quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Confirmação histórica - há um novo planeta no sistema solar


Confirmação histórica - há um novo planeta no sistema solar 


O anúncio foi feito por um grupo de pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia (o Caltech, na sigla original): trata-se do “Planeta Nove”, um gigante de gelo que orbita o mesmo Sol que a Terra e está para além de Plutão.


Ele foi reconhecido como um “perturbador massivo”, já que afeta as órbitas de vários e pequenos corpos celestes que o circundam. 

De acordo com um artigo publicado pela revista Astronomical Journal, que revela a descoberta recente, esse planeta seria o quinto maior do sistema solar, depois de Júpiter, Saturno, Urano e Netuno, já que tem entre cinco e dez vezes mais  massa que a Terra e um diâmetro que pode quadruplicar o do nosso planeta.

Vale ressaltar que o Planeta Nove ainda não foi visto diretamente. A confirmação de sua existência vem de uma dedução baseada na observação do movimento de planetas anões e de outros pequenos corpos celestes localizados no sistema solar exterior.  

Os pesquisadores Michael Brown e Konstantin Batýgin analisaram as órbitas desses corpos celestes e concluíram que, sem dúvida, eles são influenciados pela gravidade desse planeta, até hoje escondido nos confins do sistema solar e 20 vezes mais distante que Netuno.






Nenhum comentário:

Postar um comentário