domingo, 26 de agosto de 2012

O Dia da Toalha - 5 de Maio

O Dia da Toalha - 5 de Maio


Dia da Toalha é celebrado no dia 25 de Maio como uma homenagem dos fãs ao autor da série O Guia do Mochileiro das GaláxiasDouglas Adams.
A saga de cinco livros conta a história de Arthur Dent e seus amigos em aventuras pela galáxia e pelo tempo. Um detalhe importante da história é a importância da toalha para os “viajantes da galáxia”, a qual seria útil para as mais variadas e inimagináveis situações.
FONTE: Wikipedia

Em 2005, foi lançado pela Touchstone e pela Spyglass o longa metragem baseado no primeiro livro da série. Existem várias diferenças entre a história do livro e o filme, todas acrescentadas pelo próprio Douglas Adams que sempre criou um roteiro diferente para cada versão do Guia.


A citação original, que faz referência à grandeza da toalha, é encontrada no capítulo 3 do livro de Adams:

A toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro. E entre inúmeras outras funções, naturalmente, pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.
Porém o mais importante é o imenso valor psicológico da toalha. Por algum motivo, quando um estrito (isto é, um não-mochileiro) descobre que um mochileiro tem uma toalha, ele automaticamente conclui que ele tem também escova de dentes, esponja, sabonete, lata de biscoitos, garrafinha de aguardente, bússola, mapa, barbante, repelente, capa de chuva, traje espacial, etc, etc.
Além disso, o estrito terá prazer em emprestar ao mochileiro qualquer um desses objetos, ou muitos outros, que o mochileiro por acaso tenha “acidentalmente perdido”. O que o estrito vai pensar é que, se um sujeito é capaz de rodar por toda a Galáxia, acampar, pedir carona, lutar contra terríveis obstáculos, dar a volta por cima e ainda assim saber onde está sua toalha, esse sujeito claramente merece respeito.


Com isso, após o falecimento de Douglas Adams, os fãs do autor resolveram homenageá-lo. Como sua mais conhecida obra é O Guia do Mochileiro das Galáxias, e como no livro o autor dedicou um página inteira sobre a toalha e sua importância para os mochileiros das galáxias, decidiu-se então pelo uso da toalha como tema da homenagem.
O dia 25 de Maio de 2001 foi o dia em que foi feita a primeira homenagem. Depois discutiu-se sobre a possibilidade de alterar o dia para 42 dias após a data de falecimento, devido a outro detalhe da saga, que afirma que a resposta para questão fundamental da vida, o universo e tudo mais seria 42. De todo modo, acabou continuando a data da primeira comemoração, 25 de Maio. A data é lembrada pelos fãs que carregam uma toalha durante o dia inteiro com eles. Alguns usam como uma capa, outros como um turbante, enfim cada um usa a toalha como deseja, desde que esteja consigo a toalha.
Com a popularização das redes sociais na internet, a data tornou-se tema de várias manifestações na rede no dia 25 de maio.
  • - No Twitter, durante todo o dia 25 DE MAIO é possível acompanhar os termos #towelday,#diadatoalha e Toalha que provavelmente vão ocupar os Trending Topics mundiais, os assuntos mais comentados do microblog em todo o mundo.
  • - O site Twibbon, responsável por criar campanhas no Twitter e no Facebook alterando a imagem de exibição dos usuários automaticamente, registrou desde o ano de 2010 mais de 1600 adeptos da campanha “#towelday”, que insere as frase “Don’t Panic / Carry a Towel” em seus avatares. 
  • - O serviço de fotos Flickr já registra mais de 1700 fotos com a tag “towelday” de usuários orgulhosos mostrando suas toalhas.
Então é isso aí. Faça no dia 25 de maio sua parte nesta homenagem! Leve sua toalha para a rua, para o trabalho, para a escola, para a faculdade e o mais importante: Não entre em pânico!
Informações da Wikipedia e Tarja Preta

FONTE: YAHOOGROUPS.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário