quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Caçadores de ganso encontram espada viking de mil anos na Islândia


Caçadores de ganso encontram espada viking de mil anos na Islândia



Artefato do século X foi achado durante expedição: ‘estava lá esperando para ser pega’


Um grupo de caçadores de ganso na Islândia encontrou mais do que aves numa recente expedição de caça em Skaftarhreppur, no sul do país. Os cinco homens descobriram uma antiga espada, que provavelmente pertenceu aos vikings, datada do século X.

Arni Bjorn Valdimarsson, um dos caçadores, compartilhou uma imagem da espada no Facebook, e recebeu uma ligação da Agência do Patrimônio Cultural da Islândia. 

Após o chamado, Valdimarsson se apresentou à agência na última segunda-feira, com o artefato em mãos.

— Ela estava jogada lá, esperando para ser pega — disse Runar Stanley Sighvatsson, outro dos caçadores, segundo o “Daily Mail”.


De acordo com as leis locais, todos os vestígios arqueológicos encontrados são considerados propriedade do Estado. A espada agora será analisada pela agência, antes de ser repassada ao Museu Nacional, que possui uma pequena coleção de artefatos desse tipo.

— Muitas das espadas estão em pedaços, ou só encontramos uma parte dela. Então, é fantástico encontrar uma espada quase completa — disse Kristin Huld 

Sigurdardottir, diretor geral da Agência do Patrimônio Cultural. — Nós estamos excitados, já que é apenas a 24ª espada da era Viking que encontramos na Islândia. No momento, nós datamos a espada a 950 a.C., ou até mesmo antes disso.

De acordo com as primeiras análises, os pesquisadores acreditam que ela estava enterrada numa cova, mas foi descoberta por inundações recentes. O local exato da descoberta não foi revelado, pois os pesquisadores pretendem realizar escavações na região.






Nenhum comentário:

Postar um comentário