domingo, 25 de novembro de 2012

Cientista cita descoberta histórica em Marte


Cientista cita descoberta histórica em Marte

Robô Curiosity em Marte (Foto: Nasa/JPL-Caltech/Malin Space Science Systems)

Chefe da missão Curiosity não revelou do que pode se tratar.
Agência espacial disse que 'não há nada revolucionário'.

Um cientista da Nasa mencionou uma descoberta "digna de entrar nos livros de história" feita pelo robô Curiosity em Marte, mas em seguida a agência espacial americana reduziu as expectativas em torno do suposto feito.

"Esta descoberta vai entrar nos livros de história, parece realmente excelente", afirmou à rádio NPR John Grotzinger, chefe da missão Curiosity no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL, na sigla em inglês) em Pasadena (Califórnia, oeste dos Estados Unidos).

Segundo a entrevista, divulgada na terça-feira (20), análises feitas pelo robô enviado ao planeta vermelho para tentar encontrar vestígios de vida no passado, teriam apontado para uma descoberta incrível. Mas os cientistas não poderiam antecipar nada mais antes de confirmar seus estudos preliminares, o que poderá levar várias semanas.

Nesta quarta-feira (21), no entanto, Guy Webster, responsável pelas relações com a imprensa do JPL, reduziu a expectativa em torno de uma descoberta revolucionária.

"No que diz respeito ao seu comentário sobre os 'livros de história', a missão em seu conjunto tem uma natureza (que a torna candidata) a entrar nos livros de história (...), não há nada específico no futuro que seja revolucionário", disse à AFP.

"John (Grotzinger) estava encantado com a qualidade das análises das amostras provenientes do veículo robótico quando estava com um jornalista em seu escritório na semana passada", explicou Webster. "Já tinha ficado entusiasmado no passado com resultados anteriores e estará de novo no futuro", acrescentou.
"A equipe científica analisa os dados de uma amostra do solo marciano, mas não se pode falar disso neste momento", continuou. "Isto não muda os procedimentos habituais: deve-se confirmar os primeiros resultados antes de torná-los públicos", afirmou.

No final de setembro, o Curiosity descobriu cascalho proveniente do leito de um antigo riacho, sustentando a hipótese da existência de água no planeta vermelho. O veículo robô, dotado de vários instrumentos de medição e análise, ainda encontrou no mês passado "objetos brilhantes" na superfície do solo, o que deixou os especialistas perplexos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário