domingo, 28 de abril de 2013

Cientistas usam scanner 3D para conseguir tocar discos de 125 anos


Cientistas usam scanner 3D para conseguir tocar discos de 125 anos



Disco continha gravação de Alexander Graham Bell.
Técnica faz imagens em alta definição do disco de vinil.



Cientistas da biblioteca nacional Lawrence Berkley, nos Estados Unidos, usaram um scanner 3D para conseguir recuperar e reproduzir as gravações de discos com 125 anos de idade.

Segundo os cientistas, os discos escaneados possuem gravações de Alexander Graham Bell quando ele e colegas tentavam melhorar a qualidade dos dispositivos de som no final do século XIX. Bell enviou as gravações para serem guardadas no museu Smithsonian, mas não mandou um aparelho para reproduzi-las. Por conta disso, o conteúdo dos discos nunca foi ouvido.

Um sistema chamado IRENE/3D conseguiu escanear os discos que já estavam se degradando e tocar o seu conteúdo. O sistema não utiliza nenhuma ferramenta que toca no disco, o que poderia danificá-lo. São feitas fotografias em alta definição do disco e erros das imagens digitais são removidos por especialistas em restauração. Uma agulha virtual reproduz o som da foto.

O Smithsonian possui cerca de 400 discos com diversos tipos de conteúdo como pessoas recitando textos de Shakespeare, por exemplo. Com a tecnologia, será possível restaurar as peças e escutar gravações com mais de 100 anos.

Os cientistas afirmam que a tecnologia pode ser disponibilizada ao público nos próximos anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário