quinta-feira, 29 de setembro de 2016

10 Curiosidades sobre a eletricidade


10 Curiosidades sobre a eletricidade


Sinalizadores de linha de transmissão.

O campo da eletricidade é imenso, vasto e a cada dia novas descobertas são feitas e trazem ao ser humano mais tecnologia e inovação, muitas coisas curiosas são observadas nesta área de estudo. O que promove estas inúmeras descobertas é a curiosidade do ser humano.


A curiosidade é definida como o desejo intenso de ver, ouvir, conhecer, experimentar algo novo, original e desconhecido e também a vontade de aprender. A curiosidade é como um ciclo vicioso pois quanto mais se descobre mais se quer descobrir. Em alguns pontos a curiosidade é inusitada e revela situações ou fatos apenas conhecidos por alguns.

Arco Elétrico


Listamos dez fatos sobre eletricidade que não e do conhecimento amplo e são dúvidas para muitas pessoas.


01-A eletricidade não foi inventada como muita gente pensa, ela sempre esteve por aí e é um fenômeno natural, muita gente achar que pessoas como Tesla, ou Thomas Edison foram os inventores da eletricidade.

Tesla (Corrente alternada) x Edison (Corrente Contínua)


02-As bolas alaranjadas e avermelhadas colocadas nos fios de alta tensão que cruzam as rodovias servem para sinalização visual para os pilotos das aeronaves, quando tiverem que utilizar as estradas para pousos de emergência.

Bolas laranjas de sinalização


03-O equipamento elétrico mais antigo que se descobriu até hoje foi a pilha de Bagdad que possui segundo especialistas aproximadamente 2000 anos, apesar de bem rústica ela tem todas as características de uma pilha comum.

Pilha de Bagdad


04- A maior parte das pessoas que são gravemente eletrocutadas não morrem por causa dos efeitos elétricos no organismo mas sim dos efeitos térmicos que são causados por um eletrocutamento.

Eletrocutamento


05-O Brasil é o país em que tem maior incidência de descargas atmosféricas por ano os famosos raios. 

Raios e trovões - como se formam


06-Apesar de sempre estarmos em crise de eletricidade o Brasileiro consome em média muito menos energia elétrica que outros países principalmente por nosso inverno não ser tão rigoroso como em outros países, nestes países o consumo crescer devido a grande quantidade de aparelhos para aquecimento de ambiente.

Setores de consumo de energia elétrica


07-Geladeiras e freezers consomem mais energia se estiverem próximos ao fogão, pois precisam compensar o calor a sua volta e para isso consomem mas energia.

Consumo residencial


08-Alguns peixes usam a eletricidade para abater suas presas. A enguia, a raia e o torpedo são alguns desses peixes. A enguia pode emitir descargas elétricas de 600 volts, suficientes para paralisar um homem adulto.

Enguia elétrica


09-Campos do Goytacazes em 1883, cidade do estado do Rio de Janeiro, foi a primeira cidade a ter iluminação pública no Brasil. O serviço foi inaugurado pelo o imperador Dom Pedro II. Com uma usina termoelétrica a vapor,e com a potência de 52kw, fornecia energia para 39 lâmpadas de duas mil velas cada.

Campo dos Goytacazes



10-O chuveiro elétrico como conhecemos é um invenção brasileira.

Evolução do banho


Muitos outros fatos podem ser citados como curiosidades na área de eletricidade.E você quais são as curiosidades que conhece do mundo da elétrica? Deixe a sua curiosidade nos comentários.




Nenhum comentário:

Postar um comentário