quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Pousou! Philae no 67P


Pousou! Philae no 67P


Imagem feita pela sonda Rosetta mostra o módulo espacial Philae seguindo em direção ao cometa 67P/Churyumov-GerasimenkoDepois de uma espera angustiante de 7 horas o módulo Philae finalmente pousou no núcleo do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko. Sete horas e 10 anos de espera!


Hoje pela manhã as coisas não pareciam muito promissoras. Nos testes finais da Philae, um sistema de disparo de nitrogênio falhou. Esse sistema tinha a função de impedir que o módulo quicasse na superfície e voltasse ao espaço. Isso poderia acontecer se sua velocidade fosse muito alta e, como o módulo não possui retrofoguetes ou nenhuma capacidade de manobra, era bem possível. Sem esse sistema, a solução foi torcer para que os arpões e as garras do módulo conseguissem segurá-lo.

De acordo com a telemetria, foi exatamente isso o que aconteceu. Os arpões foram disparados e perfuraram o núcleo. Essa parte até que era esperada, já que o núcleo deve ter gelo em sua composição. O que ninguém sabia era se, por causa do gelo, eles ficariam cravejados e conseguiriam manter a Philae grudada.

Os instrumentos do módulo foram ligados em seguida, e logo as primeiras fotos devem chegar. Elas serão fundamentais para sabermos com a Philae está assentada e como é o terreno em que ela deve ficar. Suas baterias, se não conseguirem se recarregar, devem durar umas 60 horas. Depois disso, será um bônus.

De qualquer maneira a história foi escrita hoje. Finalmente pousamos uma nave na superfície de um cometa.





Imagem: ESA/Rosetta


Nenhum comentário:

Postar um comentário