terça-feira, 20 de setembro de 2016

Como os primeiros humanos chegaram à América


Como os primeiros humanos chegaram à América


Pesquisadores fizeram uma descoberta que põe por terra a hipótese mais difundida sobre a chegada dos primeiros homens à América.


A teoria até então difundida afirmava que nossos ancestrais acessaram o continente americano a partir da Sibéria, atravessando o Estreito de Bering, trafegável devido à diminuição do nível dos oceanos, causada pela última grande Era do Gelo. 



Em um artigo publicado no site da Nature, cientistas de diferentes universidades europeias e norte-americanas afirmam que, embora, há 15 mil anos, um corredor tenha de fato unido o litoral siberiano ao norte da América, testes realizados com carbono-14 demonstraram que o caminho não poderia ter sido transitado por seres humanos até 12.600 anos atrás.

Essa descoberta surpreendente revela que, levando em consideração que os registros mais antigos de vida humana encontrados em Monte Verde, no Chile, têm mais de 14.700 anos de idade, os primeiros povos teriam de ter ingressado na América por outros meios. 


Até o momento, as duas hipóteses mais fortes sugerem que ou eles entraram no continente em balsas a partir da Austrália até o litoral pacífico da América do Sul ou o fizeram navegando da Sibéria até o norte dos EUA. 

Os responsáveis pelo estudo destacam que provavelmente tenham existido várias ondas migratórias, pois é isso que indicam as análises genéticas dos povos originários de diferentes regiões do continente americano.


Fonte: Super Curioso 





Nenhum comentário:

Postar um comentário