sexta-feira, 21 de outubro de 2016

6 mitos sobre a chegada de Cristóvão Colombo à América


6 mitos sobre a chegada de Cristóvão Colombo à América


A chegada de Cristóvão Colombo à América, em outubro de 1492, rende até hoje uma série de mitos em torno da figura do famoso navegador italiano.

Veja abaixo alguns deles.


1- Colombo descobriu a América: falso. Quando ele chegou, o continente já era habitado por civilizações importantes, como a inca e a asteca. Por isso, na verdade, não se trata de uma “descoberta” se considerarmos que há 14 mil anos já havia povos na América. 




2- Colombo foi o primeiro europeu a pisar no território americano: falso. Os assentamentos vikings encontrados na ilha canadense de Terra Nova datam de 500 anos antes da chegada de Colombo. 

Além disso, há novas pesquisas que afirmam que, inclusive, vários séculos antes, teriam chegado barcos do Sudeste Asiático. 



3- Em Cuba, o dia 12 de outubro não é festejado: verdadeiro. Lá, a comemoração acontece no dia 10, data em que foi iniciada a Guerra dos Dez Anos, em 1868. 



4- Colombo foi preso pelos reis espanhóis: verdadeiro. Apesar de os reis católicos da Espanha terem se beneficiado com suas conquistas, Colombo recebeu muitas denúncias por abuso de seu papel como vice-rei da Ilha de São Domingos (Haiti e República Dominicana). Por esse motivo, ele foi enviado ao Comendador Dom Francisco de Bobadilha, que aprisionou o conquistador e seus dois irmãos para que fossem condenados na Espanha. 




5- Colombo deu dinheiro ao primeiro marinheiro que avistou terra: falso. Os marinheiros dos barcos de Colombo eram ladrões e vigaristas, por isso o objetivo de todos era conseguir dinheiro. 

Os reis decidiram dar 10 mil maravedis ao primeiro homem que avistasse terra, mas Colombo decidiu ficar com a recompensa. Embora Rodrigo de Triana tenha sido o primeiro a fazer o anúncio, o conquistador italiano mudou a história para que ele ficasse com a recompensa. 





6- Colombo não chegou à América no dia 12: verdadeiro. Naquela época, ainda era utilizado o calendário juliano e foi somente em 1582 que se aplicou o gregoriano, no qual houve um salto nos dias. Por isso, na realidade, Colombo teria chegado à América entre 20 e 21 de outubro de 1492. 



Fonte: RT 


Viagens de Cristóvão Colombo - Mapa das rotas



Nenhum comentário:

Postar um comentário