quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Escritor nerd transforma jogo de RPG que se desenrola há 20 anos em livro


Escritor nerd transforma jogo de RPG que se desenrola há 20 anos em livro


Magos, monstros, guerreiros, fortalezas, grandes cenários, combates épicos… boa parte dos elementos normalmente presentes em obras de literatura fantástica fazem parte de “Os Portões do Inferno”, livro de estreia de André Gordirro e primeiro volume da trilogia “Lendas da Balbúrdia”. No entanto, o que chama atenção é de onde o autor tirou inspiração para a saga: de um jogo de RPG que se desenrola há nada menos que 20 anos.


“A série é o registro de tudo que aconteceu nesse jogo que, acredite, dura até hoje. Há duas semanas, por exemplo, jogamos acontecimentos do terceiro livro. 'Os Portões do Inferno' marca o pontapé inicial do grupo de aventureiros anti-heróis que participou da primeira aventura, por volta de 1995”, conta o escritor.

Com vasto material em mãos e grande experiência com as trilogias que acompanha nas telonas como crítico de cinema, para André foi natural já pensar em uma grande narrativa dividida em três atos, apesar de garantir que, ao final, ainda sobrará conteúdo referente a personagens secundários, histórias paralelas e ao passado e futuro de sua trama. Trama essa, aliás, que coloca diversas espécies de criaturas fantásticas em uma batalha contra os seres das trevas que ameaçam romper os Portões do Inferno.

Na história, no entanto, o escritor se propõe a fugir do simples maniqueísmo, algo que não vê exatamente como um problema, mas como uma opção preguiçosa de outros autores. “Há inúmeros vilões nos gibis Marvel, por exemplo, mas os melhores são aqueles com nuances ou objetivos que vão além da maldade, como Magneto e Dr. Destino. Sauron, em 'O Senhor dos Anéis', me incomoda por isso: ser apenas o inimigo porque os heróis, bem, precisam de um inimigo”, exemplifica.

Apostando em uma narrativa bem humorada, com tons de deboche, as referências de André para o trabalho vão desde os quadrinhos de “Mortadela & Salaminho” até obras mais óbvias, como “Game of Thrones”, com o qual flerta na “pegada mais adulta e brutal”, diz. “Acho que a influência cinematográfica mais direta é 'Os Doze Condenados', dentro de um ambiente parecido com o game 'World of Warcraft', e com pitadas de filmes dos anos 1980, como 'Conan', 'Krull' e 'Excalibur'”, continua.

Também jornalista e tradutor, André já verteu mais de 25 títulos para o português, o que serviu para que tivesse confiança para encarar uma narrativa de fôlego. “A experiência foi e é viciante. Na verdade, a escrita só foi o trabalho braçal mesmo, porque minha mente desde sempre cria situações, cenas, diálogos. Sendo jornalista, já tinha prática em organizar e enfileirar ideias”. Com isso, conta que o segundo volume já tem uma escaleta praticamente completa, apesar de que o desfecho da saga ainda está todo resumido em somente dois parágrafos. “Mas sei o que acontece no geral”, garante. Aguardemos os próximos livros, então.

Título: “Os Portões do Inferno”
Autor: André Gordirro
Editora: Fábrica231
Páginas: 384
Preço: R$34,50


Nenhum comentário:

Postar um comentário