os mais antigos do mundo", disse o Departamento de Antiguidades em comunicado na terça-feira.

A fossa cilíndrica encontrada pela escavadeira tinha vários nichos pequenos cortados em suas laterais para permitir a descida e subida das pessoas que escavaram o poço. Estava repleto de sedimentos, contendo ossos de animais e o esqueleto mal conservado de uma mulher jovem. "Infelizmente, nunca saberemos por que razão ela estava ali", disse o Departamento de Antiguidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário