terça-feira, 30 de outubro de 2012

Neandertais podem ter produzido ferramentas de ossos


Neandertais podem ter produzido ferramentas de ossos, diz estudo

Objetos em sítio arqueológico têm idade próxima a restos de neandertais.
Pesquisa foi publicada nesta segunda-feira (29) no periódico 'PNAS'.

Estátua mostra como seria exemplar de neandertal,em museu na Croácia (Foto: Frumm John/Hemis.Fr)

Um estudo recém-divulgado aponta que um grupo de neandertais, espécie de hominídeo já extinta, pode ter produzido ferramentas e ornamentos de ossos há cerca de 40 mil anos.
A pesquisa, conduzida por cientistas de instituições como o Instituto Max Planck, na Alemanha, e a Universidade de British Columbia, no Canadá, indica terem sido encontradas evidências da produção dos objetos por neandertais em dois sítios arqueológicos na França. O estudo foi publicado nesta segunda-feira (29), no periódico científico "PNAS".
Os dois sítios arqueológicos franceses, conhecidos como como Grotte du Renne e Saint Césaire, abrigam restos preservados dos hominídeos, que se extinguiram há cerca de 30 mil anos, e dos objetos. Para chegar ao resultado, os cientistas mediram a idade de 40 artefatos pré-históricos feitos de ossos encontrados em ambos os locais, usando uma técnica de datação por radiocarbono.

Em Grotte du Renne, os artefatos encontrados foram identificados como sendo de 44,5 mil a 41 mil anos atrás, idade que bate com a medição nos ossos de neandertais - os hominídeos no local teriam vivido há cerca de 41,9 mil anos, segundo os cientistas.

O resultado contradiz uma hipótese levantada anteriormente na comunidade científica, de que os artefatos encontrados nos sítios foram misturados com outras ferramentas produzidas por Homo sapiens que viveram na mesma época, e por isso provavelmente não teriam sido feitos por neandertais.
Os cientistas afirmam, no estudo, que a medição da data reforça "a ideia de que os objetos do 'Châtelperronian' (nome dado ao período em que os artefatos foram encontrados no sítio) foram produzidos pelos últimos neandertais da Europa ocidental".
As ferramentas e os ornamentos, inclusive, teriam sido produzidos após um período de contato com os Homo sapiens, o que indica que os neandertais podem ter aprendido este hábito, sugerem os pesquisadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário